Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Good Wife 2×22 – Getting Off

Por: em 13 de maio de 2011

The Good Wife 2×22 – Getting Off

Por: em

No episódio anterior, In Sickness, eu tive uma forte desconfiança que se confirmou em Getting Off: The Good Wife não é a mesma sem Eli Gold. Não é que tenha sido ruim, não foi; mas quem esperava um grande episódio, abrindo as portas pra season finale, teve que se contentar com apenas três grandes momentos, três grandes encontros.

3º Alicia e Jackie

Se Julianna Margulies esteve excessivamente contida em boa parte da série, chegando a levantar alguns questionamentos sobre a sua premiação precoce no Globo de Ouro do  no ano passado, esse problema certamente não existe mais. Julianna vem mostrando que, se ela esteve tão (aparentemente) sem expressividade por boa parte da série até aqui, foi porque sua Alicia também estava. A personagem passou quase dois anos tentando se enquadrar no papel que dá nome a série: a boa esposa. E agora, ver essa tentativa ruir diante dos seus olhos, sem que ela tenha culpa alguma por isso, vem trazendo à tona uma Alicia muito mais forte e decidida, capaz de tratar a mãe do seu agora ex-marido da forma tão fria como testemunhamos nesse 2×22.

Mas não acho que, em relação a Jackie, Alicia esteja certa. Primeiro que a mulher é mãe de Peter, claro que vai ficar do lado do filho. Alguém a culpa por isso? Segundo que ela não tem todas as informações sobre a separação, e se Alicia não está disposta a se expor e partilhar isso com ninguém, então não culpe quem não sabe o que realmente aconteceu por tirar suas próprias conclusões. Entendo a revolta de Alicia, mas até que ponto Jackie está errada? Ao que parece Peter lhe deu a entender que não tinha culpa alguma no cartório, então nada mais natural que ela se posicione contra a ex-nora. Falar isso para os netos pode ter sido passar um pouco do limite, mas também não deve ser fácil ser descartada de uma hora pra outra. Alicia usou a sogra e quando não precisou mais da governanta (como bem Jackie se entitulou), simplesmente a descartou.

2º Will e Kalinda

Embora a gente saiba que Will e Kalinda têm uma boa relação, não dava pra imaginar que os dois teriam esse tête-à-tête sobre os sentimentos de Will por Alicia. E se Kalinda não sabe como se portar na frente de Alicia, com certeza sabe o que fazer quando está longe dela, mostrando lealdade à amiga em tudo o que estiver ao seu alcance. Não basta tentar sair da Lockhart/Gardner, Kalinda ainda foi muito além, preparando o caminho para Will saber o que está acontecendo e perceber que, se ele realmente gosta da colega, talvez tenha chegado a hora de agir.

E por mais que eu tenha, sim, me decepcionado com a resposta bastante reticente de Will, é difícil condená-lo por isso. Na season finale passada ele se declarou para Alicia e jamais obteve resposta. Tudo bem, eventualmente ele acabou descobrindo que ela jamais ouviu aquela mensagem, mas, até então, meses se passaram sem que ele soubesse da interferência de Eli, meses em que o advogado deve ter se sentido extremamente rejeitado. É difícil deixar tamanha rejeição pra trás. Então me arrisco a dizer que se Will e Alicia finalmente tiverem alguma coisa no próximo episódio, será por iniciativa dela.

1º Alicia e Kalinda

E se Julianna Margulies esteve fantástica em todo o episódio, com certeza ela teve a ajuda de colegas de elenco como Archie Panjabi. A atriz, que também já foi premiada (mas com o Emmy), vem mostrando que a sua eleição como melhor coadjuvante de 2010 não foi à toa. O olhar de Kalinda era praticamente um pedido de perdão  e o fato de Alicia não conseguir retribuir esse olhar talvez significasse o medo que ela tinha de acabar cedendo e perdoando a amiga. Mas não foi dessa vez, e provavelmente Alicia não se referirá a Kalinda assim, como amiga. por um bom tempo.

O nervosismo de Kalinda, frente à fragilidade que ela não está acostumada a ter, ficou evidente até mesmo enquanto a personagem pegava o seu inseparável bloquinho e ia embora da sala de Alicia. Trabalho excepcional da equipe de The Good Wife. Da marcação do diretor (Roxann Dawson), da atriz que tornou sua personagem frágil ao tremer e não conseguir pegar suas coisas, ao câmera que captou aquele momento com perfeição. Foi impossível não sentir pena de Leela.

____________________

Prêmio de Consolação:

Nancy Crozier (Mamie Gummer — pra quem ainda não notou a semelhança, filha de Meryl Streep) não protagonizou nenhum encontro, mas depois de episódios com personagens como Louis Canning, Natalia Flores e Patti Nyholm, só dá mesmo pra chamá-la de prêmio de consolação.


Cristal Bittencourt

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×