Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 5×02 True Lies

Por: em 11 de outubro de 2013

The Vampire Diaries – 5×02 True Lies

Por: em

“You are right, he was hungry. I bet he still is.” – Damon

thevampirediaries502 - silas

Se na semana passada minhas dúvidas eram muitas sobre os rumos desse quinto ano, essa semana elas diminuíram exponencialmente ao ponto de eu me empolgar muito com o episódio e não ver a hora de chegar o próximo – o que não acontecia a um tempo considerável. Claro que ainda é muito cedo para me empolgar, mas parece que a nova showrruner sabe o que está fazendo e tem todas as cartas na manga para fazer uma excelente temporada. O episódio foi eletrizante, com ação, humor e com 40 minutos que passaram muito mais rápido do que eu poderia esperar. Parece que aquela sensação dos primeiros anos da série está de volta, só que agora aliada a novos personagens, novos mistérios, novos cenários. Uma fórmula nova que pode dar um resultado ainda melhor para o show. Mas ainda vou me resguardar um pouco – apesar disso ser bem complicado depois de um episódio como esse.

Absolutamente tudo funcionou, só que, mais uma vez, o destaque fica para a atuação de Paul Wesley. Eu sempre curti muito o personagem Stefan, mas achava ele pouco explorado, com facetas previsíveis demais para que o ator pudesse ousar um pouco mais na sua interpretação, até o momento que conhecemos seu lado ripper mudando tudo o que eu pensava. Mas esse não fora nem de longe um décimo da interpretação que hoje o ator coloca em seu grande vilão – que pelo menos ao meu ver, já vem se tornando o maior vilão que Vampire Diaries já teve. Seu cinismo, sua imposição, sua maneira de agir são brilhantes. O jeito como ele tomou o lugar de Stefan pe magnífico e me faz lembrar dos tempos que surtávamos por não saber se quem estava em tela era Elena ou Katherine – só que dessa vez com o adendo de que sabemos quem é e adoramos o fato. Depois dos eventos do final da premiereimaginar que Silas ia além era algo absurdo, porém foi o que aconteceu. Todo o seu jogo mental com Elena contra Damon foi uma das cartadas mais geniais que já vimos e ver a personagem lutar contra o impulso de querer matar seu amado foi sensacional.

thevampirediaries502 - kath

Depois, toda a corrida de gato e rato para achar Katherine. Colocar toda a cidade atrás de uma pessoa deixou nossa ex-vampira em péssimos lençóis. Qualquer um conhece Elena, então qualquer um a reconhece. Fugir se tornou quase que uma missão impossível da qual ela vem tentando sobreviver, porém com alguns percalços até engraçados. Ver a personagem toda fragilizada por conta de uma gripe foi engraçado. Depois de anos vivendo como bem queria e fazendo o que dava na sua cabeça, Kath está sujeita as mais simples fragilidades do corpo humano só que não sabe lidar com isso. Gostei também que o roteiro caminha para uma mudança de atitude da personagem que agora precisa se adaptar a essa nova realidade que a vida a impôs. Se unir a Jeremy e Matt como uma equipe, naquele momento não foi um simples ato de bondade, foi a personagem se tocando de que precisava fazer isso se não sua sobrevivência estaria ameaçada. Não pensem que ela será descaracterizada, mas todo indivíduo precisa se adaptar ao meio que vive para sobreviver.

Voltando a Silas, suas fraquezas foram expostas um pouco mais nesse episódio. Além de ser devagar e não querer ser confundido com vampiros, ele não consegue ler a mente de viajantes/ciganos. Essa é uma nova parte da mitologia da série que se abre com esse episódio e trás novas perspectivas principalmente para Matt, que parece ter sido usado como cobaia para que o paradeiro de Silas fosse descoberto. Da onde essas pessoas vem, quais os seus poderes, tudo ainda está muito obscuro, porém essa é a intenção do roteiro: deixar um plot aberto que traga nossa atenção para a série. Fiquei muito curioso se Matt se transformou de fato em algo sobrenatural ou se aquilo foisó uma manipulação pura e simples dos viajantes. Fato é que Nadia, a bela viajante que conhecemos na orgia com Matt e Rebekah, tem interesses comuns e misteriosos com Silas, coisas que prometem ser bem interessantes para o desenvolvimento do enredo dessa nova temporada.

thevampirediaries502 - matt e bonnie

Outro fato interessante foi podermos ver um pouco mais do outro lado com a pseudo-morte de Matt. Achei bem legal esse fato de que cada vez que o personagem morre, apesar do uso do anel, ele acorda mais longe do seu corpo, como se fosse uma metáfora simples de que ninguém pode existir para sempre sem se perder na sua própria existência. Mas o que de fato valeu foi sua interação com Bonnie e poder ver a personagem finalmente caindo na real de que ver Jeremy é apenas uma sub-vida para sua existência. E ali a personagem caiu com alguém que pudesse ampará-la. Interessante que Matt é sempre o ponto chave para lidar com as grandes emoções na série, justamente por desempenhar o papel do humano, do passível a sentimentos. Confesso que ele é um dos meus personagens preferidos e espero mesmo que esse ano seja dado ao personagem uma trama decente e bem desenvolvida. Já gostei de vê-lo ativo em meio a toda a ação principal, então agora ficam os votos de que isso seja ainda mais explorado daqui para frente.

Na faculdade as coisas ainda não mudaram muito. Apesar da breve visita de Damon (que pouco participou desse episódio), os fatos principais mesmo foram a aproximação entre Jesse e Caroline e a introdução do professor Wes na trama. Quanto ao primeiro dos fatos, era óbvio que isso ia acontecer de alguma maneira. Apesar da resistência inicial de Caroline, sabemos da vaidade da personagem e como um ‘pé-na-bunda’ atinge seu ego – só que nem de longe foi isso que impulsionou-a. Houve uma aproximação real entre ela e Jesse por situações de vida que cada um deles passou, conseguindo assim compreender o que acontecia com o outro. Até onde isso vai ser desenvolvido fica a dúvida, mas aposto que veremos uns beijos por aí. Já o professor pareceu um pouco com a chegada de Alaric na escola. Misterioso e envolvente, ele promete ser um grande personagem e deve estar envolvido com o conhecimento dos vampiros na região (já que encobriu o fato na morte de Megan). Além disso, ele conhece o pai de Elena, então pode ter muito mais por trás dessa história do que jamais pudemos imaginar.

thevampirediaries502 - end

Só que o auge do episódio foi, mais uma vez, seu final. Descobrir que Stefan estava fora do seu inferno pessoal foi bom, mas o que vem com isso é algo que eu ainda não tinha me tocado. Stefan passou 3 meses sem sangue. Se afogando. Sem sangue. Seus piores dias estão por vir. Agora temos Paul nas duas melhores fases que podemos vê-lo: Silasripper Stefan. É, tá difícil não se animar com essa nova temporada. Deixo vocês com o vídeo promocional de Original Sin e espero vocês nos comentários! Até mais!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×