Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

White Collar – 4×04 Parting Shots e 4×05 Honor Among Thieves

Por: em 22 de agosto de 2012

White Collar – 4×04 Parting Shots e 4×05 Honor Among Thieves

Por: em

Nos dois últimos episódios de White Collar,  a  trama dessa 4ª temporada começou a tomar rumo e sentido. Mas antes de falar da investigação de Neal sobre o verdadeiro passado do pai, vamos relembrar todo caso do episódio Parting Shots, que contou com a volta de Sara após a fuga de Neal e ainda teve a participação de Laura Vandervoort como uma viúva suspeita de participar da morte do marido para ficar com a herança.

Não é a primeira vez que eu afirmo que um dos destaques dessa série é a forma como os relacionamentos entre os personagens são explorados. E dessa vez podemos ver como Sara lidou como a decisão de Neal em ir embora deixando todos para trás. Como era de se esperar, além de ter que trabalhar com o ex, Sara ainda teve que lidar com Sophie Covington, a viúva que Neal precisa se aproximar pra encontrar o verdadeiro culpado pela morte do milionário.

Peter ainda em suspensão, consegue autorização para atuar como consultor do FBI,  graças ao seu conhecimento sobre o caso. Interessante como essa questão foi muito bem trabalhada. A felicidade de Peter ao receber o convite de Sara; as piadinhas de Neal sobre o amigo estar na posição de consultor assim como ele e a decisão de Peter em “cruzar a linha”, ignorando as ordens do supervisor do setor de evidências.  Não é a primeira vez que a série coloca Peter pra viver um pouco do lado Neal.

 A resolução do caso foi simples e dentro dos padrões da série. Até porque o foco do episódio era a relação entre Sara e Neal. Todas as alfinetadas, conversas e suposições entre os dois indicaram que a relação deles realmente foi encerrada, o que não significa que não veremos mais a personagem nessa temporada, uma vez que ela confessou a Neal que pretende investigar  a vida de sua irmã e onde ela se encontra após ter fugido.

Peter é reintegrado a divisão, com direito a um brinde entre amigos, onde mais uma vez a química entre os personagens é apresentada com louvor. Quando tudo parece entrar nos trilhos na vida profissional de Neal, ele precisa lidar com o atentado a única pessoa capaz de lhe dar as respostas que ele procura sobre seu passado. Com a morte eminente de Ellen, fica evidente que tem muita coisa escondida sobre quem realmente foi o pai do vigarista.

Honor Among Thieves apresentou o melhor episódio dessa temporada. Todos sabem que Neal sempre dá um jeito de conseguir o que quer. Foi assim quando ele se ofereceu pra ser consultor do FBI, pra poder investigar o paradeiro de Kate no início da serie; e quando ele conseguiu manipular Peter e todos em sua volta ao esconder um tesouro na 3ª temporada. De alguma forma Neal sempre dá seu jeito. Sua obsessão agora, além de descobrir a verdade sobre seu passado é encontrar o assassino de sua amiga Ellen. Neal se ver em conflito ao ter que escolher as informações sigilosas ou a confiança de Peter. A grande questão desse episódio é deixar clara essa dualidade que existe na personalidade de Neal.

Enquanto Neal se vê cada vez mais distante de encontrar Sam (o policial amigo de Ellen), uma vez que o FBI não tem acesso aos arquivos, Peter trabalha na investigação de um possível assalto a um museu de arte. A ladra dessa vez era mais esperta que o de costume, o que trouxe uma dinâmica interessante a todos os núcleos da série. White Collar raramente foge do seu lugar comum, mas quando isso acontece nos presenteia com episódios intrigantes como esse. Neal não era o galanteador da vez, porque Abigail estava interessada em Diana, que raramente recebe destaque para a sua vida pessoal.

Ao notar que seu plano está em risco, Abigail logo consegue as informações sigilosas que Neal tanto quer e em troca o chantageia para que o próprio Neal roube a arte. As dúvidas sobre o caráter e fidelidade de Neal a Peter começam aí. Afinal ele teria que assaltar o museu no meio de uma operação do FBI, na cara de Peter. Uma traição sem tamanho. Se no primeiro momento, achamos que Neal não vai ceder a chantagem e contar tudo ao amigo, rapidamente vemos esse outro lado do vigarista acostumado a dar um jeito de ter tudo o  que quer.

O caso da semana estava diretamente ligado a trama principal da temporada, uma vez que eram as informações sobre Ellen que estavam em jogo. Neal e Mozzie elaboraram mais um plano perfeito e ver a execução dele em plena ação do FBI foi uma bela jogada, cheguei a ficar tensa com medo de Peter chegar a qualquer momento e pegar Neal no flagra. Quando a série é caracterizada por resoluções fáceis e atitudes previsíveis, esses momentos em que você acaba se surpreendendo com as atitudes dos personagens agradam muito o telespectador. Neal traiu a pessoa que mais confiou nele.

 Peter, ao desconfiar que foi traído pelo amigo, pela primeira vez lamenta tudo o que fez pra trazê-lo de volta. E não pensa duas vezes em dar o flagrante e prender o parceiro. Nós sabemos que Neal foi chantageado, mas errou em não confiar em Peter. Quando Neal rejeitou o pen drive e ligou pra Peter denunciando Abigail, o plano dele ficou óbvio: Uma vez Abigail presa, o pen drive se tornaria uma evidência fácil de ser roubada e ele ganharia pontos com Peter.

A confiança abordada durante do episódio foi explorada até a última cena, quando  próprio Peter questiona se tudo não foi um plano do parceiro. A verdade é que já estamos na 4ª temporada da série e Peter ainda não se sente seguro para confiar em Neal, justamente por momentos como esse, onde mais uma vez é comprovado que no fim tudo sai do jeito que Neal Caffrey quer. Pelo visto, ainda veremos mais conflitos na relação entre eles, principalmente por ter ficado claro que Peter vai testar a lealdade do parceiro.

Neal está obcecado em descobrir o que o assassino de Ellen e não medirá esforços para isso. E nós já vimos antes que quando ele quer muito fazer a justiça do seu modo, atualizar Peter dos seus passos é a última coisa que ele pensa. O que ele não sabe é que o amigo está de olho em todos os seus passos e ainda desconfiando das reais intenções de Neal. Finalmente a 4ª temporada de White Collar começou!

PS.: Pessoal, perdão pelo atraso das reviews. Tive alguns imprevistos pessoais durante as duas últimas semanas. Tentarei evitar ao máximo que isso aconteça novamente.


Pollyanna Barreto

Vitória da Conquista / BA

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×