Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scream – 2×12 When a Stranger Calls (Season Finale)

Por: em 19 de agosto de 2016

Scream – 2×12 When a Stranger Calls (Season Finale)

Por: em

“Maybe, Lakewood, you’ll always be Murderville. Only time will tell.”

Depois de doze semanas teorizando, dissecando, elogiando ou reclamando, enfim chegamos na season finale de Scream. Muita expectativa estava envolvida no episódio e o resultado final possui diversos aspectos a serem analisados, sejam eles positivos ou negativos. A proposta foi simples: um último jogo doentio onde as garotas precisavam fugir da polícia.

Sem enrolações, vamos direto ao ponto principal: o assassino. A principal reclamação da primeira temporada foi a previsibilidade em descobrir que a Piper era a assassina – pessoa nova na cidade com passado obscuro, foi fácil ligar dois pontinhos. Agora tivemos mais uma revelação: a culpabilidade do Kieran. Previsível? Sim. Mesmo erro do ano anterior? Não! É preciso observar que, ao todo, a temporada evoluiu sua estrutura em comparação com o ano inicial. Ao longo das semanas usaram de diversos artifícios para confundir o público (conhecidos como red herring) que foram muito bem empregados. Audrey, Stavo, Eli, Zoe, Kevin, até mesmo Emma, Maggie e personagens secundários foram acusados das mais diversas formas. Entretanto, nas duas últimas semanas os detalhes foram se esclarecendo e  Kieran tornou-se novamente o principal suspeito, fato que estragou parte do elemento surpresa.

Se no fim a previsibilidade decepcionou, vai de cada um. Há quem diga que o principal objetivo de Scream não é ser mirabolante e sim referenciar o gênero e a franquia cinematográfica. Há quem tenha achado ruim pela falta de choques. Há quem prefira uma história coerente do que uma surpresa sem sentido. Pessoalmente, gostei dessa parte do episódio. O Kieran sempre foi um personagem desinteressante: estava ali para ser o namorado da Emma e fazer uma cara de paspalho, somente isso. A revelação melhorou esse aspecto, tornando-o mil vezes mais intrigante – até mesmo a atuação do Amadeus Serafini evoluiu um pouquinho. E é claro que é impossível não lembrar do clássico Billy Loomis, outro assassino com problemas familiares e namorado da protagonista. As homenagens são visíveis em diversos diálogos presentes ao longo da série e agora a “relação” entre os dois foi confirmada.

Outro ponto positivo é que o final não trouxe somente essa revelação. O “who told you you could wear my mask?” fechou o episódio da melhor forma possível e abriu diversas possibilidades. O surgimento desse assassino encaixa-se com a enorme ponta solta que foi deixada ao longo da segunda temporada envolvendo o passado. A infância da Emma, os porcos, a ligação com a Maggie… É improvável a relação do Kieran com algo do gênero, então as apostas mais óbvias estão em torno do retorno do Brandon James.

Uma coisa é praticamente certa: a história do primeiro massacre ainda não acabou. Será que estamos diante do foco do especial de Halloween? Para quem ainda não sabe, a MTV anunciou um especial de uma hora e meia que irá ao ar em outubro, mas a terceira temporada até então não foi aprovada.

Por outro lado, “When a Stranger Calls” pecou na hora de ter coragem. A contagem de corpos foi praticamente nula – o coitado do Eli basicamente não conta, visto que só foi introduzido nesse ano e nem era tão querido pelos telespectadores. O público está assistindo uma série de slasher e está ciente disso, então está na hora de voltar a apresentar características de uma. Todo mundo se lembra da frase no Noah lá no primeiro episódio: “You root for them, you love them, so when they are brutally murdered, it hurts.”

A controvérsia acontece quando nos apegamos tanto a alguns personagens que os roteiristas têm medo de matá-los. Brooke, Noah e Audrey são visivelmente os mais adorados, recebem diversos comentários nas redes sociais,  e é visível como fazem fanservice diante desses três. Tudo bem que a MTV está tentando manter o público geral acompanhando a série, mas essa não é a forma correta. Quando a Brooke ficou em perigo eu (quase) nem me preocupei, visto que o bem estar dela já estava garantido. Outra prova de que não estou exagerando: a vítima mais relevante da temporada foi na season premiere e foi o membro mais irrelevante do Lakewood 6… Vamos melhorar isso aí!

Quanto aos personagens em si, no momento podemos ver a grande evolução da Emma de um ano para o outro. Apesar de imprudente em alguns momentos (e ruim de mira), a garota mostra-se muito mais destemida e disposta a encarar seus inimigos, sem dúvida uma faceta bem mais interessante da que conhecíamos. Pode ser um detalhe aleatório, mas até seria bacana se investissem em um romance com a Audrey, desde que, é claro, isso passe longe de ser o foco da história.

Emma: You’re a monster!

Kieran: And the best part is… You just told me you loved me.

No fim, o saldo da temporada terminou sendo positivo. Independente dos erros que apareceram aqui e ali, sobretudo a ausência de grandes mortes, a experiência de acompanhar semanalmente foi divertida. É sempre bom lembrar que a principal proposta de Scream é entreter e, por enquanto, ela está cumprindo bem o papel. Lakewood, nos encontraremos novamente em outubro! Mas e você, o que achou da season finale? Gostou das revelações?

Cena láaaa do primeiro episódio escancarando algumas suspeitas.

Observações:

-Filme do título: When a Stranger Calls, o original é de 1979 e o remake de 2006. A história acompanha uma babá que começa a ser perseguida através de uma série de telefonemas.

-Não faz sentido, parte um: o policial viu o assassino no meio da rua, desviou o carro e bateu. Qual seria a melhor solução? Atropelar o desgraçado e terminar com o mistério ali mesmo.

-Não faz sentido, parte dois: Emma e Audrey estavam sendo procuradas pela polícia e foram as únicas que ouviram a confissão do Kieran além do Eli. A polícia chegou no local e o Kieran estava sendo estrangulado pela Audrey (que está vestida de assassino) e a Emma estava apontando uma arma. Quem eles prendem? O Kieran…

-O Amadeus descobriu que o Kieran era o assassino alguns dias antes de gravar o último episódio, antes ninguém havia contado o segredo para ele.

-Como fã dos filmes, meu coração ficou contente vendo a enxurrada de referências nesse episódio, como a sequência dentro do cinema.

 

 


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×