Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 5×05 Monster’s Ball

Por: em 3 de novembro de 2013

The Vampire Diaries – 5×05 Monster’s Ball

Por: em

“Am I in hell?” – Katherine

vampire505 - kath

Vou começar essa review meio que fazendo um desabafo: eu realmente não entendo o que os fãs de Vampire Diaries estão esperando da série. A quarta temporada foi um lixo, ponto final. Nada naquela temporada dá pra salvar, foram só tramas idiotas, episódios arrastados, personagens descaracterizados. Agora que a série dá um respiro aliviada e consegue encaixar suas histórias, fazendo dos personagens algo muito maior, muitos fãs explodem na internet falando que vão parar de ver e todo o blá blá blá de sempre. Galera, na boa, se alguém tinha que parar de ver, já teria parado. Essa temporada tá explorando caminhos diferentes, porém ao menos são caminhos críveis para a lógica e mitologia da série. Dito isso, continuo não entendo o motivo de tanto fuzuê. Para mim, ainda estamos longe do que um dia a série foi, mas estamos muito melhor do que todo o quarto ano. A trama voltou a ter agilidade, a surpreender. E depois desse episódio, onde pelo menos umas três bombas foram jogadas – que mudaram bastante as perspectivas da trama, quem não está curtindo é melhor largar mesmo porque provavelmente passará a temporada inteira reclamando.

Não temos como começar a falar desse episódio sem começar por Silas e Tessa – o casal da temporada, sem dúvidas. Deixados de lado no último episódio, tivemos a chance de vê-los de perto mais uma vez, arquitetando plano mirabolantes como sempre e colocando a vida de nossos favoritos em jogo. Primeiro que fiquei bem surpreso com a parceria entre Damon e Silas. Foi algo bastante inesperado para mim nesse ponto da temporada, ainda mais pelo motivo que aconteceu: trazer Bonnie de volta. Tenho lá minhas ressalvas sobre isso, exatamente porque a série deu bastante enfoque na sua morte, então trazê-la de volta me parece um artifício muito falho do roteiro em não querer perder uma personagem que é importante para que algumas tramas andem na série. Enfim, estamos falando de um mundo sobrenatural, então não tem muito como controlar que certas medidas sejam tomadas (ainda acho que a série deveria ter um pouco mais de cuidado com esse vai e vem de personagens para o outro lado – além de estar se tornando cada vez mais confuso as leis que regem esse lugar, isso torna qualquer morte um mero detalhe, considerando que a maior parte do elenco é sobrenatural e partirá para o limbo).

vampire505 - silas e tessa

Só que esse plano teria danos colaterais, como era esperado. E esse dano tinha nome e sobrenome: Stefan Salvatore. Tomar a personalidade do vampiro mais uma vez foi uma jogada boa da parte de Silas, mas também seria um pouco difícil para ele permanecer quieto perante Tessa. A grande questão que ficou um pouco mal explicada para mim foi quanto a âncora que os viajantes roubaram e carregam durante o tempo (que deve ser o tal do punhal que Matt tem que proteger com sua vida, como vimos no último episódio). Como isso funciona? É preciso estar em posse daquilo para conseguir acabar com o Outro Lado e viver feliz para sempre na eternidade da morte? (Talvez isso tenha sido explicado, mas eu não peguei muito bem porque vi o episódio sem legenda). Enfim, fato é que depois de tanto embate amoroso, a cena do cara-a-cara entre Tessa e Silas foi um pouco mais morna do que eu esperava. Queria explosão, loucura, enquanto tivemos meras ofensas contidas e um pouco de ódio reprimido. Tessa realmente não superou seu amor por Silas e isso é, sem dúvida alguma, sua maior fraqueza. E na briga de rato e gato que eles vem brincando a séculos, Tessa acabou se dando melhor e botando Silas pra dormir.

Mas nem isso é o suficiente para derrubar Silas. Mesmo depois de derrotado, ele conseguiu o que queria: a cura. Num golpe muito baixo de Damon, Kat foi acometida e teve que ceder seu sangue para o bruxo milenar. Juro que fiquei com raiva do momento em que Kat vai morrendo aos poucos por perder seu sangue – ela é uma das melhores personagens da série e, nessa temporada em particular, vem fazendo muita diferença com sua presença. Só que as bombas não paravam com o fato de Silas estar ‘curado’. Kat acordou. Qual é a sua condição agora? Será que tirar a cura do seu sistema a fez voltar ao vampirismo? Será que ela ainda é uma humana? Muitas dúvidas ficam agora e teremos que esperar até a próxima semana para saber o que virá dessa trama. Falando na personagem, ela foi centro de outra grande revelação do episódio: Nadia, a viajante que conhecemos faz alguns episódios, tem um sobrenome muito conhecido da nossa parte – Petrova. A revelação de que Kat tinha uma filha me pegou muito de surpresa e foi uma grande virada para toda a história da personagem. Sempre soubemos que ela teve toda a sua família morta, mas nunca soubemos detalhes de quem estava incluso nessa lista de óbitos. Saber que sua filha está viva e procurando por ela, pode mudar um pouco a personagem, vamos ver o quanto.

vampire505 - wes

Ainda não entendo o que são ou por que existem os viajantes. Começo a ficar ansioso demais para falarem um pouco melhor disso já que eles parecem ter uma importância fundamental na temporada – mas nada além da espera é o que nos resta. Quem não deve ter curtido muito o episódio deve ter sido os fãs de Tyler. O personagem que mal voltou, parece já estar com as malas prontas para partir mais uma vez. A real é que a ligação entre ele e Caroline já estava uma porcaria e voltar sem resolver os problemas não ia funcionar para o casal. Com isso, a situação que se desenha é de que Tyler será o primeiro personagem a cruzar os mundos e chegar a New Orleans para visitar Klaus em sua nova série. E se Tyler vai dar um tempo, quem deve se aproximar de Carol deve ser Jesse – depois que passar por todo o seu teste com Dr. Wes. Não deu ainda para sacar que tipos de testes o professor está fazendo com o novo vampiro, mas que o cara é um pouco maluco, isso não há dúvidas. Suas conversas com Elena foram bem aleatórias e ele pedir para ela se afastar só mostrou o quanto pode estar envolvido com a morte de Megan.

O novo personagem, Aaron, que parece ter algo a mais pra mostrar. Primeiro sua ligação com Megan, depois a descoberta de que todos ao seu redor morrem, o que o aproxima demais de Elena, que passa pela mesma situação desde o primeiro episódio da série. E ele ainda tem como tutor Dr. Wes. Teria alguma chance de Elena ter um irmão? Será que seu pai andou pulando a cerca e ela vai descobrir isso agora que está na faculdade? Bom, fica a dúvida. Acho que ficamos nisso. Semana que vem tem mais – fiquem com o vídeo promocional do próximo episódio e comentem bastante!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×