Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 4×16, 4×17 e 4×18 American Gothic

Por: em 17 de abril de 2013

The Vampire Diaries – 4×16, 4×17 e 4×18 American Gothic

Por: em

Pois é. Eu achei que esse dia nunca ia chegar ou que pelo menos demoraria muito, porém não temos mais como esconder algo que está escrachado na nossa cara: a quarta temporada de The Vampire Diaries foi uma perda de tempo até agora. E, vejam bem, eu sempre fui um dos maiores fãs e defensores, mas agora não tem como ignorar. Quando todos criticavam a terceira temporada, eu sempre falava que aquilo era para um bem maior e acabou que toda a trama, mesmo que enrolada, nos trouxe a beleza da mitologia dos Originais, o que valeu pelo terceiro ano. Fora que seu episódio final é algo que não será possível de apagar da cabeça de nenhum dos fãs (ou resistentes) por muito tempo. Elena virara vampira. Só que ninguém imaginava que esse seria o pior movimento que Julie Plec poderia ter feito em muito tempo.

A quarta temporada começou lerda, muito lerda. E tudo caminhava para a trama de Silas e o renascimento dos mortos – o que por um tempo foi muito intrigante, ainda mais com o surgimento do tal cura, mas depois passou do intrigante para o lerdo e não conseguiu ganhar mais a nossa atenção. E, em meio a isso, tinhamos que lidar com a nova situação de Elena, que não aceitava o vampirismo, depois se jogou nos braços da perdição de Damon e, depois da morte do seu irmão, passou a ser a coisa mais chata que podia existir nessa série. Eu, sinceramente, não achei que isso ia acontecer, porém aconteceu.

Pensei que transformar Elena em alguém tão próxima da personalidade de Katherine, sua doppleganger, poderia ser perigoso, mas se bem feito, daria uma boa mexida no cenário geral da série. O que aconteceu? Plec apelou para cenas PATÉTICAS, do estilo do início do 4×16 (Bring It On), onde Elena está deitada no meio de uma rua/estrada, quando um carro vem vindo na sua direção que para assustado com uma pessoa estirada na rua. Do nada, a pessoa estirada não está mais lá e BUM. Menos sangue no sistema sanguíneo de alguém. Sério, quem vê um pouco de seriados, sabe que essa é a cena mais clichê ever para um seriado de vampiros. Acho que não consigo expressar em números quantas vezes já vi esse tipo de cena.

Mas o clichê foi dos males o menor. A personalidade de Elena, mimada e arrogante, é algo meio insuportável de assistir. Simplesmente pegaram a personagem que construíram por 4 anos e jogaram no lixo depois desses últimos episódios. Claro, ela está com seus sentimentos desligados, mas é isso que acaba acontecendo? Pelo amor de Deus, então tragam a Elena certinha de volta, que pelo menos com ela eu tinha vontade de assistir a série. Aí prometeram a volta da nossa rainha: Katherine. E o que eles fizeram? Transformaram Kath em Elena. Porque né? Quem imaginava que veríamos uma Kath toda caidinha por Elijah? Talvez esse seja o real ponto da série: mostrar o contraponto entre as duas personagem agora com as personalidades invertidas, mas, mais uma vez, como quase todas as tramas apresentadas, eu não consegui ser convencido.

Stefan e Damon viraram o que? Meros coadjuvantes né? Faz tempo que nenhum deles tem uma trama decente e parece que assim ficará, já que eles não são, nem serão o foco da temporada. Ele está em Silas, o pior personagem em muito tempo. E porque? Primeiro que está usando um artifício que já vimos antes na série. Quando Klaus começou a dar as caras, usava também o corpo de outras pessoas (saudades Alaric) para ninguém conhecer sua real face. E agora a série aposta nesse mesmo recurso, o que comprova a queda de qualidade criativa da equipe, que não conseguiu pensar em nada que nos surpreendesse. E outra, trazer os mortos de volta? Really? Não que eu não queria ver alguns personagens – acho que isso tudo foi inventado só para trazer o pessoal que eles não tinham como de volta -, mas quanto tempo isso pode durar? Um episódio, dois no máximo?

E claro, a cura. Sim, a tão comentada cura que anda causando intrigas entre os personagens principais, todos buscando por ela por algum motivo específico. E ai eu chego em um dos pontos em que a série ainda me agrada: Rebekah. Por mais que seja chata as vezes, a personagem se manteve em uma constante na série desde que apareceu e não foi agora que mudou. E dar a ela essa chance de voltar a vida normal é algo genial e que vai exatamente de encontro com tudo que a série sempre mostrou sobre ela. Rebekah sempre sofreu de carência, de falta de amigos, de falta de vida. Essa é a ‘chance’ dela recuperar tudo de volta. Por isso que a possível ida dela para o spin-off , The Originals, me anima muito. Por sinal, a nova série como um todo, em sua breve sinopse divulgada até então, já me anima muito mais que uma quinta temporada de The Vampire Diaries. E nossa série de vampiros precisa se cuidar. Muitos dos seus melhores personagens estão saindo. Dentre eles Klaus.

Taí outra coisa que tem me agradado bastante nesses episódios: o desenvolvimento do relacionamento entre Klaus e Caroline, que toma proporções cada vez maiores e conquista ainda mais fãs. Uma pena que isso só venha a acontecer agora, quando o personagem está prestes a deixar a cidade de Mystic Falls. Ainda sobre o spin-off, Hayley é uma incógnita, né? Tem o lance da tatuagem, mas fim, porque não vejo valor algum na personagem até então. Talvez pior que ela, só mesmo April. O que fizeram com a menina? Guardaram no mesmo lugar que estão conservando Matt e Tyler? Porque simplesmente sumiram com todos eles e parece que não há muitas perspectivas de voltar. E olha, sabe o que é pior? É que o próximo episódio é um baile e pode mudar muito tudo que a gente tá pensando da série. Geralmente, nesse tipo de episódio a série se redime. E também não descarto a possibilidade de gostar da reta final da quarta temporada, só que do jeito que está, acho que será muito difícil. Muito difícil mesmo.

Particularmente, não curto reviews que criticam demais, mas como já disse anteriormente, não temos como passar por cima de tudo que vem acontecendo na série, que parece cada vez mais perdida depois da saída de Kevin. O que mais me assusta é que, se realmente The Originals vingar, o que é quase uma certeza, Julie também estará abandonando o barco, deixando o cargo de produtor executivo de TVD com uma das produtoras de Gossip Girl. No que vão transformar nossa querida série? Tenho medo. Muito medo.

Deixo vocês com o vídeo promocional do episódio dessa semana, Pictures of You, e logo mais nos encontramos de novo! Até mais!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×