Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 5×08 Dead Man on Campus

Por: em 23 de novembro de 2013

The Vampire Diaries – 5×08 Dead Man on Campus

Por: em

“Atomized vervain. When working with vampires, you can never be too careful. And, I’m sure Augustiine will be thrilled to have you back.” – Dr. Maxfield.

tvd508 - damon

Pisando ligeiramente no freio, The Vampire Diaries abre em seu oitavo episódio espaço para uma nova trama tomar conta dessa quinta temporada, que até então apresentou ótimos resultados. Mais uma vez, ressalto que não vi o desfecho dado no último episódio como uma coisa ruim. Mas toda a estrutura dramática que tinha sido criada para a temporada foi enterrada, sendo preciso recomeçar praticamente que do zero, como se fosse uma nova temporada. Claro que alguns recursos de continuidade estiveram presentes e mostraram que determinadas coisas não vão ser simplesmente esquecidas, mas, ainda assim, espero que a série seja bastante cautelosa com essa opção que fez para não se atropelar nos seus próprios méritos. O que vem pela frente, ao que tudo indica, é a descoberta do que é a tal Augustine, sociedade secreta que utiliza vampiros para experimentos e que, pelo que me parece, pode esconder muito mais do que podemos imaginar. E, pelo menos depois do desfecho desse episódio, parece que chegou o momento de Damon ter o seu destaque nessa temporada.

Temos que combinar que até então a participação do Damon vem sendo facultativa, servindo para encurralar alguém ou conseguir alguma informação quando os outros personagens estavam encrencados. Trazê-lo para dentro da trama Augustine foi uma sacada boa, porque além de fazer com que nos interessemos mais por tudo isso, faz com que Stefan também tenha que voltar a prestar atenção em seu irmão e, por consequência, em Elena – o que reativa o triângulo, mais uma vez. Quando Damon se chocou ao saber Augustine ainda existia, não me surpreendeu ele ter o conhecimento sobre a sociedade, mas sim a parte em que ele já fora um dos vampiros que passaram por experimentos. Não tenho ideia de como isso vai caminhar e nem em que período da vida de Damon ele esteve preso lá, mas o desenvolvimento dessa trama pode ser bem interessante, pois pela primeira vez em muito tempo pudemos ver o Damon com medo do que estava acontecendo, completamente vulnerável.

tvd508 - carolejesse

Conectada a essa trama, vem também a transformação de Jesse, que apesar de já ter acontecido a algum tempo, só foi de fato explorada no episódio dessa semana. Achei um pouco forçado a maneira como Caroline e Elena trataram o novo vampiro, como se estivessem brincando de escolinha com as bonecas no quintal. Foi tudo clichê demais naquele momento. Entendo que elas tenham adquirido experiência ao longo do tempo e que essa foi uma maneira do roteiro mostrar o quanto nossas personagens mudaram desde o momento da transformação, mas ainda assim me soou forçado demais. O que foi mais forçado ainda foi a reação de Caroline com Elena depois da morte de Jesse, afinal era isso ou a vida de Damon. Só o fato de Jesse se alimentar de vampiros já deveria ser assustador o suficiente para Caroline, mas, além disso, ele ainda conseguia ser mais forte que um vampiro de muitos anos. Como ela queria lidar com aquela situação apenas dando bons conselhos? A vida dela estava em jogo e, por mais que se preocupe com os demais, Caroline sempre colocou os amigos em primeiro lugar – por sinal vem me cansando bastante o jeito que Caroline trata Damon por não concordar com suas atitudes.

Enfim, poderoso ou não, Jesse foi morto e abriu caminho para a exploração de toda a trama da sociedade que deve permear esse segundo terço da temporada (até o episódio 15, pelo menos). Espero que funcione muito bem, pois estou ansiando por boas tramas. Uma coisa que não se encaixou, pelo menos para mim, foi como Aaron e Jesse se conheciam. Eles são parceiros de quarto? Não lembro de nenhuma menção a isso, então achei meio estranho quando o vi entrando no quarto do novo vampiro. Mas é bem bacana a maneira como a destruição na vida de Aaron o aproxima de Elena. Eles realmente tem muito em comum e talvez tenham muito mais do que possamos ainda imaginar. Claro que os pais dele foram mortos por vampiros, o que pode ter sido o catalisador para as pesquisas de Wes, mas por enquanto ficamos com os poucos detalhes de tudo isso. Agora com Damon longe, aposto em uma aproximação maior entre ele e Elena, que pode se desenvolver em uma bela amizade ou até mais.

tvd508 - kat

Ainda na faculdade, tivemos Bonnie lidando com sua nova condição que parece bastante dolorosa. Ainda bem que não fizeram disso um grande mistério, fazendo a personagem expor já nesse episódio para Jeremy. Claro que por enquanto é normal mostrarem isso toda hora, mas tomara que isso não se torne rotina, pois vai ser extremamente cansativo ver a ex-bruxa berrando de dor toda hora que um ser sobrenatural morrer. Já longe da faculdade pudemos ver mais de Stefan e seu trauma pelo sofrimento que Silas o fez passar. Gostei de como isso foi trabalhado e de como o roteiro reaproximou o personagem de Katherine. Os momentos deles juntos foram muito bons e Stefan ser o cara que salvou Kat da morte foi bem interessante. Estaria o destino juntando as cópias mais uma vez? Sei que eu consegui até ficar com pena de Kat e sua carta de suicídio. Realmente, ninguém dá paz para ela e, além de tudo, ela ainda tem de lidar com o tempo que decidiu passar aceleradamente para ela agora.

A volta de Nadia Petrova mostrou um pouco de como Kat pode ser muito mais do que uma víbora odiosa. Se preocupando com si mesma ou não, Katherine colocou sua filha longe de um perigo eminente e nos mostrou um pouco mais da mitologia dos viajantes. O que sabemos agora é que eles são uma raça de bruxos que se apoderam do corpo de alguém, como um parasita. Matt estava infectado por Gregor, mas isso não é mais um problema. O que fora interessante foi descobrir que eles estão atrás de Katherine, o que não fez o menor sentido para mim. O que poderia ela ter feito para que eles tivessem interesse em pegá-la ou matá-la. Acredito que veremos mais de Matt na trama (ou menos), mas foi bom que o roteiro não deixou se perder essa parte da mitologia que foi aberta com a chegada de Silas. Agora só daqui a duas semanas saberemos o que Damon já passou na sociedade e qual será o futuro do personagem. Deixo vocês com o vídeo promocional e aguardo os comentários!

 


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×