Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scandal – 5×10 It’s Hard Out Here For a General

Por: em 12 de fevereiro de 2016

Scandal – 5×10 It’s Hard Out Here For a General

Por: em

Depois de alguns altos e muitos baixos, Scandal está de volta com seu tradicional status quo para a segunda parte da quinta temporada. As peças do xadrez de Shonda Rhimes se movimentaram muito, mas conseguiram retornar às suas posições de origem e “It’s Hard out Here for a General” soa muito familiar.

scandal-5x10-olivia-quinn

Sally Langston abre e encerra o episódio teorizando sobre a obsessão pelo poder em Washington. E não é à toa. O poder (ou a ausência dele) é o tema principal nesta semana. “After all, to be empty-handed is to be powerless and, in this town, powerless means impotent. And who wants to be impotent?”, pergunta Sally. Assim, Eli lembra Olivia já nos primeiros minutos que ela tinha a América em suas mãos, Cyrus questiona se Abby consegue lidar com tanta responsabilidade na Casa Branca, Mellie escreve um livro para promover sua candidatura à presidência e Jake… bom, ele basicamente inveja a vista de Fitz e decide conquistar o posto de diretor da NSA.

É claro que não é tudo tão simples, mas o episódio 10 de Scandal consegue envolver todos os personagens e criar uma ótima narrativa com elementos já conhecidos.

Olivia e a OPA voltam ao caso da semana. Dessa vez, Diane Peters (McNally Sagal), diretora da NSA, contrata o time para descobrir quem estava por trás de um ataque hacker que teria divulgado informações sobre uma operação da Agência, chamada Project Mercury, para a imprensa. Mas Olivia erra feio e não consegue salvar ninguém: o suposto suspeito é encontrado morto em uma geladeira e a cliente é afastada do cargo.

scandal-5x10-fitz-jake

O problema deste episódio para a gladiadora tem um nome bem conhecido e passa desapercebido. Jake, mais especificamente Jacob Hamilton Ballard, é o grande vilão numa decisão bastante corajosa e inteligente porque, por mais estranho que seja admitir isso, Jake é o filho de Eli (o que torna o relacionamente dele com Olivia e todas as cenas de paixão carnal desse episódio bem problemáticas) e criação malígna da B613. Então se alguém precisava tomar a Agência Nacional de Segurança, essa pessoa tinha que ser ele. E vamos combinar que a NSA é apenas uma nova versão da B613, mas dessa vez dentro de toda legalidade democrática americana.

Outra vantagem desse plot é aliar Olivia à Mellie e dar continuação a uma história que vem sendo bem construída desde o fim da quarta temporada. Olivia é o caminho de Mellie até a Casa Branca, mas Mellie também é como Olivia pode chegar ao poder mais uma vez. É um acordo que funciona bem para elas e, narrativamente, para outros personagens também.

scandal-5x10-mellie-grant

Fitz não tem muito o que fazer. Ele está sozinho (mas não solitário, como Olivia enfatiza para Abby). Sim, ele tem que governar um país. Mas ele tentou fazer só isso durante o episódio e, sinceramente, foi um pouco entendiante vê-lo ligando para Abby o tempo todo. É claro que a história serviu mais para Abby fazer mais um discurso poderoso e a atriz Darby Stanchfield faz isso tão bem que não posso reclamar. Porém, o Presidente dos Estados Unidos precisa se preocupar com algo e Mellie é uma opção maravilhosa.

A ex primeira-dama apareceu muito pouco durante o episódio, mas foi definitivamente o elemento mais excitante porque mostra o que Scandal ainda tem de novo. Estamos prontos para uma nova corrida presidencial e, provavelmente, para Mellie como presidente.

 

Outros comentários: 

  • Alguém imitando Papa Pope sempre merece aplausos. Jake fez isso na quarta temporada e agora foi a vez de Olivia repetir o feito.
  • Aparentemente, existe um lugar em Washington que vende umas batatas chamadas Freedom Fries. Freedom Fries!!!
  • Momento You can’t sit with us: Huck diz que Marcus não pode ficar com os gladiadores mais velhos porque ele é “normal”.
  • Mellie: “I wrote it myself.”… “There was a ghostwriter.”
  • Scandal voltou com tudo em sua trilha: Tramp de Otis Redding e Carla Thomas anunciou as cenas de paixão de Olivia e Jake e Bridge Over The Troubled Water de Roberta Flack acompanhou Olivia e Abby no encontro entre amigas.

E o que você achou do retorno de Scandal? Aprova a decisão de Jake? Gosta de Mellie como candidata à presidência? Conte tudo nos comentários!

 

 

 


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×