Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

RuPaul’s Drag Race – 9×08 RuPaul Roast

Por: em 15 de maio de 2017

RuPaul’s Drag Race – 9×08 RuPaul Roast

Por: em

Existem desafios que claramente são feitos para que alguma queen se destaque. Mas quem imaginaria que a segunda rodada de insultos seria o ponto de virada no jogo de uma queen tão fofa quanto Peppermint?

Reprodução VH1

Todo mundo tem sentido falta dos mini-challenges nesta temporada, mas eles não deixariam de fora um dos clássicos da Drag Race, então hora de reabrir a biblioteca, bitches! Sasha e Peppermint começaram bem, mas não demorou muito até que a “roda de leitura” se mostrasse uma das mais fracas da história do programa. Muitas piadas constrangedoras, repetidas de outras temporadas, piadas de gordo, piadas sobre fedor… Elas já eram top 8, tiveram tempo suficiente para se conhecerem e pensarem em coisas mais criativas sobre as coleguinhas além de gongação genérica. Inclusive, achei a leitura de Peppermint bem mais original e divertida que a da Valetina, que ganhou o mini-challenge.

Alexis não gostou dos comentários sobre seu corpo, principalmente os de Farrah – que já mostrou desde aquele momento que não sabia brincar de gongar sem ofender – mas adorou falar dos dentes de Shea. Mereceu o corte que Ru deu na workroom. A escolha de Valentina para a ordem das apresentações foi muito inteligente. Colocou Shea para começar porque a receptividade do público ao show depende muito de um bom início. Se colocou depois de Sasha porque no episódio passado ela não tinha se saído muito bem com o timing de comédia, então isso poderia fazer a sua apresentação parecer melhor. E já que Alexis se ofereceu  para a posição ingrata de encerrar o show, evitou atrito com as outras e atendeu o pedido.

Sou suspeita para falar, porque adoro Michelle Visage. Sharon Needles interpretando ela no Snatch Game ainda é minha performance favorita daquele desafio clássico, então material eles tinham de sobra para um Roast épico… que ficou só na promessa mesmo.  Sempre existe aquela dúvida do quanto a edição foi tendenciosa para embasar as decisões dos jurados, mas a escolha dos destaques positivos, negativos e das queens salvas foi bastante justa, considerando o que nós assistimos.

Reprodução VH1

Shea já está com metade da cabeça enfiada na coroa, e adicionou mais uma estrelinha de top ao seu histórico brilhante. Começar o show não é uma tarefa fácil, mas ela tirou de letra, e se tivesse sido um pouco mais caprichosa com o look da apresentação, talvez até vencesse novamente. Sasha apostou em um humor um pouco menos convencional, mas que conquistou a plateia e combinava perfeitamente com o visual cult – e lindo! – que escolheu. Mas Peppermint realmente roubou a cena. É claro que o fator sorte ajudou, quando ela caiu depois de uma série de apresentações meio ruins e fez todo mundo rir novamente, mas isso não diminui seu mérito em nada. Pepper foi implacável, mas sem perder a doçura e o carisma que são a sua marca registrada. Suas piadas faziam todos rirem juntos, inclusive quem estava sendo gongado, e esse é – ou deveria ser – o verdadeiro objetivo do humor. Como se não bastasse, estava com o seu melhor look na competição até hoje.

Valentina não foi de todo ruim, e de fato se Sasha não tivesse se saído bem, talvez ela parecesse ainda melhor. Mas o sotaque dificultou o entendimento das piadas e o look não era bom. Nina também passou perto do top3, mas faltou um pouco de ritmo à sua apresentação para competir com Shea, Sasha e Peppermint. Farrah foi uma catástrofe. Um monte de ofensas gratuitas que não tinham absolutamente nada de engraçado, criativo ou memorável.  E se Farrah não entendeu que tinha que ser engraçado, Alexis não entendeu que precisava ser ferina. Sua apresentação foi um compilado de “””piadas””” internas tão internas que só ela entendeu. Vestir uma roupa verde: ok. Se pintar toda de verde e não criar nenhum personagem ou citação a isso: não ok. Trinity também fez piadas ruins, mas pelo menos tinha um conceito por trás do look que se conectava ao seu roteiro. Alexis, não.

O lipsync Glinda x Elphaba foi bastante esquecível, e não sei se me incomodou mais a Farrah sacudindo a saia e mostrando a calcinha o tempo inteiro, a Alexis tentando espacar e caindo que nem uma jaca no front split, ou a produção, que perdeu a chance de fazer elas dublarem Defying Gravity.

Reprodução VH1

O que não foi nada esquecível foi o Untucked! E se no episódio principal Peppermint foi a estrela, nos bastidores Nina é que chamou a atenção, só que por ser a escrotiane da semana. Enquanto Valentina se chateou com a posição de safe, mas assumiu a responsabilidade pela apresentação mediana, Nina mais uma vez se colocou como injustiçada, como se tivesse de fato sido a melhor. Sobrou até para Shea, que sempre a defendeu, a acusação de que estaria falando dela pelas costas, e aí o kissuco ferveu de vez, em um daqueles barracos que a gente a-m-a, com Xêculê colocando a (ex?) amiga no devido lugar, Trinity aproveitando o barraco com seu drink de canudinho e Alexis retirando discretamente o fone de ouvido para não perder nenhum detalhe.

Algumas observações:

– Com a vitória de Peppermint, todas as queens do top 7 têm pelo menos uma vitória agora.

– Com a eliminação de Farrah, nenhuma das queens eliminadas até o top 7 venceu um desafio.

– Todas as queens deixaram uma cartinha para a Farrah… menos a Nina.

– Estavam reclamando que a Tamar não estava aceitando as piadas sobre ela no Roast, mas, como bem disse Shea, ninguém fez nenhuma piada decente sobre ela.

– Ru, dá duplo sashay away na Alexis e na Nina, nunca te pedi nada!

– Gente, o que era aquele peito verde sobrando da Alexis??? Eu tô sem entender nada até agora, mas vai ver que é mais uma referência oculta que só ela entende, né?

E você, o que achou do episódio da semana? Deixe seu comentário e até a próxima!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×