Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Shameless – 7×11 Happily Ever After

Por: em 18 de dezembro de 2016

Shameless – 7×11 Happily Ever After

Por: em

Sabe quando eu vou parar de me surpreender com essa série? Nunca. Exatamente. Shameless é tão boa, mas tão boa, que todas as suas ideias parecem ser únicas e inovadoras no momento certo. Confesso que não imaginei, enquanto estava na season 4, que a Fiona pudesse ser a maior empreendedora que você respeita, ou que o Carl fosse para a escola militar, ou ainda que a Debbie ficaria grávida e seria a pessoa mais chata tirando o Lip quando tá bebendo. De todo modo, as surpresas que essa série nos proporciona são invejáveis demais, o que só mostra que temos muito pela frente e que não podemos ter series finale de modo algum, não por agora. Quem sabe daqui a uns 20 anos?

458628-1

Com a venda da lavanderia, Fiona tem todo o tempo para pensar no que fazer com o remanescente. Aquela garotinha ingênua nos relacionamentos não existe mais e somos maravilhados com, além de uma atuação digna de Emmy, um desenvolvimento muito bem feito e que de uma certa forma mostra que é possível fazer de um fracasso o seu maior sucesso. A construção do seu restaurante, de toda a trajetória, desde Sean até agora só mostra o porquê da Fiona merecer tanto alcançar a felicidade profissional. Ela deu duro para chegar onde chegou e conseguiu aprender com seus erros a melhorar e improvisar da maneira que podia. A gente percebe o aprendizado quando vê que antes de acertar a compra dos apartamentos, ela pesquisa, ela estuda e procura saber se aquilo é realmente uma boa compra, um bom empreendimento. É assim que se faz, Fi! E vê-la nesse ritmo, acertando muito só confirma o que todos já sabíamos, que ela sim é a verdadeira rainha da série.

458631-1

Outro personagem que se desenvolveu e se tornou aquilo que um dia mais iríamos nos orgulhar foi o Ian. Com um emprego estável, um namorado e lidando com os problemas da sua família, -lê-se Frank e Monica- Ian se tornou ao lado dos outros dois irmãos, Fiona e Carl, o personagem que construiu ao longo da série seu próprio espaço e sobrevivência. As crises corriqueiras do Ian foram estabilizadas e isso tudo seria trocado por algumas aventuras ao lado de quem se ama. Na review passada eu questionei a importância de se juntar esse casal pela quinquagésima vez, e motivo pelo qual os dois precisavam ficar juntos, quando o mais importante não era a vontade pessoal de cada um, mas sim no que isso acarretaria para a série e pro personagem. 

A despedida entre eles foi sincera e necessária. E ainda que você seja fã dos dois, há de convir comigo que se a fuga acontecesse íamos ter a felicidade momentânea de um casal que, por mais que se ame, não foram predestinados a ficar juntos. E por mais triste que pareça a despedida deles, ao menos foi feita com a maior dignidade e respeitos aos fãs do casal. Uma decisão sábia, que demonstra que não foi superação e nem traição, mas sim amor próprio.

458637

Um dos pontos altos dessa temporada, além do retorno do Mickey, foi a volta da Monica. Como um furacão, ela passou por todos os filhos e mesmo demonstrando arrependimento e argumentos que não aparentavam ter nenhuma credibilidade, no fim das contas conseguiu reuni-los, à exceção do Carl, e comemorar mais uma de suas loucuras: o milésimo casamento com o Frank.

Sempre que a Monica está na área, todos os filhos e o Frank insistem em não manter nenhum tipo de contato com ela, mas como a bicha é insistente, eventualmente um ou outro acaba caindo nas suas lábias. Dessa vez, Frank e Debbie se sensibilizaram e, ainda que a Debbie não soubesse da doença, a Monica acabou conquistando-a quando recuperou sua filha. Então o mínimo de gratidão existe por conta disso. Claro que se ela tivesse arruinado tudo antes de morrer, as coisas provavelmente seriam diferentes. E é justamente sobre a morte e as consequências dela, que devemos pautar os nossos pensamentos. Isso porque, com a morte da Monica, os problemas provavelmente aparecerão. Enquanto estavam todos bebendo e se divertindo, ela alerta o Frank que alguma coisa precisa ser deixada para as crianças, só que o problema é no nível mais Shameless que você conhece. Então talvez, o gatilho seja a partir daí, o que vai ser deixado para eles e como eles vão conseguir, além, é claro, lidar com a morte da mãe. Acho que esse ultimo vai ser mais fácil, mas com certeza se for muito dinheiro, a briga vai ser tanta que já tô até vendo o Frank querendo tudo pra si.

A morte da Monica vai acarretar inúmeras situações e sentimentos. Acredito que mais situações do que sentimentos, risos. Monica não foi a melhor mãe do mundo, mas definitivamente esteve bem próximo de ser a pior. Com atitudes egoístas e irresponsáveis, as crianças foram criadas pela Fiona durante toda a vida. A ausência da mãe na vida dos Gallaghers deixou um vazio maternal, que dificilmente seria superado, motivo pelo qual todas as vezes que a Monica aparecia ela recebia menos atenção dos seus filhos.

Toda a sequência envolvendo a despedida de Etta, a despedida do Mickey e a despedida da Monica foram tristes e conectadas entre si. Da alegria contagiante à tragédia, Shameless vai chegando ao fim de mais uma temporada com um dos episódios mais importantes e mais bonitos em sua essência.

P.S.: Por mais doloroso e triste que tenha sido ver a Etta no asilo, acho que foi uma decisão acertada e coerente. Vou sentir muita falta dela e das suas comidinhas de gato.
P.S.: Será que dessa vez vai Lip? Até tricô cê tá fazendo!
P.S.: Que lindinho ver todos juntos <3 Falta o Carl, cadê?
P.S.: O que foi a sequência do Kevin na boate? Gente, me ajuda a segurar essa marimba! HAHAHAHAH
P.S.: Ver a Debbie dando um escalde no Lip me enche de esperanças em saber que, apesar de tudo, no fundo ela tem resquícios daquela menina da infância.
P.S.: Ia ser engraçado ver o Ian roubando o banco.
P.S.: Gostei da conversa sincera entre o Ian e Mickey. Talvez ali tenha realmente sido uma despedida do personagem.
P.S.: Mais uma conquista para nós, mulheres. Emmy Rossum conseguiu a merecida equiparação salarial e a renovação é certa! Uhuuuul!

Então é isso, chegamos na season finale e ela tem cara que promete muito. Preparados?


Helaine Marina

Assiste séries com a mesma frequência que sente fome. Estudante de Direito, futura professora de Inglês e louca pelos animais, em especial, seus amigos. Uma aquariana que não é brinquedo não .

Salvador BA

Série Favorita: Impossível decidir

Não assiste de jeito nenhum: Glee

×