Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

White Collar 2×09 – Point Blank (Summer Finale)

Por: em 10 de setembro de 2010

White Collar 2×09 – Point Blank (Summer Finale)

Por: em

Se eu já adorava Neal Caffrey, depois desse episódio eu não sei bem o quanto isso cresceu. Neal não cede. Não hesita. Não reluta. Ele faz aquilo que ele quer fazer, o que ele sente que precisa fazer. Ele não costuma fazer concessão nenhuma quando quer muito uma coisa. Usou seus conhecimentos do F.B.I para armar todo o plano que resultou no retorno de Alex, no roubo da caixa da música, no reaparecimento de Fowler e em um misterioso assassinato. Sem contar o fato de o cara ter enganado (por que não dizer dessa forma?) aquele que o tirou da cadeia e lhe deu sua confiança. Neal driblou o rastreador sem pensar duas vezes. Tudo por causa de Kate, seu calcanhar de Aquiles. Moça que, aliás, vem se revelando cada vez mais suspeita.

Aquele papo do plano furado de forjar a morte e viver feliz pra sempre não me convenceu um minuto sequer e eu duvido muito que essa menina esteja mesmo morta. Pra mim, Kate não só está viva como também tem rabo preso nessa história toda de Fowler, a esposa e a caixa de música. Não dá pra descartar também a possibilidade do Fowler ser um grande mentiroso que está jogando com Peter e Caffrey. Mas eu acreditei no cara. Acho que ele falou a verdade e que existe mesmo alguém maior por trás de tudo isso. E ainda acredito que, se Kate não tiver nada a ver com isso e estiver mesmo morta, alguém que conhecemos é que vai se revelar o mentor. Esperar e ver.

Eu achei essa summer finale MUITO boa, de verdade. (Tá que todo mundo já notou isso…) Conseguiu me prender do começo ao fim, além de me deixar de boca aberta em vários outros. O bacana é que não tivemos um caso da semana e ganhamos quarenta e dois minutos de ação, tensão e aprofundamento da trama central. Eu esperava uma resposta mais clara sobre a tal caixa de música, mas fiquei satisfeito. A ideia de um código escondido em notas sonoras nunca havia passado pela minha cabeça, de modo que eu abri um sorriso de ponta a ponta quando o Moz chegou a conclusão de que era um enigma dividido em duas partes.

Não tive a oportunidade de falar isso ainda, mas agora é hora: Eu adoro a Alex. Acho todas as participações da garota excelentes e a química dela com o Neal também não deixa a desejar. A gente consegue sentir as faíscas soltando de cada ironia trocada. Eu iria ficar muito feliz de ver a Alex ajudando o Neal nas missões dele, mas entendo que um dos charmes da personagem é esse aparecer e desaparecer súbito. Eu ri muito quando o Peter e a Diana invadem o apartamento achando que ela vai matar o Neal e ela simplesmente tira um bloco de anotações da bolsa. Por um momento, eu cheguei a acreditar que ela fosse mesmo do outro time. Mérito da série.

O plano do Neal de expor a caixa para atrair o Fowler foi muito bom e eu fiquei satisfeito com todas as cenas dessa sequência, desde a Alex roubando o instrumento até o Neal completamente insano. Mesmo que eu acredite no que o Fowler disse, ver Caffrey completamente transtornado e quase atirando no ex-agente lavou minha alma. E o “quase” aqui tem uma grande importância e é mais uma prova do poder de influência que Peter exerce sobre Neal. Lá no começo da review, eu disse que Neal não costuma fazer concessões. Pois é, ele não faz mesmo até que o Peter consiga mudar sua mente. E nós sabemos que ele consegue. Eu gosto muito dessa relação entre eles, até porque é claro que a recíproca é verdadeira e eu acho que isso vai ser bem importante futuramente.

Eu não sei se o Mozzie morre ou não, mas sei que aquela cena final do tiro me fez abrir a boca e soltar um palavrão gigante. Aquele sangue me perturbou. Por um lado, perder o personagem seria astronômico para a série, especialmente no lado cômico. Por outro, seria uma prova da capacidade de superação de White Collar. Mas se eu pudesse escolher, é claro que teria Moz por bem mais tempo. Tudo parece estar ligado. O cara da loja foi assassinado porque interpretou o segredo da caixa. Mozzie foi baleado porque estava investigando. Eu não sei como tudo isso vai se resolver e resultar em uma resposta, mas eu confio na série.

Esse hiatus, definitivamente, vai ser bem mais longo do que eu imaginava.


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×