Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Under the Dome – 1×12 Exigent Circumstances

Por: em 12 de setembro de 2013

Under the Dome – 1×12 Exigent Circumstances

Por: em

Exigent Circumstances tinha um grande desafio: manter o nível do seu antecessor, Speak of the Devil. Pelo visto a reta final de Under the Dome está vindo com uma qualidade acima da média e o episódio não só correspondeu às expectativas como criou o clima de tensão perfeito para a season finale que se aproxima.

1x12.3

Logo a princípio foi mostrado que a preocupação de Barbie em fugir nunca foi salvar a própria pele, e sim ter alguma forma de resgatar Julia, que está fortemente na mira de Big Jim. Assumindo cada vez mais os ares de herói romântico, Dale só pensou na sua segurança para garantir a da mulher que ele enfim admitiu que ama. Angie, que teve uma completa virada nos últimos episódios, o ajudou a tirar a repórter do hospital. Barbie não tinha muitos motivos para procurar a garota, já que a relação deles até então era bastante superficial, mas em um momento de desespero ela se mostrou corajosa e esperta o bastante para fazer o que era preciso, e não dá pra negar que foi divertido – e nostálgico, de certa forma – ver os dois juntos novamente, como no piloto.

Embora a série peque bastante em mostrar o caos que a cidade se tornou, este fato justifica a forma como as pessoas seguem Big Jim quase cegamente. Em um lugar fora do alcance do Estado e com sua própria configuração moral se estabelecendo, a figura de um líder é imprescindível, e Jim sabe que ter o poder absoluto em Chester’s Mill só é possível por meio da redoma. Logo no começo da série Linda, Barbie e Big Jim apareceram como possíveis focos de liderança do local. Linda foi facilmente neutralizada pela sua ingenuidade, Barbie foi pintado pelo vereador como o grande vilão de toda a história, e o caminho ficou livre para que ele usurpasse o posto de “monarca” da cidade. Nem todos, no entanto, se rendem tão fácil, e a família McAllister e seus agregados vão cada vez mais se mostrando grandes problemas para ele.

Do lado de fora da redoma, as notícias são surpreendentes: os militares sabem sobre a cúpula menor e o ovo, sobre o assassinato do reverendo Lester, têm uma missão para Barbie e talvez tenham muitas outras informações que foram cortadas quando Big Jim desligou o equipamento. Cabe aqui uma observação: Se os conflitos causados pela redoma e o impacto de seu surgimento na vida das pessoas estivesse sendo desenvolvido de forma mais adequada, notícias e interferências externas seriam pouco ou nada relevantes na trama, mas da forma como tudo tem se encaminhado, esta interação pode trazer uma dinâmica promissora para a série no futuro.

1x12

Dodee, assim como Linda, tem uma péssima intuição: ela desconfiou de Joe e Norrie, mas entregou todo o ouro justamente a Big Jim, e isso acabou custando a sua vida. A personagem nunca foi das mais expressivas e até seu relacionamento com Phill foi pouco explorado, mas não deixou de ser chocante ver Jim matar uma pessoa totalmente rendida e inofensiva. Todas as vítimas anteriores o ameaçavam direta e propositalmente, já Dodee apenas ouviu uma informação que não deveria e pelo medo que demonstrou, é de se duvidar muito que ela pudesse denunciá-lo a alguém, mas ele preferiu não correr o risco e resolver tudo à sua maneira. Jim está desenvolvendo muito melhor a sua psicopatia que Junior, que se torna cada vez mais humanizado – e limitado.

Norrie, assim como Angie, deixou de ser a adolescente problemática do início da temporada e mostrou maturidade e ousadia ao enfrentar Big Jim, mesmo numa situação tão desfavorável. Ela e a irmã de Joe têm certeza de que o político é o que há de mais nocivo na cidade e provavelmente vão se unir para tentar fazer a vontade da redoma. Talvez as duas tenham a ajuda de Junior, se ele perceber o quanto é enganado e usado pelo pai para conseguir alcançar seus objetivos.

1x12.2

O ovo dentro da pequena redoma já não é segredo para ninguém, e Linda descobrir sobre ele é extremamente problemático, porque a policial pode querer usar sua autoridade para “confiscar” o objeto e, obviamente, facilitar o caminho para Big Jim, sem contar com as possíveis punições que podem ser aplicadas a Joe, Norrie, Angie e Carolyn por ocultar algo que pode ser a chave para libertar a cidade. Se a xerife já está cega por sua ingenuidade, o desejo de se libertar e reencontrar Rusty pode ser determinante para que ela tome mais uma péssima decisão.

Tudo se encaminha para uma season finale fantástica e, apesar dos tropeços da série, o último episódio da temporada promete deixar uma grande expectativa para o segundo ano de Under the Dome. Apesar disso, há tramas que merecem ser, no mínimo, parcialmente explicadas ainda nesta temporada, como o que sairá da crisálida na mini-redoma, o que Julia fará para salvar Barbie, como Big Jim vai contornar a situação com o ex-militar e o que Junior viu na redoma. As expectativas são altas e pelo que a série tem apresentado nas últimas semanas, serão correspondidas. E vocês, leitores? O que esperam ver ainda este ano e o que acham que ficará para a season 2? Espero todos vocês na última review da primeira temporada!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×