Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Walking Dead – 1×06 TS-19 (Season Finale)

Por: em 7 de dezembro de 2010

The Walking Dead – 1×06 TS-19 (Season Finale)

Por: em

Apesar de previsível e menos do que eu (e muitos, muitos fãs) esperava, The Walking Dead apresentou uma boa finale, regada de discussões, destinos e livre arbítrio.

Semana passada comentei que a trama da finale poderia tomar dois rumos: 1) Dr. Jenner ser um cara legal e eles até buscarem Jim para dar de nova cobaia, ou 2) O cara é um louco varrido que iria usar o grupo como experimentos contra a vontade deles. O fato é que fixaram a história bem no meio das duas teorias. Dr. Jenner é uma pessoa boa, apenas mais alguém afetado mentalmente pelas trajetória do mundo nos últimos tempos. E ele nem mandava tão bem de ciência. TS-19, vulgo sua esposa, é que era A cientista e que poderia salvar a humanidade. Agora o mais perto que eles estão de descobrir uma cura é na França…ou seja, a série apenas pincelou sobre a origem do surto, mas mostrou bem que ninguém faz ideia de como tudo isso começou, seja vírus, parasita, fungo ou ira divina!! Por isso dou mais e mais créditos a The Walking Dead que conseguiu explorar a temática com tranquilidade, mostrando bem como funciona a transformação no cérebro da pessoa, mas fugindo de toda e qualquer chance de realmente explicar sua origem, provando mais uma vez e de uma vez por todas que ela quer falar é de sobrevivência.

É chato ficar falando semana após semana o quão bem a série fala sobre a vida humana em diversas situações. E de como consegue transformar carrasco em bom coração. É o que aconteceu com Shane no flashback desse episódio. Apesar de alguns possíveis furos, como por que os militares não mataram Rick se estavam acabando com todos os enfermos para que não virassem zumbis, (eles acreditavam que ele já estava morto?) e como os walkers não conseguiram empurrar uma cama e abrir uma porta para chegar até Rick, se até pedras eles sabem usar para quebrarem vidros, o flashback serviu bem o seu papel de humanizar Shane. Não foi Lori que estava com Rick até o último minuto possível, e sim Shane, horrorizado pela morte do amigo e torcendo com todas as forças para que ele vivesse e dessem um jeito de levá-lo com ele. Shane não mentiu. Ele realmente achava que Rick morreu. Provou ser um amigo leal até certo ponto…depois, com o caminho livre, pode se apaixonar por Lori livremente. A cena dele bêbado tentando alguma coisa com ela foi forte, mas serviu bem para mostrar até onde ele é capaz de ir quando não está com a mente limpa, o que deve trazer problemas mais tarde.

Todo o lance de um bom banho e boa comida, com paz e tranquilidade, sem medo de ser atacado a qualquer instante, serviu muito bem como um entretenimento para nós fãs. A ressaca de Glenn; Carl provando vinho (aliás, o comentário piada de Dr. Jenner sobre ficar de olho em Carl porque ele é perigoso foi um aperitivo para quem já leu os quadrinhos); os personagens dando valor a algo tão simples como um banho. São momentos que valem a pena serem mostrados e que engrandecem o cenário atual em que eles vivem. Claro que nem tudo são flores e tivemos Andrea até que enfim podendo choras as lágrimas e por para fora a frustração e a dor da perda de Amy. Mas quem é fã dos quadrinhos e leu minha review da semana passada com uma passagem da entrevista com o criador Robert Kirman, sabia que essa trama do CCD não iria longe, então tudo iria se resolver ainda nessa season finale.

E foi aí que a discussão de livre arbítrio foi mais uma vez usada. Ninguém tem o direito de escolher o destino dos outros, mesmo que para essa pessoa a ideia seja válida e faça sentido, como foi para o Dr. Jenner. Ele praticamente acabou com toda e qualquer esperança dos sobreviventes continuarem vivos no mundo fora do CCD contando sobre os suicídios em massa e comentando sobre a queda do governo e da falta de comunicação. Como Andrea disse, não existe mais nada, tudo se foi. Mas eles precisam pensar que se eles estão vivos, existem mais por aí. É muita presunção e até ousadia achar que eles são os únicos sobreviventes do mundo inteiro. Mesmo que não seja isso que pensamos, precisamos, ou pelo menos, o que faz papel de líder precisa fazer com seu grupo acredite nisso. Rick não achava que conseguiriam e continuou falando que tudo ficaria bem apenas para criar esperança e não deixar ninguém entrar em pânico, mesmo que ele estivesse morrendo de preocupação por dentro. Claro que Dr. Jenner, boca aberta, contou na frente de todos, o que poderia comprometer o papel de líder de Rick, mas ele conseguiu dar a volta por cima dando um discurso.

Criaram todo um momento de desespero para saber se Dr. Jenner iria deixar eles saírem, apesar de todos nós sabermos que pelo menos os principais iriam conseguir sair, senão não haveria porque ter uma segunda temporada. Mas esse clima de medo e desespero foi bem interpretado muito bem por todos eles, cada um da sua maneira. Seja Daryl querendo cortar cabeça de Jenner (Daryl continua sendo uma adição e tanto para essa história); o choro de Carol pela possível morta da filha e até a aceitação de Andrea e Jacqui. Mas mais desesperador ainda foi quando Dr. Jenner finalmente deixou eles saírem. Claro, algumas coisas ali poderiam ter sido bem mais planejadas. Por exemplo, só eu achei exageradamente forçado o fato de Carol simplesmente se lembrar que tinha uma granada de Rick em sua bolsa? Tipo…sério? Mas apesar desse fato lamentoso, a correria final fez com que nos despedíssemos de Jacqui, uma personagem que não nos deixará triste pela sua morte, mas que é mais um passo para a introdução de novos personagens e o foco nos que realmente importam; e claro, em Andrea e Dale. Acho que mesmo para quem não leu os quadrinhos já está bem claro que os dois sentem algo mais do que amizade um pelo outro. “You don’t get to do that…to come into somebody’s life, make them care, and then just check out!” –- Dale falou bonito e usou a tática de fingir ficar (apesar de que se ela realmente ficasse, ele também permaneceria) para que Andrea resolvesse sair. Afinal, ela já se culpa pela morte da irmã…seria pior ainda ter a morte de mais alguém em suas costas.

O que realmente me deixou curioso? O cochicho de Dr. Jenner no ouvido de Rick logo antes deles escaparem do CCD. Como o próprio criador Robert Kirman já afirmou, a revelação do que foi falado para Rick será de grande importância na segunda temporada. O que vocês acham que pode ser? A revelação de que existe outro lugar seguro e que eles deveriam ir para lá? Ou que ele viu o confronto de Lori e Shane na biblioteca pelas câmeras de segurança e resolveu contar para Rick? Eu acho que não é nenhum dos dois e sim algo sobre as amostras de sangue de algum dos sobreviventes. Será que algum deles pode estar com alguma doença detectada por exame de sangue? Afinal, era só ver bem se algum deles não estava mordido…não precisava tirar sangue de cada um deles. Mas isso casaria bem caso alguém do grupo estivesse doente. Mas para falar a verdade, minha teoria é outra, ainda com o exame de sangue, mas em um(a) sobrevivente em específico e qual o problema com tal pessoa. Porém, para quem não lê os quadrinhos seria um grande spoiler, então a próxima frase revelará o que eu acho, se quiser saber é só selecionar com mouse: Nos quadrinhos Lori descobre estar grávida ainda no acampamento e pelo tempo da gravidez, o filho só pode ser de Shane. Um exame de sangue pode detectar hormônios que comprovem uma gravidez, então Dr. Jenner poderia estar contando isso para Rick. De qualquer forma, é um mistério que estou louco para descobrir.

No geral, foi um bom episódio, mas não uma excelente season finale. Não foi nada espantoso o final do episódio com a explosão do CCD (só gostei mesmo de Daryl decepando com vontade um zumbi) e nenhum cliffhanger realmente bom e tenso foi deixado. Mas mesmo com esse final, The Walking Dead conseguiu mostrar a que veio, com uma excelente temporada e com certeza nos deixará ansiosos pelo seu retorno. Uma das melhores estreias do ano terminou com seus personagens novamente procurando por um lugar seguro, se é que algo assim existe. Obrigado a todos que acompanharam e comentaram. Nos vemos em Outubro de 2011, dessa vez, por 13 semanas seguidas!!


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×