Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 5×09 The Cell

Por: em 7 de dezembro de 2013

The Vampire Diaries – 5×09 The Cell

Por: em

“You’re doing it wrong. You’re living for the moment, You need to live for the future.” – Enzo.

tvd509 - enzo

Depois de duas semanas estamos de volta com a trama que permeará essa segunda parte da temporada de The Vampire Diaries: Augustine e seus absurdos testes nos vampiros. Como descobrimos no último episódio, Damon será o grande centro das atenções daqui para a frente e já pudemos conferir um pouco mais disso no episódio dessa semana, o que foi realmente bom para dar atingir uma nova profundidade da sua personalidade. Há algum tempo temos visto um comportamento bastante atípico de Damon na série, pensando muito nos outros e deixando de cometer as atitudes impensadas que sempre cometeu. Tivemos a chance de revisitar aquele Damon inconsequente, egoísta e sem emoções, o que me agrada muito porque essas foram as características que fizeram a gente gostar do personagem a princípio (ou odiar). E o mais interessante de tudo isso, foi poder ver Elena relembrando que esse outro lado de Damon existe, ou existiu.

Não esperava que envolvessem Elena tão cedo nessa história, mas, de certa maneira, isso foi muito bom para que o casal perfeito que tem sido apresentado nessa quinta temporada tivesse algum tipo de obstáculo que não seja Stefan. Não que eu seja contra o casal, mas estava tudo muito lindo e feliz. Elena pareceu esquecer quem seu namorado era e essa foi a chance que a série teve de relembrar a personagem do passado obscuro de Damon. A questão é que ela disse superar tudo por amor, mas seria ela capaz de superar mesmo a chacina que o Salvatore vem cometendo com a família Whitmore, geração após geração? Esse questionamento deve ser levado em frente por pelo menos um tempo na série (ou talvez tudo isso seja esquecido depois da primeira sessão de tortura de Elena – que parece bem próxima).

tvd509 - elena e damon

Quem veio para dar o tom do passado de Damon em Augustine foi Enzo, seu parceiro de sofrimento durante os cinco anos que ficou preso naquela cela. O que me impressionou foi a maneira que Damon se deixou ajudar por um desconhecido e acabou se aproximando dele. E mesmo com o plano de fuga quase perfeito, acabou Enzo ficando para trás nas chamas daquela exposição ridícula que a sociedade fazia com os vampiros. Naquele momento, não podia ter ficado mais claro para mim que Enzo reapareceria em algum momento, o que veio a acontecer no final do episódio, trazendo um embate direto entre esse novo personagem e nosso vampiro, que terá que encarar a fúria de um “amigo” traído. O que eu levanto é: onde essa nova trama quer chegar?

Entendo a parte de estudos nos vampiros, de todas as regenerações que sofrem e como isso poderia ser benéfico para os seres humanos, mas se isso acontece a tantos anos, não houve qualquer progresso? As linhas de pesquisa parecem se diversificar bastante, até porque Dr. Wes faz agora com que vampiros se alimentem do sangue de outros vampiros (o que é bastante assustador para a espécie), então ainda tenho minhas dúvidas de para onde isso vai andar. Outro ponto chave dessa trama parece ser Aaron, que descobriu ter uma ligação muito maior com a sociedade do que qualquer outro e entendeu finalmente porque todos ao seu redor morrem – o que acarretou na reação impensada de atirar em Damon. Talvez seja a aproximação do garoto com Elena que a salve de tanta tortura, mas ainda é muito cedo para dizer alguma coisa sobre isso.

tvd509 - kat e stefan

O que me agradou de verdade nesse episódio foi Stefan lidar com o estresse de ter ficado preso no cofre por tanto tempo embaixo d’água. Em uma tacada bem inteligente de Katherine, Caroline trouxe de volta o símbolo de tanto sofrimento e ele teve de viver aquilo tudo novamente. Mas isso não era suficiente, o que acabou trazendo Kat para dentro do cofre e fazendo um dos melhores momentos do episódio. Kat e Stefan estão se reaproximando de uma maneira muito forte e isso vem para corroborar com a teoria de que as cópias precisam ficar juntas, o destino obriga isso. Por mais que tenha sido uma vadia por anos e anos, Kat nunca fingiu seu amor por Stefan e agora com toda a questão da humanidade e do seu envelhecimento, a ex-vampira parece estar deixando aflorar mais desse sentimento, o que é muito interessante para a trama como um todo – ainda mais agora que Caroline descobriu isso.

Os outros personagens não tiveram destaque nessa semana. Então armamos o cenário para o mid-season finale da semana que vem: Damon terá de enfrentar o ódio de Enzo, Elena está nas mãos de Wes e pode ser torturada, Kat e Stefan se aproximam e ele passa a saber do que está acontecendo com seu irmão e a namorada. Parece que teremos um episódio agitado. A promessa é de que vejamos também um pouco mais do passado do pai de Elena e como ele está envolvido com as torturas de Augustine. Confiram o vídeo promocional do próximo episódio e nos vemos na semana que vem. Até mais!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×