Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Stranger Things – 1×07 Chapter Seven: The Bathtub

Por: em 17 de julho de 2016

Stranger Things – 1×07 Chapter Seven: The Bathtub

Por: em

A ligação de todas as tramas.

stranger-things-107-banheira

Em um ritmo bem mais acelerado que os seus antecessores, “The Bathtub” cumpriu com a missão de acertar algumas pontas do roteiro e preparar a audiência para o ato final da temporada. Nesse ponto, já conseguimos identificar mais claramente qual é o propósito de alguns personagens e percebemos também como tudo acabou por se conectar, mesmo que de maneira torpe ou forçada – e tudo isso começa com a caçada por Eleven, que toma proporções bastante catastróficas ao longo do episódio. Apesar da ambientação nos anos 80 somada a uma cidade interiorana onde pouco se questiona e muito se aceita, ainda me impressiona um tanto o poder que o governo consegue exercer sobre os cidadãos, revirando completamente a casa de uma família sem qualquer evidência física do que estava alegando. Esse órgão representado pela figura de Dr. Brenner é uma representação fiel da opressão e do medo imposto naquele tempo, muito do reflexo da Guerra Fria que há pouco assolara o continente.

O que gosto é de ver como que as crianças se integram tão bem a uma trama adulta. Conversando internamente aqui no blog, chegamos a conclusão que algumas das poucas explicações que a série se presta a dar, acontece de maneira muito simples, talvez por ter de se encaixar logicamente no raciocínio de garotos de 12 anos (faixa etária dos protagonistas). Mesmo assolados pelo medo, em alguns momentos chega até a ser cômica a maneira como lidam com as situações, eles não se deixam abater e lutam para salvar a pele da amiga que há pouco conquistaram. Claro que os poderes de Eleven ajudam e muito no processo – vai dizer que a cena dela jogando o furgão por cima das bicicletas não te impressionou? -, mas a força da série está, realmente, na maneira como as crianças lidam com tudo e como a amizade acaba prevalecendo (bem bonitinho o momento que Lucas admite que estava errado e todos acabam fazendo as pazes).

stranger-things-107-amigos

E como citamos antes, essa louca perseguição foi o motivo para que tudo acabasse se conectando, de uma vez por todas. Hopper, que se mostrou mais inteligente do que imaginávamos a princípio, ligou os pontos ao perceber que a garota que atacou aquele insuportável que andava atrás dos garotos, tinha que ser a mesma que estava procurando, já que as características físicas seriam coincidentes demias para ser uma obra do acaso. Diante de tanta loucura, acabou que ninguém estranhou o fato de Eleven ter alguns poderes mentais e se comunicar com o Mundo Invertido. Daqui para frente, as coisas tomam formatos bastante perturbadores e fica difícil acompanhar a cadência do episódio.

Primeiro, a cena da banheira que é, no mínimo, assustadora. Para tentar contato com os desaparecidos, todos se envolvem numa verdadeira força-tarefa e montam o ambiente necessário para que Eleven imerse na outra dimensão. Já a vimos fazendo isso antes, mas com todo um aparato tecnológico que poderia dar algum tipo de suporte, caso fosse necessário. Aqui, foi uma junção de piscina de plástico, com sal e uma boa dose de coragem. Aos que ainda duvidavam, Barb, a amiga de Nancy, está mesmo morta (com direito a cobra saindo da boca dela, em uma cena que me fez levantar de tanta angústia). Mas a grande surpresa ficou com Will, que aparece extremamente frágil, porém ainda vivo, o que nos enche de esperança para o último episódio da temporada.

O estranho é o que acaba acontecendo depois. Parece que o roteiro nos leva para o outro lado e tudo em volta do garoto está se desfazendo, como se fosse uma maneira de tornar irreversível seu retorno ao mundo real. Ainda é cedo para dizermos o que acontece ali, mas os primeiros minutos da season finale devem explorar isso. Hopper e Joyce acabam metendo os pés pelas mãos ao tentarem invadir o laboratório de pesquisas do governo. Se o policial teve sorte na primeira vez (ainda não sabemos muito bem como que ele conseguiu sair ileso daquela experiência), desta pode ser que não dê tudo dão certo. Pode ser que os dois sejam usados como moeda de troca para que Brenner consiga recuperar Eleven de volta, mas nem sei o que pensar – esse final de episódio me deixou bem confuso.

stranger-things-107-will

A parada é que, com apenas mais um episódio, Stranger Things ainda tem muito o que contar. Rolam boatos de que a série já teve sua segunda temporada confirmada, mas espero encontrar uma boa dose de respostas no episódio que me resta. Nossa maratona se encerra no próximo encontro, mas seguimos esperando pelo seu comentário por aqui. Perde tempo não, conta para gente o que está achando dessa reta final!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×