Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Wilfred – 1×04 Acceptance e 1×05 Respect

Por: em 27 de julho de 2011

Wilfred – 1×04 Acceptance e 1×05 Respect

Por: em

“Happiness can only exist in acceptance”

George Orwell

Acceptance foi um episódio estranho pra mim. Não gostei de vê-lo, de verdade. Parei milhões de vezes durante os pouco mais de 20 minutos para fazer outras coisas, simplesmente porque não estava me sentindo confortável em assistir a história do abuso sexual de Wilfred.

A única cena que me fez rir e lembrar o porquê de ter gostado do seriado foi Wilfred chamando os cães de bobos por correrem atrás de seus rabos e depois fazendo exatamente o mesmo. Foi genial e me arrancou risadas. Mas de resto… claro que o foco do episódio não era o abuso sexual, e sim a relação de manipulação entre Wilfred e Ryan para fazer este último entender a sua relação com a irmã Kristen, mas o mote me incomodou muito. Não sou alguém que vê graça nesse tipo de piada.

Enfim, colocando isso de lado, foi legal ver Ryan dando a volta por cima e conseguindo explicar para Kristen que ela não tem que ser a “mãe” dele. E foi bonito vê-la entendendo isso. Quando ela disse que, fazendo isso há tanto tempo, não tinha certeza se saberia não fazer, deu pra ver que não é maldade dela tentar controlar a vida do irmão, é apenas costume. Mas ela decide tentar, mesmo sabendo que “não adianta ensinar truques novos para cachorro velho”.

“Seek respect mainly from thyself, for it comes first from within.”

Steven H. Coogler

No episódio sobre respeito, tudo o que não vimos foi Wilfred respeitando alguém. Mas, contra a história do estupro do episódio anterior, confesso que gostei bastante de Respect. Desta vez sim, me pareceu uma história bizarra e de humor negro, mas não ofensiva e de mau gosto como a anterior.

Claro que precisamos abstrair tudo isso, porque o foco dos episódios é sempre fazer Ryan crescer. Como neste, em que Wilfred faz um monte de loucuras apenas para Ryan entender que a única pessoa que precisa aceitá-lo é ele mesmo. O protagonista tem um degrau na escada do crescimento pessoal para subir a cada episódio, e ele vem se transformando numa pessoa muito mais bem resolvida.

Rashida Jones apareceu neste episódio como a enfermeira que acredita que Wilfred tem poderes sobrenaturais e pressente a morte dos velhinhos do asilo em que Ryan resolve se voluntariar apenas para impressionar Jenna – objetivo que parece ter conseguido alcançar. A presença das duas atrizes na maior parte do episódio trouxe a leveza em dose perfeita à história da semana.

Quando a enfermeira que não gostava de Wilfred acabou se suicidando, eu realmente achei que estava indo pro lado do mau-gosto novamente, mas a salvação veio com a carta de suicídio e Ryan perguntando se a letra parecia ser de um humano. A melhor parte? “Thunder!!!!!” “How did you do that???” “Lucky coincidence!!!”. Genial. Espero que Wilfred volte a me trazer risadas e não a sensação de clima pesado com que fiquei ao final do quarto episódio.


Luana Lied Zapata

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

×