Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 4×21 She’s Come Undone

Por: em 4 de maio de 2013

The Vampire Diaries – 4×21 She’s Come Undone

Por: em

“All comes down to her, Katherine. Stefan said to focus on one thing. I did. I focused on hate. I hate her so much.”

vlcsnap-2013-05-04-14h36m25s92

Depois de uma temporada quase que inteira de lamentação por conta de tramas superficiais e descaracterização dos personagens, The Vampire Diaries se redimiu comigo com este episódio. E não acho que esteja no nível do que as outras temporadas mostraram, mas o nível de ação e o modo como as tramas foram acontecendo deram um gostinho de quero mais – uma das poucas vezes nessa temporada que eu não ficava olhando quanto tempo de episódio ainda faltava para acabar. A série embarca na sua reta final e promete fazer algo épico, inesquecível – o que temos de admitir ser muito possível visto os últimos finales que a série exibiu. Silas vem ganhando muita força nesses últimos episódios e, apesar de não me agradar muito a maneira como a série o mistifica, a trama parece engatar de vez e atingir seu ápice em breve. Além disso, tivemos a redenção da personagem protagonista da série – finalmente – em uma cena bem forte e que deu a Nina Dobrev a chance de apagar alguns erros que veio cometendo com sua Elena egoísta e mimada. E o melhor do episódio é que quase todos os personagens estiveram presentes, mas nenhum foi deixado de lado com tramas toscas. A ação envolveu a todos e preparou o terreno para os dois últimos episódios que prometem tirar o fôlego. É, talvez Plec ainda tenha a solução para nossa série preferida.

Vou começar por Elena que foi o centro do episódio e merece o destaque depois de tantas reclamações que eu vim fazendo da personagem. Eu achei que ainda enrolariam um pouco mais com esse lance dela desligar a humanidade e tudo mais, mas até que a trama foi bem trabalhada. Houve sim uma descaracterização da personagem – que acabou passando do limite, ao meu ver -, mas me pareceu que tudo isso tinha sido realmente planejado desde o princípio. Precisávamos ver Elena indo ao fundo do poço, para entender como é que um vampiro fica quando tira suas emoções. E é trapacear, como a mesma definiu mais tarde. Você não ter que lidar com as consequências internas dos seus atos é muito fácil, por isso que desligar tudo se torna tão atrativo. E eu até consegui gostar das cenas de tortura da personagem. Seus movimentos, as maldades que falava, tudo comprovava que ela era a Elena que conheciamos, só que sem pudor algum de expor os sentimentos e ferir as pessoas que estavam por perto. Curti mais ainda quando os Salvatore se tocaram que eles seriam incapazes de lidar com isso. Eles estão envolvidos demais nessa história para conseguirem ver a vampira sofrendo e deixar isso acontecer. Nesse ponto que entra nossa personagem favorita e coloca a ordem no pedaço.

vlcsnap-2013-05-04-14h37m36s26

Katherine nunca teve pena de Elena, muito pelo contrário até. Sua doppleganger era tudo que ela nunca quis ser, então dava raiva para ela ver alguém com a sua cara tendo atitudes tão humanas/altruístas. Essa foi a chance de expor tudo isso de uma maneira muito carinhosa – tocando o coração de Elena, literalmente. Mas Kath não dá ponto sem nó e acabou facilitando a vida de Elena na busca por uma saída daquela prisão. E quando eu vi Elena vagando pela floresta em busca de sangue, imaginei mesmo que Matt iria ser o primeiro a encontrá-la, ela ia tomar seu sangue, ficar forte de novo e todo o problema estava de volta. Mas não foi bem isso que aconteceu. Depois de sugar um pouco do sangue de seu ex, Elena queria mais, mesmo vendo que o cara estava morrendo. Nisso entra o Damon na jogada, que teve uma ideia genial ao apelar para os sentimentos da garota por Matt. Galera, eu juro que não lembrava desse anel, de verdade. Quando ele quebrou o pescoço do Matt, eu fiquei de cara assistindo e pensando: será que ele tomou sangue antes? Agora ele vai ser um vampiro? Ou o Damon está maluco mesmo e matou o garoto? (sendo que essa última era quase impossível porque Stefan jamais concordaria com algo do gênero. Então Elena quebrou. Tudo estava de volta quando ela sentiu a perda de um cara que a acompanhou a vida inteira. Mais uma vez elogio a Nina pela atuação nessa cena que foi uma das mais legais da série. Em um segundo, parecia que ela estava se afogando nos seus próprios sentimentos que estavam reprimidos por todo esse tempo. Foi muito legal mesmo e teve a emoção necessária que o momento precisava. Nossa Elena está finalmente de volta, porém com uma meta mais clara.

Ela quer Katherine morta. Foi esse o sentimento que ela focou na hora que Stefan pediu que ela se concentrasse em uma única coisa e será que vai funcionar? Acho que isso pode funcionar muito bem para a trama no ponto que estamos agora, desde que não vire o único motivo para a existência de Elena – o que eu espero de verdade que não aconteça. Na real, acho que esse só foi o pontapé inicial para a quinta temporada, a qual eu acredito firmemente que vai explorar um pouco mais das dopplegangers e da magia que há por trás disso tudo. Agora que os sentimentos de Elena estão de volta, podemos nos focar em outras coisas, mas ainda há mais uma coisa a ser pontuada. Se o plano de Silas der certo, muitos dos que já partiram estarão de volta em breve. Como Elena irá lidar com a possível visita de Jeremy, Alaric, Jenna e alguns outros de seus queridos que já morreram? Podemos ter uma grande carga dramática por vir na série. Já que tocamos no assunto Silas, vamos emendar ele por aqui. O bruxo finalmente deu as caras – e falo isso com um pouco de medo daquele rosto estranho – e a vítima da vez foi Caroline. Ele brincou muito com nossa loira e quase sempre cai na armadilha dele. Também não tem como não cair. Esse lance dele tomar a forma dos outros é realmente perigoso e agora a única que pode evitar isso é Bonnie – que eu ainda não tenho ideia de como ela irá lidar com Silas, sendo que parece não ter outra escolha a não ser fazer o que ele quer.

vlcsnap-2013-05-04-14h40m51s189

A aliança de Bonnie e Kat é algo que me preocupa por ser algo tão improvável e propenso a dar errado. Entendo que ela precise da pedra para canalizar sua força, mas prometer eternidade para Kat é algo muito perigoso. E se ela pensa em trapacear, é bom que lembre com quem realmente está lidando, porque Katerina não irá deixar barato enquanto não conseguir o que foi realmente combinado. Os momentos de tensão dessa trama ficaram com Caroline e a quase morte de sua mãe. Ainda não entendi o que aconteceu ali: foi só uma brincadeirinha de Silas ou ela realmente estava ferida e o sangue da filha a salvou? Enfim, o importante é que a xerife está bem (pelo menos aparentemente) e Bonnie começou a tomar conta da situação. A lua cheia está chegando e em breve teremos muita gente de volta – mal posso esperar por esse momento. Na semana passada, tudo que acontecia foi em torno de Klaus – que nem as caras deu essa semana (só como Silas mesmo). Então nosso destaque dos originais fica para Rebekah e sua incrível guinada nesse final de temporada.

Eu imploro para você Julie Plec: por favor, não tira a Rebekah da série agora e deixa que ela e Matt consigam estabelecer essa relação!! Os momentos dos dois no episódio foram muito bons. Gostei de como a original alertou o garoto para que ele desse um pouco mais de importância para a sua vida – foram diálogos realmente muito bons e que mostravam mesmo o quanto Matt vem deixando sua vida de lado por conta de seus amigos e problemas aliados a eles. Eles funcionam absurdamente bem juntos e essa é a chance de darem uma trama decente para o Matt que sempre foi um ótimo personagem sem a chance de brilhar na série. Espero que o motivo da ida de Rebekah para a nova série não seja uma possível morte de Matt no season finale – isso ia ser ridículo demais. Eu sei é que a Plec está nos fazendo apegar num casal que não tem quase chances nenhuma de prosperar no futuro e isso é triste demais. Quero mesmo que Rebekah e Matt tenham alguma coisa antes do final de temporada, até porque ela vem demonstrando estar mudando por conta das coisas que aprender com ele, das coisas que a fazem estar mais perto do que podemos chamar de humanidade.

vlcsnap-2013-05-04-14h41m55s73

Tendo exposto tudo isso, concluo: The Vampire Diaries ainda tem as chances de fazer um bom final de temporada e nos deixar ansioso pelo que vem pela frente. O grande momento da volta dos mortos pode ser a chance da série se redimir com tudo que errou nessa quarta temporada, então Plec estou contando com o seu potencial. Só mais dois episódios e fim. Como vocês estão achando que essa temporada vai se encerrar? Confiantes ou desesperançosos? Para animar vocês, fiquem com o vídeo promocional de “The Walking Dead” (é, esse é o nome do próximo episódio!), que será exibido na próxima quinta-feira! E agora, aguardo vocês nos comentários!

 


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×