Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scream – 2×10 The Vanishing

Por: em 6 de agosto de 2016

Scream – 2×10 The Vanishing

Por: em

“HOW ARE MY FINAL GIRLS?”

“The Vanishing” não se destacou somente na temporada, mas também na série: estamos diante de um dos melhores episódios até então. Agitado do começo ao fim, vimos quarenta minutos frenéticos, cheios de revelações e informações importantes.  Foram tantos detalhes relevantes que fica até difícil saber por onde começar a comentar.

Mais uma vez voltamos a explorar o passado de Lakewood. Desde o início do segundo ano vimos diversos indícios de que estávamos longe de saber toda a história por trás do Brandon James, porém nas últimas semanas isso tornou-se cada vez mais forte e finalmente apresentaram alguns flashbacks. Vimos as versões adolescentes de Maggie e Acosta encontrarem Brandon James ferido na floresta, presumidamente após os acontecimentos na doca onde não acharam o corpo do garoto. Há muito tempo venho afirmando que o Brandon James é uma das minhas maiores suspeitas pelo fato de que seu corpo não foi encontrado e a série não tocou mais no assunto. Por mais que o seu retorno como assassino seria um tanto clichê, todos os detalhes encaixavam-se na história. Entretanto, agora não tenho tanta certeza…

É incrível a capacidade que a série está apresentando de confundir o público. Cada um possui um ou outro suspeito – um dos mais comentados é o Kieran –, mas é difícil encontrar alguém afirmando com certeza sobre o fato. Todo mundo está com um pé atras.  Essa semana trouxe algumas respostas, mas elas carregam mais incertezas para a narração. Por exemplo: se o Brandon realmente for retornar como assassino, o seriado entregou isso de bandeja aqui e estragou o elemento surpresa. Ao mesmo tempo, as pessoas mais duvidosas estiveram ausentes dos acontecimentos (Kieran, Eli, Stavo, Quinn, etc), tornando a participação das mesmas nos crimes extremamente fácil. Se descartarmos quem está “muito suspeito”, sobra uma lista com personagens aparentemente inocentes (Noah, Brooke, Emma, Audrey, etc). Afinal, no que acreditar?

O restante de “The Vanishing” focou no desaparecimento e busca do Noah e da Zoe. É bom perceber que a série continua dando grande ênfase às “regras” dos clássicos slashers. Os dois transaram e agora sofreram as consequências do ato fazendo parte de um jogo sádico. E, com isso, o episódio acertou em cheio ao alternar a busca da Emma e Audrey com algumas cenas do Noah perdendo consciência no caixão, deixando o tom ainda mais agitado. O outro lado positivo foi a maneira como exploraram a relação entre a Emma e a Audrey no meio do caos. A justificativa pelo antigo rancor da Audrey era um tanto óbvia, mas eu jamais imaginava que ela jogaria o fato na cara da amiga dessa forma. Aliás, não sei se é inocência minha, mas todas as justificativas da garota parecem convincentes para mim – isso me faz imaginar a Audrey sacrificando-se no final para se “redimir’ dos seus erros.

É claro que o assassino sempre possui alguma vantagem, então não foi uma grande surpresa perceber que a Zoe estava morta o tempo todo. Entretanto, o episódio pecou em um aspecto: deveriam ter matado o Noah também. Ele é um dos personagens mais carismáticos da série e, talvez, o mais querido entre os fãs. A sua morte traria o grande choque o seriado precisa. Seria triste? Sim, mas a gente sobreviveria. Brooke, querida entre todos, sequer apareceu aqui e mesmo assim o episódio foi ótimo. Scream não gira em torno de algum personagem e nesse tipo de história sacrifícios precisam ser feitos. Pessoalmente, ficarei decepcionado se no final Emma, Audrey, Noah e Brooke sobreviverem – um final “feliz” é inverosímel.

Nos últimos minutos, o foco voltou para a Maggie. O que será que ela fez no passado para não revelar à Emma de jeito nenhum? A conversa com o xerife e o ato de deixar o recado na árvore comprovam que ambos acreditam no retorno do Brandon James, mas quem aparece para pegar o papel é o Eli. O fato pode ser explicado rapidamente: sabemos que ele tem histórico de perseguir e invadir a casa dos outros, então o Eli poderia estar stalkeando a Emma e ter visto a cena por coincidência. Essa é uma possibilidade bastante viável, mas existem várias alternativas. No fim, a única certeza continua sendo a incerteza.

Observações:

-Filme do título: The Vanishing. Existe o filme holandês de 1988 (Spoorloos), aclamado pela crítica, e o remake americano de 1993 (The Vanishing), que não foi tão bem recebido. A história principal gira em torna do súbito desaparecimento de uma pessoa, algo que foi o mote central do episódio.

-A Maggie escreveu no papel “stay away from her”. Her, não Emma. Será que poderia estar referindo-se à outra garota?

-Mais uma vez os porcos aparecem sendo uma das principais evidências. Já poderiam explicar, né?

-Bolão do assassino: se eu tiver que arriscar, digo que existe o dedo do Brandon James e do Kieran no meio de tudo. No resto não sou capaz de opinar.


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×