Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Following – 1×09 Love Hurts

Por: em 19 de março de 2013

The Following – 1×09 Love Hurts

Por: em

– Como Carroll escapou de helicóptero no meio do dia? R. Carroll tinha pessoas na prisão, chantagearam o diretor.

– Agt. Parker, quantas pessoas estão na seita de Joe Carroll? R. A evidência inicial sugeria menos de 12. Mas analisando a fuga do Carroll, equipamentos táticos, pessoas necessárias… Pode ser mais de 100.

– Como estimou esse número? R. O registro de visitas do Carroll tinha 47 identidades falsas. O uso de internet dele, mesmo que muito criptografado,  sugere o dobro disso. Isso é só um palpite, Agente.

– Estamos atrás de um complexo como o de Waco ou Jonestown? R. Sim, acreditamos que exista um esconderijo.

– Mas não sabe onde fica. R. Não, não sabemos. Achamos que estão em um raio de 3 estados de Virgínia.

– Então, há uma reunião planejada de dezenas de assassinos… E não fazem ideia de onde estejam. Quem eles recrutam? R. Nem todos devem ser assassinos. Ele recrutou todo tipo de gente. Donas de casa, professores,  contadores, militares, policiais… Todos com personalidades ideais para cultos. Vazios, perdidos, afastados. Totalmente psicopatas. Os que encontramos variam de visionários a hedonistas, assassinos novatos, assassinos obstinados, os que gostam de matar…

– Sr. Hardy. Um Agente foi capturado e agredido por membros da seita. Ele identificou os agressores? R. O agente, Mike Weston… Temos um desenhista esperando que ele recupere a consciência.

– E a seita, identificaram a religião, a motivação? Sendo um escritor e professor… Carroll está usando textos da literatura gótica. Ele fala aos seguidores com promessas de melhorar as vidas deles. Como ele mesmo admitiu, Carroll encorajou os seguidores a escreverem os próprios capítulos. Participarem do romance que ele está escrevendo. Eles estão unidos. Ele fará alguma coisa para colocá-los em ação. Está na hora de ele contar a próxima parte da história.

A audiência desse episódio caiu um pouquinho, com 7.09 milhões de telespectadores e 2.4 na qualificada (18-49 anos), mas nada muito significativo. Depois de alguns episódios questionando o ritmo dos episódios, The Following apresentou Love Hurts num ritmo, pra mim, empolgante e satisfatório. Quem mais sentiu como se algumas das perguntas logo acima fossem feitas por nós, fãs, e não por uma cúpula superior do FBI? Senti questionarem muito do que temos falado a respeito da investigação oficial por aqui, nas reviews e principalmente nos comentários.

Emma é a serial killer mais bipolar que já conheci. Sabemos que ela é passional e que tem atração pelo Joe desde o primeiro dia. Mas eu sinceramente acreditava que ela amasse o Jacob e que queria ficar perto dele. No dia da invasão da fazenda, entendi que ela havia recebido ordens de abandonar os dois. Só que eu não esperava que ela fosse ignorá-los mesmo com Joe perguntando acerca do paradeiro da dupla. Sorte do Jacob que o Roderick se intrometeu na história pra mandar as coordenadas da mansão X-KillerKeila). E agora a situação promete ficar tensa pra Emma. Que tipo de mudanças virão na personalidade do Jacob? O reencontro não parecia nada feliz.

Embora não tenham sido mencionados nos dois últimos episódios, eu não esperava que os roteiristas me decepcionassem com os rumos da dupla Jacob e Paul. Felizmente, tudo se encaixou como deveria. A cena do Jacob matado o Paul me deixou arrepiada. E a trilha sonora, como bem ressaltou o Alê e alguns leitores na review anterior, arrasa em The Following. Jacob era conflituoso desde o início. Ele nunca havia matado ninguém e depois de várias oportunidades tudo levava a crer que ele não conseguiria fácil.  Joe estava ciente de suas dificuldades nesta área, mas confiava nele de qualquer maneira.

O que fazia Jacob especial? O que o motivou a procurar Joe e depois ficar no grupo? Vimos que a mãe de Jacob claramente o amava e vice-versa. Deixaram subentendido que o pai de Jacob foi a causa mais provável ou, pelo menos, parte da razão. Tanto Jacob quanto a sua mãe tiveram uma sensação de medo sobre a chegada do pai. Além de tudo, ele chamaria a polícia pra prender seu filho. Será que ele ficou na seita por seu amor à Emma e Paul? As pessoas fazem coisas loucas por amor o tempo todo.

Mesmo que Emma tenha abandonado Jacob e Paul, Jacob permaneceu ao lado de Paul até o fim. Se eles eram realmente gays ou não, não importa. Eles se amavam. Assim como Charlie queria que sua vida tive valor, Paul morreu dando sentido à própria vida: guiando Jacob para um caminho possivelmente sombrio. Joe parece ter torcido as mentes de seus seguidores até eles acreditarem que uma morte natural é sem sentido. Se alguém não pode ou não vai matá-los, eles cometem suicídio. Jacob cometeu seu primeiro homicídio, mas era mais perto de um suicídio assistido do que um assassinato a sangue-frio.

Li num site americano uma moça dizendo que “não ficaria surpresa se, no final, Joe fosse derrubado por Jacob. Ele não parece ser tão inteligente quanto Emma ou Roderick, mas ele tem o maior coração. Agora, que Joe está fora e o plano está em movimento, ele vai aceitar ser cercado por morte?” Seriam rumos bem interessantes, não acham? Ou será que Jacob vai se entregar de vez ao lado negro da força? Roderick me dá medo, muito mais medo do que Carroll, ele é muito mais passional que o líder da seita. Agora o xerife sabe muito sobre Emma e não tenho ideia de como ele vai usar essas informações.

Os seguidores não matam apenas para tirar uma vida, mas para cumprir seu destino. Joe e Roderick recrutaram pessoas que estavam só ou tinham algo faltando em suas vidas e forneceu-lhes um propósito. Eles são um capítulo em seu livro e são destinados à grandeza. Como alguém cai em sã consciência cai numa conversa dessas? O capítulo Amanda envolveu o uso de métodos de Joe para tirar Claire’s. Ela usou um arpão, um picador de gelo, e depois uma pistola de pregos. Ela encheu o mestre de orgulho e matou com alegria. O olhar em seu rosto quando ela matou a primeira Claire no restaurante foi assustador. Gostei muito da conversa dela e do Ryan, especialmente de como ele distraiu a louca pra pegar a pistola de pregos.

Parker parece bem afetada pela mudança na sede da investigação e, embora aparentemente importante, eu não ligo a mínima pra esse plot. Nesse episódio, conhecemos outra seguidora surtada do Carroll: Amanda. As cenas de perseguição no parque com todas as rodadas de câmera me lembraram parte do que mais me agradou no piloto de The Following. Mesmo que Amanda não tenha conseguido fazer Claire sair do esconderijo, Ryan pode ter levado Joe direto a ela. Sua insistência de que Nick entrasse em contato com o guardião de Claire parece ter sido a pista que Roderick precisava para encontrá-la. Será o FBI capaz de protegê-la agora que sua localização é conhecida? Se o passado é alguma indicação, a resposta é um sonoro não. Quer saber o que está por vir? Confira promo alucinante e sinopse do próximo episódio:

 

Sinopse de Guilt: Depois de descobrir a localização de Claire, Joe envia dois seguidores para capturá-la, mas Ryan pode estar um passo à frente. Enquanto isso, Jacob luta com recentes decisões causando seu reencontro com Emma a ser menos do que o ideal. Além disso, uma relação do passado de Ryan desempenha um papel importante no seu futuro.

Faltam 6 episódios para o fim da temporada. Mesmo ficando irritada com a série de vez em quando, não duvido de que teremos uma season finale eletrizante, né, Kevin Williamson? Agora é a sua vez de compartilhar impressões sobre Love Hurts e os rumos da série. Capriche nos comentários.


Andrezza

Mineira apaixonada por séries policiais, dramas jurídicos e séries teen de qualidade (Saudades, Greek!).

Belo Horizonte - MG

Série Favorita: Grey´s Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: House

×