Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Under the Dome – 1×13 Curtains (Season Finale)

Por: em 18 de setembro de 2013

Under the Dome – 1×13 Curtains (Season Finale)

Por: em

Com uma estreia de números expressivos e um caminho de altos e baixos, Under the Dome chega ao fim de sua primeira temporada em uma season finale que deixou o público querendo mais, e não apenas por causa do cliffhanger. Curtains, infelizmente, deixou a bola cair depois dos seus ótimos antecessores e apresentou um ritmo lento, poucas respostas e soluções preguiçosas para aquilo que resolveu.

finale-big-jim

Antes de falar do último episódio, no entanto, vale fazer um balanço sobre o que a série apresentou neste primeiro ano e o que foi, de fato, a adaptação televisiva do romance de Stephen King. Under the Dome foi na contramão de tudo o que muitos leitores esperavam da série: os problemas que apareceriam por causa da redoma foram citados, mas não explorados a fundo – a epidemia, a falta de recursos, a baixa qualidade do ar – os personagens, que prometiam muitas camadas, foram se tornando cada vez mais lineares e o maniqueísmo entre Big Jim e Barbie atingiu seu ápice neste último episódio.

Por outro lado, as cenas de ação foram bem executadas e os episódios baseados na tensão e nos mistérios foram os melhores da temporada, o que dá uma dica aos roteiristas sobre o que funciona na tela. Personagens promissores como Linda e Junior decepcionaram e, apesar de terem rendido algumas boas cenas, se tornaram pouco relevantes para o desenvolvimento da trama. Já Norrie e Angie fizeram o caminho oposto, indo de adolescentes alienadas e irritantes a peças fundamentais para a dinâmica de vários núcleos.

Big Jim despontar como o único e grande vilão da série empobrece bastante o enredo, que poderia mostrar os limites da moral e do caráter humano diante de uma situação extrema. Todos em Chester’s Mill são imaculadamente bons, cristãos, justos, e as atitudes ruins que tomam se justificam porque estão sendo manipulados pelo vereador-ditador. Montar uma forca para executar Barbie em praça pública com a desculpa de que Deus aprovaria aquilo foi quase inacreditável.

finale-redoma

Curtains começou com o “emocionante” resgate da borboleta monarca da mini-redoma, com a cúpula maior se tornando escura. A imagem panorâmica da redoma mostrou bem o local destruído pelo míssil, que representa apenas uma pequena área da cidade – o que explica o questionamento de alguns espectadores sobre outros locais fora da redoma com a paisagem intacta. Linda é facilmente enganada por Joe e Norrie (alguém mais riu?) e Junior acaba cedendo em ajuda-los no que resulta na quebra da pequena redoma e na descoberta de que Julia, na verdade, é a monarca.

O resgate de Barbie não serviu para muita coisa, já que Junior, com sua eterna indecisão, o capturou novamente. Nem mesmo as cenas de Dale com Big Jim mantiveram o nível dos embates anteriores e os diálogos pareciam mais uma forma de mastigar ao espectador as intenções do vereador do que uma conversa real. A cena do político com Junior, com a revelação de que ele havia, de fato, matado pessoas foi decepcionante. Junior até então não parecia disposto a ser enganado pelo pai e mais do que isso, ameaçou Jim caso descobrisse que estava sendo usado, mas com meia dúzia de palavras em voz mansa, os dois parecem ter selado uma cumplicidade plena entre pai e filho que jamais existiu.

Alice reapareceu como uma projeção daqueles que foram responsáveis pelo surgimento da redoma. Foi uma aparição rápida, que não disse muito, mas conseguiu fazer Julia compreender que precisava proteger o ovo de pessoas como Big Jim, com isso, a ruiva decidiu jogar o misterioso objeto no lago, o que, aparentemente, significaria abrir mão de Barbie. Se ela tinha planos maiores ou não, só saberemos no próximo ano, mas a ação gerou uma das cenas mais bonitas e visualmente impressionantes da série com as estrelas cor-de-rosa subindo ao céu (da redoma) e caindo, no clarão apoteótico que fechou as cortinas da primeira temporada.

finale-joe-norrie-angie-julia

A curiosidade na cena final, de saber se Junior puxará ou não a alavanca ou se a redoma se manifestará de alguma forma para salvar Barbie, fica para o ano que vem. Os índices de audiência do primeiro ano foram ótimos para a CBS, mas a irregularidade na qualidade da trama e a falta de respostas esperadas pelos fãs neste último episódio podem representar uma evasão da audiência para o retorno no próximo ano. Ficou satisfeito com esse desfecho? Pretende voltar para a segunda temporada? Compartilhe suas impressões nos comentários! E é claro, muito obrigada a todos que acompanharam, opinaram, se revoltaram ou vibraram com a série junto com as reviews. Até a próxima!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×