Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scandal – 5×05 You got served e 5×06 Get Out of Jail, Free

Por: em 30 de outubro de 2015

Scandal – 5×05 You got served e 5×06 Get Out of Jail, Free

Por: em

Quem vive a jornada de Scandal já parou para se perguntar porque gostou tanto da sério ou até mesmo porque deve continuar. Esses momentos de reflexão não eram raros e muita gente desistiu de Olivia Pope e Cia. por achar que a série por qual se apaixonou não conseguiu manter a mesma qualidade. Essas pessoas estavam, de certa forma, corretas. Scandal não conseguia evoluir e muitas vezes vimos os personagens dando voltas nas mesmas situações. No entanto, sempre encontrei, e imagino que vocês também, motivos para continuar assistindo e eles têm nome e sobrenome. É difícil deixar personagens com quem você se importa. You got served e Get out of Jail, Free me lembrou porque eu gosto tanto da série da ABC, mas também dos plots que não funcionam.

scandal-5x05-olivia-pope

Grande parte da magia de Scandal estava em ver Olivia resolver problemas de clientes e como ela conseguia manipular a imprensa. O modelo procedural, é claro, se desgastou com o tempo e os casos da OPA hoje não animam mais, logo os roteiristas da série nos apresentaram histórias maiores. O quinto episódio resgata essa magia ao colocar Olivia na posição de cliente 

Olivia precisava apagar a imagem de “vadia” que estava sendo propagada pela imprensa e ser apresentada como namorada do presidente de maneira mais apropriada. Para isso, ela contrata Leo Bergen e a real mágica do episódio é não ter um Leo tão detestável como ele costuma ser.

A dinâmica entre Leo, Olivia e o pessoal da OPA funciona muito bem e com alguém de fora, Scandal aproveita para brincar com alguns elementos usados pela série. Olivia não pode mais se alimentar só de vinho e pipoca, a América precisa vê-la como uma humana. Ela precisa ser uma pessoa com quem o público pode se identificar e isso não é uma tarefa tão fácil.

Mas, a proposta de You got served é mostrar que Olivia pode ser verdadeira como ela sempre propôs para seus clientes. Assim, encontramos um outro motivo para continuar assistindo Scandal: Kerry WashingtonOlivia tem que fazer uma entrevista para explicar porque Fitz deu um anel para ela, mas o verdadeiro motivo é contar uma história de amor de conto de fadas. Nos primeiros momentos da entrevista Olivia abraça essa ideia e conta entre sorrisinhos e um tom amável a história do anel, mas depois ela quebra esse clima e admite a verdade. Depois de uma longa pausa, Olivia afirma que preferiria não se apaixonar por Fitz para evitar todo o sofrimento. Kerry é perfeita nessa transição da menina apaixonada para a mulher com arrependimentos e mostra a verdade do relacionamento entre Fitz e Olivia durante o monólogo.

scandal-5x05-olivia-leo

No episódio seguinte, Mellie e a atuação incrível de Bellamy Young mostram o melhor de Scandal. Get Out of Jail, Free começa com a ex primeira-dama dando um depoimento para o comitê que vai decidir o impeachment de Fitz. Mas, Mellie percebe que o interrogatório era uma cilada, Bino  e tem que usar a frase “I don’t recall” para não responder se ela mentiu sobre o que sabia sobre o caso. Rapidamente, eu me pergunto: alguma coisa vai dar certo na vida dessa mulher?

A resposta é não, claro. Mas Mellie teve grandes momentos no episódio: o primeiro encontro com Olivia, a assinatura do divórcio e o segundo encontro com a gladiator, dessa vez acompanhada por Papa Pope e Tom. As duas primeiras cenas exploram o melhor da personagem. É impossível não se comover com o diálogo sincero entre Olivia e Mellie (em uma cena que valoriza a conversa ao optar pela ausência de trilha) ou com a tensão e ressentimento presentes no discurso para o presidente (mesmo não concordando 100% com toda culpa jogada em Fitz). Momentos dominados por Bellamy. Porém, a última cena consagra o retorno daqueles que não foram e que ninguém queria de volta.

mellie-grant-bellamy-young-scandal-season-5

Só preciso fazer uma pausa para analisar as decisões de Olivia antes de criticar a série. Liv resolve que libertar seu pai assassino é uma ideia melhor do que casar o homem que ela ama. Obviamente, envolver Eli Pope em qualquer coisa é uma péssima ideia, mesmo que o noivo seja o Fitz. Porém, Olivia teme que seu casamento com o presidente a transformará numa boneca de louça, numa imagem sem vida para as pessoas observarem. Isso vem sendo explorado desde o começo dessa temporada e é destacado no desespero de Olivia ao ouvir as orientações do Serviço Secreto. Então, quando ela afirma que eles não estão preparados para esse passo, na verdade, ela não está preparada para as responsabilidades que ela terá ao lado do presidente e para as coisas que ela terá que deixar para trás. E, honestamente, Scandal também não parece estar preparada para essas transformações.

Afinal, Scandal mostrou, mais uma vez, que não está preparada para nenhuma mudança significativa. Com Eli fora da cadeia apoiando Mellie, tudo volta ao normal e voltamos a questionar porque a série não consegue evoluir. Por que Cyrus não consegue ter uma vida fora da Casa Branca? Por que Fitz não pode perder seu cargo já que ele não é um bom presidente? Por que Jake não tem uma história fora da B613? E finalmente, por que Eli não pode ficar ser preso ou simplesmente morrer? Por que, Shonda, por quê?

A presidência de Mellie é algo novo e animador, mas saber que as duas pessoas responsáveis pela morte de Jerry a ajudarão para isso não faz sentido e não é excitante. Não é à toa que muita gente desistiu de ser gladiator. 

Outros comentários:

  • Em You got served, Cyrus citou uma música da Taylor Swift durante o discurso para Fitz?
  • “So do you [have a type]. Married man.” Oh Jake <3
  • Olivia, pare de ligar para o Jake toda vez que precisa. Tá ficando feio.
  • Não podia me importar menos com as dificuldades que Fitz enfrentou para fazer o pedido de casamento para Olivia.
  • Eli consegue fingir uma arritmia cardíaca. Gente, como pode?

Qual sua opinião para os dois episódios? Feliz com a liberdade de Papa Pope? Animados com a campanha #Mellie2016? Nos conte tudo nos comentários!

 

 

 


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×