Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Shameless – 6×12 Familia Supra Gallegorious Omnia! (Season Finale)

Por: em 9 de abril de 2016

Shameless – 6×12 Familia Supra Gallegorious Omnia! (Season Finale)

Por: em

Apontar meus defeitos, não vai diminuir os seus.

Chegamos na season finale de uma série simplesmente sensacional. Como posso escrever em poucas linhas tudo que aconteceu nessa temporada, que não foi a melhor, mas que teve a melhor season finale de todas? É insano pensar que tem atores que sequer são indicados ao Emmy, e que essa série tão bem produzida sequer concorre anualmente como melhor série drama ou comédia (já que ela mudou tantas vezes de categoria). Pois bem, Shameless tá de parabéns e merece aplausos. Como eu disse, não por ter nos apresentado uma temporada brilhante e bem elaborada, mas por ter nos mostrado o melhor de tudo em um episódio só.

Mas chega desse papo meia boca, vamos para o que interessa, né não?! Eu tomei a iniciativa de falar de cada personagem separadamente e fazer uma análise da sua trajetória durante a temporada. Shall we?

sean e frank 6x12

Fiona

“Você deixou tantos homens rodarem entre as suas pernas, que vai ter que colocar uma placa de saída na sua vagina.”

Há quem diga que a Fiona está fadada a sofrer, que não há ninguém que sofre tanto quanto ela. De fato, seria verdade, se não existisse Meridith Grey no universo das séries, mas como elas estão em lugares diferentes, não podemos fazer tal comparação, até porque dores são incomparáveis. Entretanto, devo-lhes dizer que Fiona não está fadada a sofrer, ela apenas não aprendeu a lidar com seus erros e fazer deles um aprendizado. Se assim o fosse, ela não se arriscaria tanto por um homem, ela não criaria tantas expectativas nesse relacionamento que não durou muito. A Fi sempre foi o que mostrou, uma mulher doce e sensível, que coloca a família em primeiro lugar e se preocupa com todos a sua volta, até aqueles que não merecem preocupação. Quase uma pisciana, né verdade?!

O fato de deixar que muitos homens rodem entre as suas pernas não é um defeito como apontou Frank. Muito pelo contrário, a mulher pode fazer o que ela bem entender e com quem ela bem entender, é uma escolha dela e somente dela, afinal, é o seu corpo e quem dita as regras é ela!! O grande problema não está se dorme ou não, mas com quem dorme, se vale a pena se casar com um homem que enganou até os espectadores. A Fiona precisa se amar, o que tá faltando para ela é se olhar no espelho e dizer: “Eu sou linda, eu me amo e ninguém pode mudar isso.” Go girl!! You can do it whatever you want.

Lip

“Lip está bebendo no café, almoço e jantar.”

O grande prodígio, o futuro dos Gallaghers e a esperança de uma vida melhor. Pensar no Lip é pensar nessas coisitas aí. Infelizmente, com muito pesar, na verdade, todos esses conceitos, todas as ideias que nos vem à mente quando falamos do Lip cai por terra a cada episódio. O momento do bar foi o grande divisor de águas, foi o grande reflexo do que o Lip está se tornando, aquele que todos odeiam, que todos não querem ter por perto, que causa repulsa em todo ser humano da face da terra: Frank.

A importância que a cena do bar teve, foi tão importante quanto o choque de realidade que o Frank nos deu. Todo mundo sabe do potencial que tem o Lip, até o personagem mais aleatório sabe que ele é o imbecil mais esperto que todo mundo conhece. Eu lembro muito bem que quem fez a inscrição para o MIT foi a Mandy, ele ainda reclamou, foi relutante e quando entrou na faculdade, se adaptou ao máximo possível para tirar notas boas e ser um dos melhores alunos, se não o melhor. Mas e aí? O que é que acontece? Vamos beber para esquecer os problemas e vamos seguir o exemplo da melhor pessoa da série. Não, Lipinho!!!!!!! Tá tudo errado, não é assim. Não se torne sua mãe e nem seu pai, prove para si mesmo que não é porque você nasceu ali que deve permanecer ali. I believe in you, and I believe that you gonna change your life and become a better person than now.

Debbie

“Debbie, 15 anos e com um bebê no colo.”

A doce menina que se preocupa com os idosos e com as crianças, com um coração tão bom a ponto de ser a única a perdoar o pai quando faz inúmeras besteiras, cresceu e tem grandes responsabilidades daqui pra frente. Como eu havia mencionado em alguma review por aí, Debbie cometeu um erro que mudou sua vida para sempre, algo que não pode ser desfeito. Não sei se consideraria um erro consciente, afinal, todo mundo deve se lembrar que ela provocou isso, fez questão de engravidar do menino lá que esqueci o nome, para que ambos pudessem ser uma família e viver felizes para sempre.

Até aí tudo beleza, se não fosse a irresponsabilidade dele em abandoná-la e dela por não priorizar os estudos ao invés de um romance adolescente/juvenil. Ninguém mais do que ela deveria saber como é ser criada com pais que não ligam para os filhos e filhos que não dão a mínima para os estudos, que abandonam na primeira oportunidade. Ela deveria saber. Apesar de ter imaginado as coisas diferentes, Debbie tem a plena consciência do que tá fazendo com sua filha e como educá-la e isso é bom, isso é muito bom, o que tá faltando é deixar o orgulho de lado… só isso. You need help, you know that. Don’t let your pride make your life miserable.

Ian

“Ian é uma bicha bipolar”

Pera aí, Frankie, isso não é nenhum defeito, não vi nada de errado com o Ian. Muito pelo contrário! O cara tá tentando se ajustar, tá com uma pessoa melhor, que o faz crescer, que o faz feliz e que dá o suporte necessário para que ele não desista dos seus sonhos. O Ian mesmo disse que não tem culpa de ter tido essa doença, ele não tem culpa de ter herdado doenças ao invés de saúde e dinheiro, por exemplo.

Acho que a grande evolução da temporada foi o Ian (juntamente com o Carl), que conseguiu mudar de vida, que seguiu o conselho da Mandy e percebeu, ao passar pela boate que trabalhava, que ele não precisa daquilo, que ele sabe do seu potencial e o seu discurso para a Rita foi a coisa mais linda de se ouvir/ver. Yes, Ian, you can.

Carl

“Carl acha que é negro”

Também não é um defeito, é mais uma questão de semancol. Carl foi, ao lado do Ian, a grande evolução da temporada, aquele moleque que tinha um futuro muito brilhante como bandido e com uma vida muita curta pela frente, se foi a partir do instante que perdeu seu amigo Nick. Ele percebeu que não é essa vida que ele gostaria de levar, tanto é que ele veio mudando sua concepção de vida e ao mesmo tempo chamando atenção do sogrão, para mostrar que ele pode ser o melhor para sua filha e que ele pode ser um policial. Tudo é questão de acreditar em si mesmo e ter força de vontade. Don’t mess with this opportunity, don’t screw it up.

Frank

“Eu sou seu pai. Posso não ter sido o melhor, mas ainda sou seu pai e vou acompanhá-la até a porra do altar.”

Frank não tem jeito mesmo, de todos, acho que o pior é ele. Velho, apontar os erros dos seus filhos, não vai fazer com que os seus diminuam. Qual a dificuldade de entender isso? Realmente todas aquelas coisas que foram ditas para os Gallaghers doeu muito e precisaram ser ditas para que eles percebessem que não é só o Frank que erra (apesar de que nem tudo que ele disse era defeito) e que ele, como qualquer ser humano, também pode dar uns deslizes, mas também não é pra sair por ai cometendo burrices, né?!

Mostrar que o seu filho tá se tornando um alcoólatra só deduz o quão incompetente você, como pai, foi. Não que seja uma desculpa, até porque o Lip é bem grandinho e sabe muito bem do que faz, mas é como eu li em um comentário no Banco de Séries “Os filhos são reflexo da criação “adequada” de Frank e Monica.” Exatamente. Se eles não tivessem “criado” seus filhos da forma como sabemos que eles foram criados, as chances disso acontecer diminuiriam consideravelmente. Não sei o que esperar do Frank, apesar de ter sido completamente insano, falar a verdade para a Fiona, só mostrou que ele se importa e a ama. Só que infelizmente, é tarde demais para tentar mudar algo. I’m sorry, Frank, there is no mercy for you.

Tivemos uma loucura em 56 min, consistência do meado da temporada para o fim, mas parece que os roteiristas finalmente se encontraram e conseguiram trazer o melhor que Shameless tem a oferecer. Isso aí!!

Verdades Secretas

– Só eu senti um nojinho quando o Sean colocou a escova na boca?
– Achei o máximo V, Svetlana e Kevin acordando. QUERO MAIS <3
– Senti muita pena da Fiona quando o Frank contou a verdade sobre o Sean.
– Será que o Lip foi para a rehab? Eu espero que sim, definitivamente sim.

Então é isso, né? Infelizmente, agora só em janeiro de 2017. Se eu vou sentir saudade? You have no idea.


Helaine Marina

Assiste séries com a mesma frequência que sente fome. Estudante de Direito, futura professora de Inglês e louca pelos animais, em especial, seus amigos. Uma aquariana que não é brinquedo não .

Salvador BA

Série Favorita: Impossível decidir

Não assiste de jeito nenhum: Glee

×