Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scandal – 4×12 Gladiators Don’t Run

Por: em 17 de fevereiro de 2015

Scandal – 4×12 Gladiators Don’t Run

Por: em

Quando começamos a assistir uma série dramática nós aceitamos o nonsense que pode vir junto com ela. Por mais realista que a série seja, em algum momento vamos pensar “Ow, isso nunca aconteceria na vida real, mas vou continuar assistindo para ver onde isso vai dar!”. Porque não importa quão realista a série pode ser, mas quão honesta ela vai ser com a sua própria história e seus personagens. Com Scandaleu já usei a frase “Ow…” mais vezes do que gostaria. B613? Ok! Mãe terrorista? Ah, tudo bem! Vou continuar assistindo para ver onde isso vai dar, afinal eu já sou uma gladiadora e “Gladiators, don’t run!”

Scandal-GladiatorsDontRun-Olivia

Mas ao chegar ao final desse episódio, eu realmente me perguntei se Scandal poderia ter chegado ao limite e se entregado totalmente ao nonsense. O sequestro de Olivia era um plot crível, mesmo que o Presidente dos EUA representado na série da ABC por Fitzgerald Grant não pudesse começar uma guerra tão facilmente sem a aprovação do congresso. A ideia de leiloar Olivia parecia provável, mesmo sendo difícil acreditar que criminosos ou inimigos da nação americana pudessem abrir a carteira pela ex-secretária de imprensa da Casa Branca e amante do Presidente. Porém, quando Fitz começou a discursar sobre o porquê ele precisava resgatar Olivia e uma música patriota começou a tocar ao fundo, Scandal pareceu falso.

Eu não duvidava das histórias dessa quarta temporada porque eram situações que Olivia poderia lidar facilmente. Talvez o sequestro fosse algo que desse mais trabalho, mas eu algum momento sabíamos que Olivia iria resolver esse problema porque a Gladiadora não é passiva e nunca foi.

Em Run e Where’s the Black Lady, vimos Olivia se recusando a ser a vítima e dominando a situação aos poucos. Porém, o que aconteceu nesse episódio foi o oposto. Olivia foi sendo colocada em um lugar onde ela não tem voz ou poder. Ela tinha dominado Ian, então Gus foi lá e colocou um tiro na cabeça dele. Então, era só Olivia conversar com os técnicos de informática usando um pouco de Olivia-talk, mas eles só queriam dinheiro mesmo.

scandal-olivia-gladiators-dont-run

Então, o que resta para Olívia era ser salva. Mas se usarmos o discurso de Fitz acompanhado por um música patriota para justificar o resgate de Olivia, Scandal perde todo o seu sentido.

We have to get Olivia back, not just because I love her, because having her there is a threat to national security. There are soldiers who will never comeback home because I’m trying to get her back. Someone’s father, someone’s husband. I have killed some mother’s son trying to get her back. – President Fitzgerald Grant

É exatamente porque Fitz ama Olivia que ele vai resgatá-la, porque sempre foi assim. Foi pelo amor de Olivia que Jake resolveu derrumar a B613. Foi pelo amor de Olivia que Papa Pope prendeu Huck, Jake e Mia, matou o filho do Presidente e mais outras pessoas. Não há nada realmente especial em Olivia que justifique guerras ou mortes. Então, quando Scandal cita os cidadãos americanos estão morrendo pela amante do presidente, apenas pensamos em como estamos sendo enganados por esse plot. 

Não há razão para Scandal ser maior do é. Não há razão para brincar com a vida de cidadãos ou colocar Irã no jogo. Scandal é relevante por outros motivos e a maioria deles é por causa de Olivia Pope, uma protagonista feminina, negra, forte que vem dominando a audiência americana há quatro anos. Ou seja, não queremos Olivia sendo vitimizada, queremos ver os sofrimentos, paixões e superações dessa personagem.

scandal-mellie-gladiators-dont-run

Outras considerações: 

  • Mellie for President? A Primeira Dama expressou esse desejo para seu marido e foi muito bem recebida. Pelo jeito, vamos ver Mellie se ajustando na Casa Branca para encaminhar sua candidatura.
  • Poor Abby! Desde a volta da midseason, Abby não ganhava espaço. Em Gladiators, Don’t Run, ela ficou chatiada por ter sido excluída das notícias sobre o sequestro de Olivia. Ainda falta muito para ela ganhar o espaço que merece dentro das confusões de Scandal.
  • Poor Huck? As vezes decidem resgatar a obcessão de Huck por violência, falar sobre e julgar isso. É estranho que essa atitude sirva tanto para diversão quanto para momentos dramáticos da série.

E vocês? Gostaram desse episódio? Deixe seu comentário!

 

 


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×