Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scandal - Estréia Sexta Temporada

Scandal – 6×01 Survival of The Fittest

Por: em 27 de janeiro de 2017

Scandal – 6×01 Survival of The Fittest

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers pesados,

siga por sua conta e risco.

Precisamos falar sobre Shonda Rhimes. Scandal acompanha o eleitoral norte-americano. Na quinta temporada, terminamos com Mellie concorrendo, como candidata Republicana, à Casa Branca. Shonda tinha uma bomba nas mãos. A sexta temporada tinha que tratar de uma eleição, enquanto isso, na vida real, os Estados Unidos passavam por uma das mais polêmicas, cujo resultado chocou muita gente.

Como lidar quando a vida é mais estranha do que a ficção?

Deixa com a Shonda, ela sabe das coisas.

O episódio já começa no comitê de Mellie, onde estão prestes a saber o resultado da eleição. A nossa primeira dama favorita perde para Frank Vargas. Para quem não lembra, ele era o candidato “real deal” , democrata, que Cyrus colocou na corrida presidencial quando armou um sequestro. Pausa para comentar como a ficção é mais plausível do que a realidade. Shonda tinha criado um candidato que era uma caricatura de Trump, Hollis Doyle, inclusive, revendo os episódios, eu já não sei mais o que ela inventou, o que ela copiou da vida real. Só que ela ainda acredita na bondade das pessoas, e Holly é desmascarado por Olivia, por não ser assim tão extremista. O que o tira da corrida no final da quinta temporada. Ele concorria contra Mellie pela indicação Republicana, afinal de contas.

Voltamos a Mellie. Ela não acredita, não aceita a derrota. Vamos lá, Mellie, pelo menos você perdeu para um candidato decente. Olivia intercede. Ela não quer que sua candidata saia com a imagem manchada. É preciso fazer a ligação, dar os parabéns, conceder a vitória. Se ela demorasse a tomar uma atitude, a mídia diria que ela não soube perder, e, por ser mulher, que ela chorou, gritou, surtou, que ela foi uma bitch. Na vida real, Hillary teria feito a ligação, mas não fez o discurso de concessão (tradicionalmente feito antes do presidente eleito se manifestar) a tempo de evitar os comentários maldosos da mídia. Não é que Shonda tenha uma bola de cristal, é que essa é a forma como se trata mulheres no poder em um mundo machista. Independente da visão política, mulheres que exigem o que querem são loucas, surtadas, mandonas, bitches (ou estão de TPM), homens são assertivos.

American has made it’s choice and it is not you!
Olivia Pope

As cenas do cômite tem várias pistas sobre o que está se passando, Fitz anunciando que eles tinham conseguido os votos em uma cidadezinha do interior (que não acontece), Vanessa, mulher de Jake enchendo a cara, Jake ausente Antes que a gente consiga entrar muito nesse clima de perdemos a eleição – de novo -, Shondanás ataca, com um tiro no meio da testa de Vargas em pleno discurso.

Esse é o momento que a gente volta um pouquinho na aula de geografia política para lembrar sobre o sistema eleitoral dos EUA. O que acontece é que a eleição geral, pela qual Vargas tinha acabado de ser eleito, era só o primeiro passo. O que conta mesmo para eleger o POTUS (President of the United States) são os votos do Electoral College, que deve, teoricamente, seguir os votos do seu estado, mas podem seguir seus coraçõezinhos se assim quiserem – os chamados faithless electors (eleitores sem fé). Na teoria, com o candidato eleito morto, eles poderiam eleger diretamente quem bem entendessem. Claro que muita coisa entra em jogo e o povo tem que sentir que seu voto foi respeitado, ou pode haver uma desestabilização da democracia.

Scandal - Estréia Sexta Temporada

Para quem acompanha a série, os principais suspeitos são óbvios, Papa Pope – sempre! – e o próprio Cyrus. Alguém colocaria acima do Cy matar pela presidência? Olivia vai primeiro falar com o pai – daddy issues – e descarta sua participação, depois vai encontrar o próprio Cy e o encontra em choque. Hun, sei… Eu acreditei nele pelo total de 3 segundos. Porque, convenhamos, se o cara realmente armou a morte do presidente ele tem que ser inteligente o suficiente para fingir que não está feliz com isso e Cyrus sempre foi ótimo manipulador. De qualquer forma, eu acho que os dois estão juntos nessa, porque não existe conspiração na qual Pope não se envolva.

Foi um início de temporada perfeito. Ele acaba com o suspense, de quem ganha a eleição, sem dar folga para nossa ansiedade – quem vai assumir, afinal? Se afasta o suficiente da realidade norte-americana, sem perder o tom crítico, sem deixar de ser polêmico e com muita representação social. Quer dizer, mesmo que Cy não fosse o meu candidato, é legal imaginar uma realidade em a disputa pela liderança do “mundo livre” se dá entre uma mulher, um latino e um gay. Nos próximos episódios Scandal vai nos mostrar como os personagens chegaram até a contagem de votos. Podemos esperar um caso entre Mellie e Marcus, muita tentativa de fraude, Mellie sendo mais que perfeita e quem sabe um Jake menos passivo.

TGIT are back! Finalmente. O que você achou da estréia da sexta temporada de Scandal?


Mariane Lima

Apaixonada por histórias, em todos os formatos, conta com listas enormes de livros que quer ler e filmes e séries para assistir.

Porto Alegre / RS

Série Favorita: House of Cards, Game of Thrones, Scandal

Não assiste de jeito nenhum: Once upon a time...

×