Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scandal – 5×04 Dog-Whistle Politics

Por: em 21 de outubro de 2015

Scandal – 5×04 Dog-Whistle Politics

Por: em

Lucky, sassy, ambitious, well spoken, well mannered, articulous, shrill, calculating, over confidence, secreative, urban, hot blooded, thug politics, arrogant… essas e outras palavras foram usadas pela imprensa americana para criticar Olivia Pope e destacadas por Marcus Walker – agora, um gladiator-, Quinn e até mesmo Huck para apresentar o tema do episódio dessa semana. Dog-Whistle Politics, segundo Marcus, é quando a mídia usa as palavras citadas para descrever uma mulher negra. Para a audiência branca, essas palavras não significam nada e é assim que a imprensa consegue usar um racismo implícito. Mas para o público negro, é claro que eles querem dizer que “Olivia é [insira alguma daquelas palavras aqui]… para uma mulher negra”.

Com essa estratégia, Marcus liderou o contra-ataque à imprensa que tentou definir em um episódio, o que Scandal tenta há cinco temporadas: quem é Olivia Pope? Dog-Whistle Politics traçou com um especial de televisão (que foi ótimo para ver Eli com bigode) os passos de Olivia desde sua criação por Eli Pope à campanha de Fitz. Seguindo a sugestão jogada por Abby na coletiva de imprensa, a mídia desenhou Liv como um plano de sucesso. 

scandal-5x04-marcus-walker

Para o bem e para o mal, Scandal conseguiu fazer um episódio sobre Olivia Pope sem a participação efetiva da protagonista, que ficou trancada no seu apartamento, comeu pipoca, bebeu vinho e descobriu que a internet pode ser maldosa (#chocada). Para o bem, porque é interessante ver como a série da ABC pode se virar sem sua personagem principal. Para o mal, porque isso não funciona efetivamente.

A excitação do episódio ficou por conta de Marcos que aceitou a proposta de emprego de Quinn e dominou a OPA. Mesmo com pouco tempo dentro da empresa, ele mostrou que pode ser a energia que estava faltando para o grupo, que com Olivia no centro dos escândalos não tem muito o que fazer além de beber vodka e contar piadas sobre agentes secretos.

Aos outros personagens, só restou aguentar e lidar com a repercussão da traição de Fitz, que aparentemente foi a gota d’água na administração do presidente porque todos pedem sua cabeça nesse episódio. Nem preciso entrar no mérito que entre todas coisas ruins que Fitz fez na presidência, ter um caso parece a menos pior. No entanto, faz sentido que ele seja atacado por isso porque quando Olivia está por perto, Fitz se esquece que é líder de uma nação.

Além disso, o impeachment é a oportunidade de Scandal explorar as relações políticas que extrapolam (e deviam ser sempre assim) o presidente, Abby e Elizabeth. Por mais que seja agradável ver um governo sendo guiado com tantas opiniões femininas, nós sabemos que a realidade é bem diferente. Dog-Whistle Politics mostra um pouco dessa dinâmica.

scandal-5x04-mellie

Em sua primeira semana como senadora, Mellie é chamada para participar de uma reunião com todas as senadoras para discutir o impeachment de Fiz. “The men have their own way of doing things, so we started to have ours”, explicou uma delas. Justo. Cyrus ficou surpreso que elas queiram tirar um presidente do poder porque ele tem um caso. Mas Mellie entende que é mais do que isso. Elas querem tirá-lo da Casa Branca porque Fitz quebrou sua promessa, trouxe tumulto para sua administração, distraiu o país com seu libido e a única que é atacada é sua amante.

À princípio Mellie tem dúvidas se deve dizer sim à essa ideia, mas a decisão de Fitz em chamar Olivia para um encontro parece ter a enfurecido. No fim do episódio, vemos ela convocando uma reunião para discutir a saída do presidente.

Mas, elas não foram as únicas que acham que o impeachment é o melhor para os Estados Unidos. O partido republicano, que tem um grupo totalmente masculino, tenta impor algumas mudanças a Fitz para evitar as conversas sobre tirá-lo do poder. Mas o presidente é intransigente e apenas afirma que o seu governo não é sobre fazer a coisa mais esperta, mas a coisa certa.

scandal-5x04-fitz-olivia

O plano de Fiz é admitir o romance e sair com sua namorada para um passeio sob o olhar da América. Se a mídia e a população aceitarão o non sense é outro assunto. Nós não temos outra escolha. Apesar de maluca, a atitude de Fitz até faz sentido dentro da insanidade de Scandal. 

Outros comentários: 

– Quinn contrata Marcus para ajudar com os clientes da OPA. Mas onde estavam esses clientes semana passada?

– Mellie, Fitz e os roteiristas da série lembraram que tem uma criança para criar.

– Não tem muito o que dizer sobre o discurso de Cyrus. Apenas aliviada que Mellie se livrou desse encosto.

– Vimos que Jake (ou qualquer que seja seu verdadeiro nome) tem mais da vida do que Olivia, mas não da B613. O moço tem uma esposa em Paris, que quase voltou ao mundo dos mortos nesse episódio. Jake partiu nossos corações e pediu para ela voltar aos Estados Unidos.


O que acharam da solução de Fitz para a crise política? Acham que o plano do presidente vai dar certo? Concorda que Mellie tem que apoiar o impeachment do presidente?

 


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×