Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Pacific Parte 8 – Iwo Jima

Por: em 17 de maio de 2010

The Pacific Parte 8 – Iwo Jima

Por: em

A introdução do oitavo episódio de The Pacific conta sobre como foi Iwo Jima, a mais famosa batalha desse lado da II Guerra. Uma batalha que custou mais vidas americanas do que qualquer outra do Pacífico. E era ela que veríamos naquele episódio. Não sem antes um pulo de volta aos EUA.

O foco volta ao Basilone, cada vez mais cansado da vida de celebridade e querendo voltar a ser útil de verdade para a guerra. Assim, ele é transferido para uma base para treinar fuzileiros. E mesmo saindo do clima desesperador que tivemos nos últimos episódios, funcionou muito bem.

Principalmente quando a base tem apenas dois recrutas, e vemos seu esforço e tornar aqueles dois em grandes soldados. Pelas histórias de heroísmo do sargento, eles respeitam mais o que ele tem a dizer, e dá pra ver o esforço em fazer justiça àquele homem.

Até mesmo quando chegam os novos recrutas, Basilone manda bem, os ensinando a não menosprezar os japoneses e entender a verdadeira importância e urgência daquele treinamento e o perigo real dos seus inimigos. Ali ele ganha a confiança deles não apenas por ser seu superior, mas por ser um herói de guerra no qual todos se espelham.

Já a trama com a Lena começou parecendo inútil. Eu sei que vivo reclamando da falta de aprofundamento dos personagens de The Pacific, mas não é explorando o interesse romântico de um dos protagonistas que isso vai acontecer. Só que nesse caso, o que parecia ser um desvio desnecessário da trama, acabou se revelando primordial para acentuar a tensão e a tristeza do final. Pois Basilone se realistou para voltar à guerra.

Ele casa com Lena e desembarca com seus comandados em Iwo Jima. E se por um lado a famosa batalha recebeu apenas poucos minutos na tela, ela conseguiu se mostrar tão devastadora e triste como as horas que passamos em Peleliu. A liderança de Basilone é épica, assim como a devoção com a qual seus soldados o seguem e conseguem sobreviver, especialmente aqueles dois que eram os únicos que estavam na base quando ele chegou.

No fim, uma bala no peito de Basilone tirou nosso ar e tirou a vida do personagem. O grande herói de guerra americano e um dos protagonistas da série estava ali, morto, para o choque dos seus soldados e de todos nós. Um final brutal e muito bem dirigido para preparar a gente para os dois episódios finais de The Pacific.


Alexandre

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×