Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 4×13 Into The Wild e 4×14 Down The Rabbit Hole

Por: em 16 de fevereiro de 2013

The Vampire Diaries – 4×13 Into The Wild e 4×14 Down The Rabbit Hole

Por: em

“Things changed the minute that I went off that bridge, Stefan. Even if I could be human again, I wouldn’t be the person that I was. So it’s about time that I accept the person that I am now and figure out a way…to start living the rest of my life.”

Depois de ver esses episódios por duas vezes, ainda não consegui definir se gostei ou não do que vi. Primeiramente, terei que partilhar da opinião de um colega meu de blog – guess who – e dizer que a trama da quarta temporada tinha tudo para ser uma boa temporada e só não foi pela falta de timing que Julie Plec impôs aos episódios. Se tivessemos um episódio como o 14 lá pelas alturas do que foi o nono episódio da temporada, todos estaríamos alucinados falando que The Vampire Diaries era uma das séries mais fodas da tv americana, mas não foi assim que aconteceu. Durante esse quarto ano, um ritmo lento dominou a série – muitos culpam a saída de Kevin por isso – e acabou se tornando cansativo esperar para ver o que vai acontecer. E olha que quem fala isso é um dos maiores defensores que a série tem, porém temos que assumir: TVD se perdeu em seu quarto ano. Acredito sim que a série tem como se reerguer, até porque seus personagens são muito bons e sua mitologia quase que irretocável até então, mas precisam ser feitas diferentes apostas para que isso possa dar certo. Enfim, os dois episódios – que são praticamente um só, já que o primeiro pouco serviu para agitar a trama – que poderiam ser um auge da temporada, acabaram sendo meros episódios que dificilmente marcarão a série.

Vamos começar com uma parte um pouco mais pesada: a mitologia. Fiz questão de assistir a cada um dos episódios duas vezes para ver se conseguia pegar tudo que era passado, mas tenho a certeza que alguma coisa ficou para trás e para isso contarei com a ajuda de vocês nos comentários me corrigindo/complementando se necessário. Silas era um bruxo que se fez imortal. Qetsiyah o ajudou a criar um feitiço para imortalidade, feitiço esse que Silas decide partilhar com outra mulher, gerando assim a fúria de Qetsiyah, que resolve isso matando sua inimiga. Como não pode matar a Silas também, Qetsiyah o enterra vivo, junto com a cura para a imortalidade, onde o corpo do bruxo jaz até os dias atuais, em uma caverna, no meio de uma ilha deserta (?) – aquela pausa dramática para comentar como era impossível não pensar em Lost vendo os personagens andando no meio da ilha e coisas bizarras acontecendo, ainda mais com Ian Somerhalder no meio deles. Anos depois, mineradores vão até a ilha e acabam com seus sangues totalmente drenados, dizendo que isso aconteceu para que pudessem estar mais próximos de entes que já partiram. Uma leva de estudantes também tem seus sangues drenados. Fim, isso é o que sabemos de Silas. Seu ressurgimento parece depender de coisas muito específicas e os caçadores estão diretamente ligados a esse fato.

Sobre os caçadores também pudemos saber mais alguma coisa: eles foram criados para encontrar a cura, dar ela para Silas e depois matá-lo finalmente. Um propósito relativamente simples e que pode explicar o quão perturbador pode ser para alguém imortal matar um dos Cinco. E ai começam a surgir as dúvidas que foram levantadas durante os episódios: quando Shane estava conversando com sua mulher morta, Caitlin, ela deixou claro para ele que os massacres deveriam acontecer e, no total, deveriam ser três. Assim como Damon, não somos estúpidos e sabemos que até então só dois aconteceram. Onde está o terceiro massacre? Seria possível Silas levantar sem isso acontecer (por sinal, que criatura mais assustadora)? Outra coisa que me deixou bastante em dúvida foi: assim que a marca de Jeremy foi completada, todos os cinco tiveram suas marcas completadas? Porque pelo menos foi isso que Vaughn deu a entender, que de uma hora para outra sua marca havia aparecido por inteiro. E mais, quando uma das marcas é utilizada, todas as outras são perdidas juntas? Que também foi uma dúvida que o episódio deixou nas nossas cabeças. Talvez a questão que me deixou mais curioso foi: pudera mesmo Silas trazer de volta a vida os mortos? Porque se Jeremy pode ver fantasmas, porque não podia ver a vó de Bonnie que estava ali na frente dela? Seria isso tudo só uma ilusão que Silas cria nas pessoas? Ou Jeremy perdeu seus poderes assim que se tornou um caçador?

Como vocês podem ver, muitas coisas ficaram para trás e é isso que me incomodou. Não que eu ache que nenhum desses assuntos podem ser resolvidos nos próximos episódios, porém acredito que foram fatos importantes e que deixaram rombos significativos na trama que podem ser bastante prejudiciais para o seu desenvolvimento. Outro ponto que precisava ser tocado e finalmente foi: a quantidade de cura disponível. Me desculpem, mas eu estava achando uma idiotice esses personagens acharem que existiria um baita galão de cura que serviria para todo o mundo vampírico se curar. Por favor, né!! Quando foi revelada a dose única, me animei bastante para saber como ela seria utilizada, apesar de achar um recurso bem previsível do roteiro. Por outro lado, gostei quando o próprio roteiro quis gerar a dúvida na nossa cabeça: será que se um Original toma uma dose de cura, todos da sua linhagem ficam instantaneamente curados? Apesar de Tyler responder efusivamente que isso não seria possível, Klaus gostou de brincar com a mente do personagem e, pelo menos por enquanto, permanecemos sem essa resposta para nós. Importante é que, depois de tanto procurarem a tal da cura, ela foi parar nas mãos de uma visitante que a muito não víamos por perto: Katherine.

Vejam bem: Katherine é uma das minhas personagens preferidas na série e eu não via a hora dela finalmente aparecer, mas achei completamente perdido ela surgir ali, na ilha, sabendo de tudo e ainda levando a melhor. Como ela conseguiu obter todas as informações necessárias? Ela estava a espreita a muito tempo e nós que não sabíamos? Talvez os próximos episódios explorem um pouco melhor como tudo isso veio a acontecer, mas enquanto não temos essas respostas, considero a trama, apesar de surpreendente, bastante deslocada se considerarmos o contexto da atual temporada. E claro que, com o roubo da cura, começa-se a especulação sobre o motivo do interesse de Katherine na cura. Muitos chutam que é para que possa finalmente se livrar de Klaus, o que é uma aposta bastante plausível, mas nada fora confirmado. O fato é que nossa vampira mais perversa está de volta e chegou causando impactos profundos na trama, talvez impactos irreparáveis.

Eu não consigo gostar do Shane, muito menos achar ele um bom personagem, mas finalmente ele mostrou algum tipo de utilidade nesses dois últimos episódios. Toda a mitologia que ele trouxe de volta e até sua re-visita a caverna de Silas foram momentos interessantes, porém nada além do esperado. Me perguntava durante o episódio do porquê daquilo tudo se ele já conhecia o lugar, mas depois que veio a explicação da necessidade de um feitiço para poder chegar até a ‘tumba’ de Silas. Gostei mesmo de ver ele sendo deixado para trás por todo mundo. Nada mais justo depois de toda a manipulação que ele fez com aquelas pessoas. Seu jogo para chegar mais perto de Jeremy e Bonnie foi sujo e não entendi nada quando o tal bruxo Masar fez tudo somente para conseguir um pedaço da lápide de Silas. Agora vou levantar uma bola e vocês me dizem o que acham: durante os episódios, Shane tentava utilizar o celular. Seria possível que, em caso de dar tudo errado, ele já contasse com a ajuda de Katherine para reparar os danos? Pode ser um pouco viagem, mas tudo é possível em TVD.

O triângulo, que está mais para quadrado agora – com a recente adição de Rebekah, foi bem trabalhado de maneira geral. Gosto muito como estavam trabalhando Stefan e Rebekah juntos, por isso já lamento a atitude da personagem quando atacou Stefan pela cura, apesar de ser compreensível. Acredito que depois disso, quaisquer resquício de confiança que existia entre os dois acabou por se esgotar. A insegurança de Damon é algo que beira o ridículo e, apesar de ter inúmeros fãs, o casal Delena não cola. É cansativo, chato, não dá para engolir. Transforma os dois personagens em chatos, sem necessidade alguma. Por isso, gostei de ver Elena e Stefan se falando de novo, como pessoas decentes, sem quaisquer tipos de ofensa. Pelo menos a amizade eles estão retomando e, depois da declaração de Stefan de que daria a cura pra Elena, não há dúvidas de que o amor que ele sentia pela garota ainda está lá. Resumindo, foi uma troca de tiros em vão. Nada aconteceu entre os quatro e nem mesmo o moribundo Damon foi capaz de convencer com seu gesto altruísta. Veremos como será daqui para frente.

Enquanto isso, lá em Mystic Falls, Tyler estava brincando com fogo e acabou pedindo para se queimar. A mordida de Klaus em Caroline foi uma das cenas mais tensas do primeiro episódio e acredito que tenha gerado um dos momentos mais íntimos/bonitos do casal. Apesar de tudo que já passou, Klaus ainda esconde resquícios de humanidade em seu ser e Caroline traz tudo isso a tona, mostrando uma vulnerabilidade do personagem, tornando-o mais crível. Ver o jeito como Klaus lidou com isso foi muito legal e até o resgate de Caroline reflete o quanto esses personagens ainda podem se envolver. Seria muito interessante poder ver isso, ainda mais agora com a saída de Tyler de cena – mais um feito dos pedidos amorosos de Caroline. Mas o que mais chocou no episódio foi a morte de Jeremy. Com isso, Elena está realmente sozinha no mundo e pouco importa se é vampira ou humana. Essa era a tão comentada morte que todos os atores deram entrevista revelando mudar a série. Uma nova atmosfera irá imperar e, ao que tudo indica, a morte foi mesmo definitiva. E por ser um dos Cinco, Jeremy talvez nem possa receber sangue de vampiro em seu sistema, por causar rejeição.

O próximo episódio mostrará os esforços de Elena em tentar recuperar a vida do irmão, mas parece que não haverá jeito. Como que a série caminha daqui para a frente? Estaria Silas de volta a vida? Como ficou Bonnie nisso tudo? Onde Katherine levou a cura? Muitas perguntas e só um episódio antes do próximo hiato. Tomara que nossa sede por respostas seja parcialmente sanada. Te deixo agora com o vídeo promocional de ‘Stand By Me‘, que será exibido na próxima quinta-feira. Agora chegou a vez de vocês capricharem nos comentários! Até mais!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×