Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Under the Dome – 1×07 Imperfect Circles

Por: em 9 de agosto de 2013

Under the Dome – 1×07 Imperfect Circles

Por: em

Quando um fenômeno como o surgimento da redoma acontece, a primeira coisa que se faz é especular. Dentro e fora da TV as dúvidas, teorias e suspeitas vão brotando, caindo ou ganhando força conforme a história se desenrola. Um experimento de cunho político ou antropológico, um ataque terrorista, um fenômeno da natureza, algo divino ou sobrenatural? A princípio tudo era possível e um leque de alternativas se abriu para o surgimento das hipóteses. Mesmo as convulsões de Joe e Norrie poderiam ser explicadas cientificamente por algum fator genético que eles tivessem em comum… mas com o passar dos episódios, as evidências apontam cada vez mais claramente para algo que não é obra humana. E quanto mais o leque diminui, mais interessante se torna acompanhar a trama.

joe-norrie 1x07

Depois de dois episódios bem focados no fator humano e no comportamento dos personagens, Imperfect Circles foi um momento protagonizado pela redoma. A vertente de suspense ainda não tinha sido explorada de forma tão explícita pela série e não poderia ter sido feita de uma forma melhor. O roteiro e a direção foram especialmente cuidadosos em traduzir para a tela o universo literário de Stephen King, e o resultado foi um verdadeiro presente para os fãs de ficção e suspense.

Joe e Norrie se tornam o foco de atenção mais interessante da série, pois são eles que tem – literalmente – nas mãos o caminho para descobrir a verdade por trás da redoma. Pode não ser um percurso fácil, tampouco óbvio, mas o empenho dos dois em percorrê-lo os leva cada vez mais para perto das respostas. Jamais esperaria que o casalzinho teen fosse roubar a cena de Barbie e Big Jim tão cedo, mas a descoberta da segunda redoma foi um dos momentos mais surpreendentes da série até agora. Além do tamanho diferente, ela parece não ser isolada acusticamente como a grande cúpula e tem um ovo preto em seu interior.

A redoma já tirou a vida de Duke e Lester, mas desta vez ela fez a pequena Alice vir ao mundo. O plot do parto teve algo de místico desde o momento em que Harriet vai atrás de seu marido até a morte de Alice, uma cena muito tocante e certamente a mais marcante da personagem de Samantha Mathis.  A médica ignorou os próprios problemas de saúde para exercer a sua função: salvar vidas. Em uma situação daquelas, a falta de insulina era praticamente uma sentença de morte, e fazer algo bom para alguém é de alguma forma uma atitude reconfortante. Quando ela aparece para Joe e Norrie e faz com que a garota volte a tempo de se despedir fica muito claro que a redoma quis mandar uma mensagem, o que não se sabe é se foi apenas uma forma de distrair o casal ou uma ajuda genuína para reunir mãe e filha em um momento difícil.

jpeg

Em outro foco de ação, Junior e Linda foram atrás dos assassinos de Rose, que chegaram perto de fazer novas vítimas. A xerife continua fazendo de tudo para manter a lei na cidade e tinha como plano apenas prender os rapazes, mas Junior sempre esteve pronto para puxar o gatilho, saber que eles tentaram estuprar Angie foi apenas o estopim para que ele pudesse matar sem culpa. O Junior da série é bem diferente do da obra original, mas talvez o fato de sentir o sangue nas mãos seja o suficiente para despertar um lado mais cruel no rapaz. O olhar que ele lança após atirar em um homem rendido foi assustadoramente parecido com o de Big Jim depois de matar o reverendo Lester.

Jim, aliás, continua percorrendo o caminho para o poder e se livrando dos eventuais obstáculos com seus métodos pouco convencionais. Quando desafiou a propriedade de Big Jim, Ollie tinha em mente apenas que a lei do mais forte prevaleceria, mas não necessariamente a força física determina quem é o mais forte, e Jim é esperto demais para se deixar abater por um brutamontes qualquer… algo me diz que essa dinâmica entre os dois rivais ainda vai render bons momentos.

Julia e Barbie não tiveram muita interação, mas já ficou visível uma certa relutância do ex-militar com o novo romance, o que pode ser facilmente explicado pelo peso na consciência de estar mentindo para a jornalista… ou será que há algo mais? O forasteiro (agora já quase um cidadão de Chester’s Mill) também teve a oportunidade de mostrar seu lado cuidadoso – e mais uma vez heroico – ao ajudar no parto de Alice enquanto a médica se recuperava de um mal súbito.

barbie 1x07

Angie é quem mais parece avulsa a tudo. Ainda é difícil ver a personagem como uma peça fundamental de alguma trama e mesmo seu reencontro com Joe não causou tanto impacto. Se antes ela servia de escada para Junior, agora parece deslocada, já que o policial consegue funcionar sozinho e ela ainda se mostra muito perdida em plots nada promissores. Espero que a personagem encontre seu próprio caminho na série e construa algo interessante no futuro.

Imperfect Circles foi um episódio muito equilibrado que juntou suspense, mitologia, emoção e ação na medida certa… e mais alguém aí ficou com a impressão de que o ovo dentro da pequena redoma tinha estrelas cor-de-rosa?


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×