Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Silicon Valley – 2×08 White Hat / Black Hat

Por: em 2 de junho de 2015

Silicon Valley – 2×08 White Hat / Black Hat

Por: em

É, meus amigos. Felicidade dura pouco mesmo – principalmente quando ela é direcionada à equipe da Pied PiperWhite Hat/Black Hat provou que Richard está longe de estar preparado para ser CEO de uma empresa. E já começamos discutindo o nome do episódio. Falar sobre uma série de tecnologia sem compreender a fundo o ramo é um desafio, por isso é sempre bom fazer umas pesquisas antes. Foi numa dessas pesquisas que descobri que o termo “black hat” nada mais é do que a ética (ou, no caso, a falta dela) com que os programadores lidam em seu trabalho. Ou seja, que “não respeitam as diretrizes de um órgão, empresa ou pessoa responsável”. Com esse pequeno #ApxInforma, seguimos com o episódio.

Silicon-Valley-2x08-Richard-Russ

Fica cada vez mais difícil negar a inconveniência do todo poderoso Russ. Com o objetivo de retornas a suas “três vírgulas” (seu amado bilhão), ele não se importa com que Richard faça – ou com o trabalho da Pied Piper, pelo visto. Sua Tequila Tres Commas acabou com a chance da empresa na disputa pelo acordo com a Intersite, deletando mais de 9000 horas de conteúdo premium do site. Agora, provavelmente eles ficarão ainda mais queimados no mercado. E a gente achando que isso não era possível…

A história toda do azar é cabível, uma vez que as escolhas de Richard não ajudam muito. Mas esse lance de deletar os arquivos da Intersite foi um pouco forçado – e tenho certeza de que muita gente vai concordar. Não é possível que a empresa confia tanto no serviço de terceiros que vai passar os arquivos a eles se fazer sequer um backup. É pedir pra se ferrar (ou zombar da nossa inteligência, né). Às vezes parece que o roteiro está tão ávido por minar as chances de sucesso do pessoal que não se importa em ser tão crível. Mas nós perdoamos, não é mesmo? A situação pelo menos foi engraçada.

Silicon-Valley-2x08-Dinesh-Gilfoyle

O que não vem sendo nada engraçada é a conduta inocente e antiprofissional do Richard. A cada 10 decisões que ele toma, apenas uma favorece sua empresa e seus sócios. De resto, ele acaba deixando passar muita coisa, ficando bem longe da postura de CEO que deveria ter. Ele foi extremamente ingênuo de se encontrar com Seth pessoalmente, mesmo que isso fosse a coisa mais ética (no caso, tentando reverter o papel de black hat) a se fazer. Não bastasse esse erro, ele ainda procurou o ex funcionário da EndFrame uma outra vez, reacendendo o ódio que já tinha abrandado. Não é pra menos que ele ficou todo paranoico depois, desconfiando de tudo e de todos.

Enquanto isso, no não tão maravilhoso mundo da concorrência, Gavin Belson ainda tentava lidar com os problemas do Nucleus. E agora com o ultimato: se, passado o prazo, eles não apresentassem bons produtos, cabeças iriam rolar. Alguém seria responsabilizado e, claro, ele não queria que fosse a dele na reta. Por isso, a saída mais fácil seria recontratar Davis Bannerchek. E aqui vemos como o mundo dos negócios funciona mesmo: motivado pela grana e a importância de estar à frente de um segmento todo da Hooli, ele não iria recusar; quem não, né? Mal sonhava Gavin que esse “alívio” duraria tão pouco. Realmente, Nucleus está na pior mesmo, o Davis não aguentou um dia.

Silicon-Valley-2x08-Jin-Yang-Erlich

E mais:

– Se só a garrafa da Tequila Tres Commas já causou aquele estrago, imaginem se a equipe tivesse tomado todas as doses (ainda não superei o primeiro shot do Richard, foi hilário). E depois vocês recusam os alertas de que bebidas alcooliscas fazem mal..

– A conversa sobre o Seth ser um “piece of shit” foi uma das boas tiradas do episódio. Assim como as explosões do rapaz com Gilfoyle no telefone e com Richard.

– Gilfoyle estava especialmente engraçado, até quando não aparecia em cena. As fotos que ele mandou pro Seth com a mensagem implícita de “Choke on my balls” foi incrivelmente maldosa.

– Muito boa essa jogada de colocar crianças sempre perto dos ataques de fúria dos personagens, sempre sobrando pra Richard a péssima imagem.

Jin-Yang de volta e melhor que nunca! Ele entregando a Monica e estragando o acordo do novo app do Erlich. Com certeza merece mais destaque nessa reta final da temporada.

– Vocês notaram que, enquanto esperavam os arquivos carregarem, Richard estava monitorando o ovo de condor mencionado em Homicide?

“You’re my guys, you know. That guy (Gilfoyle). Bin Laden (Dinesh). He fucks (Jared). *Silêncio* (Erlich)”.

– Não sei se vocês viram, mas finalmente Silicon Valley foi reconhecida e recompensada no Critics Choice TV Awards. Levando um dos principais prêmios da noite, o de “Melhor série cômica”, ainda rendeu a T.J Miller a vitória na categoria de “Melhor Ator Coadjuvante em Série Cômica”.

Agora me contem, o que acharam do episódio? Quais as expectativas para esse final de temporada? Lembrando que faltam apenas dois episódios para a season finale de Silicon Valley. Não deixem de acompanhar aqui comigo.


Giovanna Hespanhol

Jornalista apaixonada pela cultura pop e por tecnologias. Forte tendência a gostar de séries ruins e comédias água com açúcar.

Bauru/SP

Série Favorita: Doctor Who

Não assiste de jeito nenhum: Game Of Thrones

×