Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Torchwood 4×03 – Miracle Day: Dead Of Night

Por: em 26 de julho de 2011

Torchwood 4×03 – Miracle Day: Dead Of Night

Por: em

Tenho que dizer para quem ainda não começou a ver esta 4ª temporada de Torchwood porque tem medo da americanização da série, que vale a pena. A série tem sim menos coisas estranhas, mas está maior acredito que vamos receber isso em pequenas doses. Como disse o próprio John Barrowman no painel de Torchwood na Comic-Con, “A série não mudou, só está maior e melhor”.

Eu já não tenho medo da americanização, embora continue não gostando do Rex. Ele apesar de sério e comprometido, é arrogante e se acha o dono da verdade. Mas ele rende ótimas cenas, como quando Jack o coloca em seu devido lugar, dizendo que agora ele é Torchwood. Precisamos dele ali dentro para ver de perto o sofrimento de não ter morrido. Ele ainda não se acostumou com o rumo que as coisas tomaram, ainda tenta fazer tudo dentro do padrão e contar para o seu antigo mentor o que descobriram, mas ainda não percebeu que não é assim que as coisas funcionam. Bem, talvez depois de ver policiais, swat, CIA chegando no local de encontro tenha caído a sua ficha. Tanto que é nesse momento que temos uma ruptura, ele abandona tudo, angustiado, e os produtores ainda querem nos fazer crer que precisamos dele. Talvez sim, talvez não, mas essa cena abaixo, diz claramente como eles se sentiram abandonados:

E o que não faltou nesse episódio foram confrontos. Desde o inicial, o bem planejado contronto com Friedkin, onde ainda estavam unidos querendo saber algo mais, afinal, era a única pista que tinham para conseguir alguma informação. Assim como era claro que ele não sabia de nada, era claro que quem fez isso sabe de tudo. E se Torchwood não o eliminou, é bem provável que quem (ou o que) esteja por trás disso tudo o faça.

E então o confronto dentro da “base” de Torchwood, (pobre, arrumada sobre caixotes, também suja e abandonada) sobre coisas deles, como iriam se comportar, o que iriam fazer com a pouca informação que tinham. Gwen ainda não perdoou Rex, Jack ainda se sente sozinho e mortal, Esther ainda está desconfortável com essa nova posição, Rex deveria ter morrido. Além de todos estarem sendo perseguidos, cada problema pessoal é um estopim, e ali, nas condições ideais de temperatura e pressão, iria explodir.

Enquanto Esther faz o seu trabalho, sentar o dia inteiro e analisar informações, e tenta encontrar alguma informação relevante sobre campos mórficos, já que o celular do Friedkin não deu em nada (ainda), acharam algo importante, mais uma pista para seguir. Ainda acho que a Phycorp também não é o alvo deles, é só uma empresa que se aproveitou de uma informação. Ou de algum artefato que encontraram. Afinal, isso é o que acontece hoje em dia, tentam se aproveitar de tudo para ganhar dinheiro, para ganhar posição. E empresas mandam mais do que governo atualmente. Por causa do dinheiro.

Achei lindo o Jack dizendo “É maior por dentro do que pelo lado de fora” dentro do depósito que acharam.  Apesar do prédio não ser tecnologia dos Time Lords, é a cara da frustração e surpresa dos três ao descobrirem mais uma ponta do grande mistério da temporada. Como disse, não vejo como é possível alguém da Terra ter dado imortalidade para todos sozinho, apesar dos escritores tentarem nos fazer analisar todo o lado político da coisa. A coisa mais humana que posso acreditar ou imaginar é alguém que encontrou algum artefato, como a luva da ressurreição que Torchwood tinha.

Ótimo que dentre as inúmeras esquisitices que Jack e Gwen poderiam guardar, foi justamente a lente de contato filmadora que eles mantiveram a salvo. Não que naquela hora ela fosse importante, já que a Dra. Ver iria facilitar para eles entrarem, a lente não era essencial, como foi na 3ª temporada. Mas deu para rir um pouco com a Gwen mentindo para Rex para ela ir à Phycorp.

Engraçado como tanto a mortalidade quanto a imortalidade leva as pessoas a pensarem mais em si mesmas. Acho que é só a mudança que faz o ser humano repensar por um momento sua vida, sua condição. Numa das sequências mais calientes do episódio, vemos que o capitão Jack Harckness para aproveitar sua mortalidade corre para a farra. Rex, imortal, também. Fiquei em dúvida se Rex e Vera já tinham algum relacionamento sexual antes, ou se só ficavam naquele joguinho de sedução. O importante foi que por causa dela Rex voltou para base.

Mas a cena mais importante do episódio foi o capitão Jack ligando para Gwen bêbado e falando sobre como eles são excelentes juntos, como não precisam de ninguém. Estão nos preparando para algo entre eles, para nos contar algo? No início da série sempre houve uma tensão sexual entre eles. Se Jack fosse mortal, teria sido diferente? Mas Gwen desligando o telefone sem pensar foi de cortar o coração.

E a Jilly Kitzinger aparecendo cada vez mais? Embora a Gwen tenha ido especificamente buscar informações dela na Phycorp, não acredito que ela tenha uma maior importância nesse caso ainda. Só parece uma mulher realmente aproveitadora que quer subir na vida a qualquer custo, mesmo que para isso tenha que se associar com pessoas como Oswald Danes. Vejam a contradição: Jilly tenta se aproximar de Oswald, um assassino condenado, e também da Dra. Vera, super batalhadora e correta. Não tem algum critério para suas aproximações, ela aparece em todos os lugares.

E Oswald Danes? Ele busca o que? dinheiro? Ou é realmente uma execução como disse o Jack? Ele não tem nada a perder, ele não se arrependeu realmente, e a cada dia provoca mais reações controversas nas pessoas. Uns passam a odiá-lo mais e mais, outros já passam a adorá-lo. Foi muito estranho ver aquela mulher perguntando ao Jack se ele tinha tocado no Oswald, mesmo sabendo que nos EUA existem fã clubes de serial killers.

E o que o Jack foi fazer lá? Ele não podia esperar para fazer alguma coisa bem pensada? Que urgência foi essa de confrontar o homem? Achei bem estranho e incomum para o Jack.

Mas Torchwood tem me deixando bastante ansiosa pelos próximos episódios, espero que continue assim e que os roteiristas cumpram o que prometeram na Comic Con.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×