Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scandal – 4×05 The Key

Por: em 30 de outubro de 2014

Scandal – 4×05 The Key

Por: em

Neste quinto episódio de Scandal, Shonda Rhimes retomou o caso de Catherine, amiga de faculdade de Olivia e Abby, apresentado no quarto episódio. Catherine tinha procurado Olivia Pope para encontrar sua filha, Caitlin, mas devido ao relacionamento sexual que mantinha com o namorado da filha, ela acabou sendo acusada pela morte dela.

Então, Olivia Pope aproveitou o tempo livre que tinha para se dedicar ao caso, já que estava sendo “evitada” constantemente por seu namorado, Jake Ballard.

Na verdade, Quinn foi a única pessoa que se interessou pelo caso, porque com Jake detido no Pentágono, ninguém estava curioso para saber onde a amiga de Caitlin tinha escondido a chave e porque Dan Cubiak queria matá-las. O triste é perceber que apenas a Quinn está interessada nos casos em geral da Olivia Pope & Associates e que a parte mais interessante de Scandal ainda está na Casa Branca.

scandal-the-key-jake

Então, vamos para a parte que interessa: o destino de Jake Ballard, que está sendo acusado pela morte de Jerry Grant. Por isso, o namorado de Liv foi detido no Pentágono para ser interrogado e confessasse pelo crime que não cometeu. O Presidente Fitz queria a confissão para que ele pudesse ser julgado conforme as leis dos Estados Unidos e não pelas leis da B613.  Jake, de certa forma, sabia disso e fez de tudo que estava a seu alcance para ver Fitz, para que ele pudesse explicar para o presidente quem realmente tinha ordenado a morte de Jerry.

Fitz decide ceder à vontade de suposto assassino e começa o interrogatório de uma forma “descontraída”: pede para que Jake termine sua “greve” de fome e até canta “Sitting on The dock of the bay”. Mas depois, Fitz mostra que acredita sim, que Jake matou Jerry e insinua um pouco de ressentimento por saber que ele viajou com Olivia.

scandal-jake-fitz

A leitura que Jake fez da posição de Fitz, é a mesma que faço. O Presidente é levado pela emoção e pela paixão por Olivia, sempre foi, mas ignorar duas temporadas dos “esquemas” de Rowan Pope e não duvidar por nenhum momento é inocência. E parece que a inocência está dominando muito as pessoas importantes do governo em Scandal, como o próprio Fitz, Cyrus e Rosen.

Os interrogatórios de Jake foram os melhores momentos de The Key, pois mostraram dois personagens masculinos da série e os dois amores de Olivia tomando decisões que independem das ações da protagonista da série. Jake estava seguindo esse caminho desde que voltou e acho que o personagem dele é o que mais evoluiu nas últimas temporadas da série. Mas, é uma surpresa que Fitz tenha partido para um embate, até mesmo físico, pois ele sempre foi o personagem mais passivo de Scandal e sempre agiu conforme os argumentos de outras pessoas.  

Do outro lado da moeda passional, Olivia não sabia que Jake estava preso no Pentágono, mas chegou a confessar para o pai que não sabia se o quê ela estava sentindo era algo de namorada possessiva ou algo indicava que ela deveria procurá-lo e salvá-lo. Olivia só descobriu o que aconteceu com ele depois que Cyrus foi até sua casa e disse que Jake era culpado pela morte de Jerry.

scandal-the-key-olivia

Claro que Olivia desconfiou de seu pai e foi interrogá-lo. Claro que Papa Pope negou e disse que Jake era culpado sim. Além disso, Rowan acusou Olivia de ter matado Jerry, porque queria que Fitz ganhasse as eleições.

Olivia, diferente de outros momentos, ignorou sua intuição e aceitou os fatos postos. Logo, temos mais uma inocente para se juntar ao grupo. Olivia conhece seu pai, mas foi facilmente convencida por seus argumentos, provavelmente porque se sente culpada pela morte de Jerry. Mas espero que seja apenas um momento de aceitação de Olivia, porque infelizmente, não vejo outra saída para Jake, senão a ajuda de sua amada.

Mellie, ao contrário, aceitou bem o fato que Jerry foi morto por alguém. Para ela, isso mostra que a morte do filho não foi em vão e ele pode ser considerado um “soldado”. Fitz ficou irritado com essa reação e pediu para que ela voltasse a ser a primeira dama que ela sempre foi.

Independente de Mellie voltar aos velhos tempos, ela foi o melhor personagem da série até agora. Desde seus momentos de extrema sinceridade à aos momentos tocantes no túmulo do filho. Sentiremos sua falta, Drunk Mellie, Smelly Mellie e Screw everything Mellie! Welcome BackFirst Lady!

scandal-the-key-fitz-mellie

Considerações finais

  • Finalmente tivemos uma continuidade para a história de Huck com a sua família. Aparentemente, ele esteve vigiando sua esposa, Kim, durante esses seis episódios com esperanças de ver o seu filho, Javi. Mas, Kim não acredita no que o Gladiator diz e por enquanto, ele não poderá ver seu filho. 
  • Rosen realmente acreditou que as ações dele não teriam consequências? A sua tentativa de ser Olivia Pope resultou na morte de alguém e em momentos losers e alcoólicos, nada mais do que isso. Ainda continuo esperando mais dele.
  • De alguma forma, Rosen serviu para unir Abby e Olivia. Estou esperando uma posição de Abby em relação à Jake que resgate a esperança de Olivia.
  • Quando Cyrus não está sendo enganado pelo “garoto de programa”, ele está sendo grosseiro com alguém. Dessa vez, a vítima foi a própria Olivia que ouviu que ele dançaria no túmulo de Jake. Entendo o ressentimento, mas ainda estou esperando mais dele nessa temporada.

scandal-the-key-olivia-abby

An Innocent Manpróximo episódio de Scandal, será transmitido no dia 30 de outubro na ABC. Enquanto isso, conte nos comentários o que achou desse episódio depois de assistir a Promo!


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×