Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Glee Project – 1×10 Glee-ality (Season Finale)

Por: em 26 de agosto de 2011

The Glee Project – 1×10 Glee-ality (Season Finale)

Por: em

Isabela: Depois de 10 homeworks, 13 video clipes, 32 apresentações no bottom 3 (ou 4), 7 eliminações, 1 desistência e 4 finalistas, chegamos ao último episódio da temporada de The Glee Project. O resultado foi no mínimo surpreedente se levarmos em consideração que houveram 2 vencedores (ou será que foram 4?). Samuel e Damian ganharam o prêmio previsto da série: participar de 7 episódios na 3ª temporada de Glee. Enquanto isso, Lindsay e Alex ganharam o prêmio de consolação e vão participar de 2 episódios. Foi uma tortura para todos nós do Apaixonados por Séries esperar sair o release, que demorou mais que o normal, mas valeu a pena! Mas e então, o final foi justo? De acordo com Ryan Murphy a decisão final não seria baseada no talento individual dos participantes, e sim nas necessidades do show. Logo… é melhor cada um tirar suas próprias conclusões!

ALEX

Isabela: Alex tem sim uma das melhores vozes entre os competidores, mas seu problema foi acreditar que isso seria suficiente para vencer. O programa poderia ser muito bom para qualquer candidato a ator/cantor aprender muito, mas Alex não viu por esse lado e apostou no que já sabia. Ele foi esperto ao se travestir para a apresentação final, tanto que Ian Brennan afirmou que o achou corajoso. Ainda assim, não deu! Só para constar, fiquei com muita raiva dele quando Sam foi alertá-los depois da gravação da voz, e ele foi super tosco e arrogante!

Caio: Uma voz incrível, um garoto corajoso, mas não era para Alex levar a melhor. Do ponto de vista de interpretação, ele era o menos versátil dos quatro. Relembrem de semanas como Vulnerability, Pairability ou Sexuality, em que os competidores puderam mostrar mais do seu lado ator. Alex esteve sempre com a mesma expressão ou jogando para um lado mais exagerado. Pelo lado profissional, Alex também ficaria na lanterninha, junto com Lindsay. Ambos tem problemas com suas personalidades e acabariam fazendo intrigas nos bastidores. No mais, Alex se deu bem em todos os aspectos da finale quanto a sua voz. I Am Changing foi uma escolha certa para o que ele queria mostrar, ainda mais travestido. Mas enxergo uma competição como uma maneira de evoluir. Tudo na vida deve ser tomado como uma tarefa para crescermos. Alex evoluiu? Não. Ele estacionou no tempo.

Luana: Alex deu tudo de si nesta semana. Mas o “tudo” dele é algo que vimos desde a primeira semana do reality show. Ou seja, ele continuou sempre igual. Ótimo, sim, mas sempre igual. Cheguei a pensar que Alex venceria a competição, mas I Am Changing foi praticamente uma continuação de quando ele cantou And I’m Telling You I’m Not Going. Como já tinha visto essa faceta de Alex, não me emocionei. Continuo insistindo no fato de que ele é ótimo, mas como bem disse Ryan Murphy, ele já tem uma grande carreira pela frente mesmo não entrando em Glee. E, bom, quando Mercedes e Kurt se formarem e saírem do colégio, quem sabe Alex não possa ser chamado?

DAMIAN

Isabela: A medida em que os episódios foram passando, fui aprendendo a gostar de Damian! Só de pensar que ele quase foi embora no lugar do Cameron, me dá um aperto no coração! Quando Nikki disse que ele não era o melhor cantor, nem ator e nem dançarino fiquei sem saber se era um elogio ou uma crítica. No fim das contas, acho que foi um super elogio! Como disse o marida da Nikki, ninguém é tão legal em Hollywood, mas Damian é! Espero que seu personagem seja mesmo aquele que vai confundir a Brittany, como Ian havia sugerido.

Caio: Agora peguem o que eu disse sobre Alex e pensem exatamente o oposto. Esse é Damian. Estou cansado de falar em seu profissionalismo e evolução. TODOS sabem disso, até mesmo Ryan Murphy. Qualquer tarefa dada ao competidor, ele executou da melhor maneira possível, aprendendo com as dicas de Zach, Nikki, Robert e Ryan. Esqueçam completamente o fato “gostável”. Pensem somente na evolução de Damian como performer. Não há o que contestar. Ele é sim o melhor competidor de The Glee Project. Mesmo você sabendo que ele não é o melhor cantor, dançarino ou ator, é capaz de ver sua evolução. Vejam bem, esse comentário sobre não ser o melhor nesses três fatores foi da própria Nikki, horas antes dele se apresentar para Ryan. Eu fiquei espantado com a ferocidade do comentário e o que isso poderia causar no emocional de um competidor. Mas Damian soube passar por cima disso tudo. Entrou no palco como favorito da maioria do pessoal que assistia e saiu de lá com praticamente 100% de aprovação. O que foi Beyond the Sea? Mais uma vez, esqueça o fator fã com ele oferecendo o a música a Hannah e Cameron – eu sei, é difícil deixar o sentimento de lado. Mas pense em tudo o que ele fez cantando Beyond the Sea, com a performance ensaiada e preparada, mas mesmo assim percebendo que aquilo tudo saía do coração do garoto. Foi a melhor voz? Não, mas eu consigo assistir a performance de Beyond the Sea repetidas vezes sem cansar – o mesmo não acontece com a apresentação dos outros três. Até Nikki se rendeu a simpatia de Damian, escolhendo ele como seu vencedor – e até defendendo o garoto de sua simpatia exagerada, de acordo com o marido da produtora. Damian é Glee.

Luana: Quem não se apaixonou por Damian ao longo destas dez semanas? O menino é tudo que se espera de um grande artista. Recebe críticas e elogios com a mesma humildade e trabalha para sempre melhorar. Ele não é o melhor ator entre os quatro? Mas quem dos outros três é tão melhor que ele? Digo o mesmo em relação à sua voz. Lindsay e Alex podem até ter vozeirões, mas justamente por causa disso tendem muito a desafinar e, mesmo cantando perfeitamente, vozeirão cansa quando usado o tempo todo. As apresentações de Damian são sempre fofas e alegres, dá vontade de ficar assistindo e reassistindo. Beyond The Sea foi, pra mim, a melhor apresentação entre as quatro finais. Observem a reação do público e verão que isso é verdade.

LINDSAY

Isabela: Nessa reta final, Lindsay se mostrou uma pessoa mais humilde, e até mais doce. E a felicidade ao ver os outros participantes pareceu sincera Em Gimme Gimme podemos perceber como ela consegue interpretar bem cada verso da música. Eu não estava torcendo por ela, mas vai ser legal vê-la em Glee, mesmo que só em 2 episódios.

Caio: O maior problema de Lindsay foi ser perfeita demais. Tudo o que ela botava a mão ficava bom com sua voz excelente. Mas ela não conseguiu se entregar as canções. Claro, como atriz regular – é a melhor do programa, mas isso não significa que é boa – ela conseguia enganar. Mas se entregar e dar emoção a uma canção? Isso nunca foi 100% possível. Ryan Murphy disse que viu isso através de Gimme Gimme. Eu não vi nada mais do que ela sempre fez. Não é que para ser vencedor de um reality você precisa ter uma trajetória difícil e evoluir – Samuel foi o mesmo durante todo o tempo – mas os problemas de Lindsay (que continuam dizendo ser só na edição dos episódios) atrapalhou todo o resto. Entendo a necessidade de uma pessoa como ela em Glee, mas não acharia justo se ela tivesse vencido a competição.

Luana: Poderia copiar o texto que escrevi para Alex e colar aqui. Tenho as mesmas coisas a dizer. Lindsay é ótima, mas não senti evolução da sua parte. Pra falar a verdade, desde que ela decidiu encontrar seu “verdadeiro eu” ela até deixou de lado um pouquinho sua voz. Me doeu ouvir a última nota de Gimme Gimme, sério. Mas tudo bem, todos cometem seus deslizes. A questão é a mesma que Alex: ela já tem uma grande carreira pela frente mesmo não entrando em Glee. E já tem um personagem do seriado que pode ser substituido por ela, claro. Assim que Rachel se formar e sair do colégio, a escolha mais óbvia para ocupar seu lugar é Lindsay.

SAMUEL

Isabela: Parece que o short rosa deu sorte para Samuel! Ele parecia ser o mais nervoso nesse último episódio e cheguei até a pensar que esse nervosismo todo poderia atrapalhá-lo. Jolene não foi sua melhor apresentação, sorte que ele pôde mostrar o que era capaz em outras ocasiões! Quem lê as reviews sabe que desde o começo eu achava Samuel um dos melhores e fiquei muito feliz por ele ter vencido! Só quero saber o que o Ryan está preparando para ele!

Caio: A verdade é que Samuel faz um tipo que não existe na televisão. Esse ar descolado, com seus dreadlocks, e a aparência firme, foram motivos inteligentes para deixá-lo “co-vencer” o programa. Não sei se ele conseguirá assumir tudo o que um ator necessita para um personagem dramático, por exemplo. Mas visto que isso é comum em Glee, não me preocupo. Samuel mandou bem com Jolene, e se manteve estável durante a competição até essa season finale. Não existem motivos realmente palpáveis para não deixá-lo vencer. Foi merecido.

Luana:Fiquei um pouquinho chateada de ver Samuel como co-vencedor de The Glee Project. Tenho perdido o gosto pelo menino, ele estava cada vez mais apagado na competição. E sério, as pessoas só aplaudiram a apresentação final dele por educação, né? Odiei, achei sem graça a interpretação dele em Jolene, de verdade. Mas entendo o que Ryan Murphy espera dele no seriado. Quem sabe ele realmente possa acrescentar algo a Glee.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Isabela: Comecei a assistir o reality por acaso, e não imaginei que fosse gostar tanto! Fui me dar conta disso quando percebi lágrimas caindo ao ouví-los cantando Don’t Stop Believin’. Assisti ao homework várias vezes! Fiquei muito feliz ao ver meus preferidos, Samuel e Damian, vencerem! Normalmente não gosto dessas mudanças nas regras do jogo, mas nesse caso, as considero positivas. Ruim vai ser aguentar Alex em Glee. Ainda bem que serão só 2 episódios (assim espero)! Vou sentir falta dos fofos Robert e Zach… e acho que até da Nikki! Que venha logo a 2ª temporada!

O Oxygen fez uma enquete para o público escolher seu participante favorito, e este ganharia um prêmio de $10.000. Sabem quem ganhou? Nosso querido Cameron, que fez o vídeo abaixo para agradecer e ainda mostrou um dueto que fez com Damian!

Caio: Ao ver Damian e Samuel vencendo o programa + Lindsay e Alex recebendo dois episódios em Glee, minha reação foi mista. Primeiro pensei que The Glee Project é uma competição, e como tal, é o objetivo escolher um vencedor, que ganhe o prêmio. Do contrário, peguem os 12 competidores e façam um elenco novo na série. Mas então analisando o que é Glee, faz até sentido. A série é um lugar que abraça todo mundo, englobando todos os tipos de preconceitos e dando espaço para as pessoas brilharem. A escolha de Ryan Murhpy, permitindo que os quatro finalistas ganhassem alguma coisa, reflete o que é Glee. Não digo se é certo ou errado, apenas é o que a série represente e mostra, repetidamente. Eu não duvido que os outros 8 competidores façam futuras aparições. É do estilo da série, e de Murphy, dar chance aos “perdedores”. Não sabemos o que pode acontecer. Vai que Samuel seja o que aconteceu de pior na série? Talvez Lindsay mude, e sua personagem seja ovacionada, fazendo com que ela entre para o elenco regular da série? Vai que o personagem de Damian não seja bem aceito? Não podemos prever o futuro, mas com essas possiblidades, abrem-se portas para as participações de Bryce, Ellis, Emily, McKynleigh, Matheus, Marissa, Cameron e Hannah. Por que não colocá-los como um grupo de uma escola rival em um episódio de regionais ou nacionais? O prêmio maior é de Samuel e Damian, mas para Murphy, isso não significa que os outros não apareçam em Glee.

Analisando o episódio, Glee-ality foi emocionante. Preciso falar sobre a edição do programa que soube provocar nosso lado sentimental nessa finale. Para quem é fã de Glee – sim, eu sou, só não a levo a sério, o que ajuda muito – Don’t Stop Believin’ é o hino da série. E então eles trazem todos os competidores de volta para um homework assignment que grita nostalgia. Os abraços de Damian em Cameron e Hannah; o reencontro do pessoal… tudo isso prova a família que eles criaram – e quem acompanha fotos e tweets, sabe que isso é verdade. Raise Your Glass só confirmou o quanto The Glee Project prova ser um bom reality, mais emocionante e constante do que a própria série. Todos tiveram seus momentos, todos os 12 competidores apareceram. Sem essa de “esse aqui dança mal, fica pra trás”. Esse é o bom de ser um reality baseado em Glee.

Com erros e acertos, The Glee Project teve uma 1ª temporada excelente. Competidores que souberam incitar qualquer que seja o sentimento: tristeza, orgulho, alegria, vergonha; treinadores que provocaram a mesma dualidade: a criança que existe em Zach contra bipolaridade de Nikki; performances brilhantes…enfim, uma jornada bastante satisfatória. Agora só nos resta esperar pela confirmação oficial da renovação; ver o que Ryan vai fazer com Damian e Samuel em Glee; e acompanhar a carreira promissora dos outros competidores. Valeu a pena.

Luana: Eu não tenho muito a falar sobre o final de The Glee Project. Ver Damian vencendo foi, pra mim, a melhor coisa que poderia ter acontecido. Chorei assistindo a final, vendo todos os competidores participando, vendo Cameron e Hannah sinceramente emocionados pelo seu amigo irlandês, vendo Ryan Murphy exercer toda a sua bondade ao anunciar os prêmios. Só isso: chorei, foi lindo. Espero sinceramente que possamos assistir esse reality show com esse mesmo clima amigo no próximo ano.

PS: Quer falar com os 4 finalistas no Twitter? É só clicar: @Anew92, @damianmcgintyCT, @singlindsay e @SamuelLarsen.

PS2: No TVLine tem essas entrevistas com Damian e Samuel, onde eles falam sobre o reality, Glee e outros assuntos (em inglês).

PS3: As inscrições para a 2ª temporada estão abertas! Para maiores informações, clique aqui.


Isabela Avalone

Brasília - DF

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Série ruim

×