Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Suits – 4×10 This is Rome

Por: em 28 de agosto de 2014

Suits – 4×10 This is Rome

Por: em

E Suits fechou com chave de ouro o primeiro arco de sua quarta temporada. Os roteiristas não economizaram, trazendo um episódio digno de season finale. Felizmente, teremos que esperar apenas o próximo inverno americano pra saber os rumos da nova firma. Apesar de amar a série, sempre critiquei algumas soluções imediatas que trazem a alguns plots. Mas depois de assistir #ThisIsRome só posso aplaudir de pé a melhor série da summer season, in my opinion.

Um episódio inteiro pra Louis Litt. Mesmo com toda a movimentação na temporada, ele nunca tinha sido um verdadeiro gladiator, forte e destemido, pelo menos não até os minutos finais de #ThisIsRome. Louis é muito inteligente, mas na maioria das vezes ele não tem a crueldade exigida daqueles que lutam na linha de frente (algo típico de Spector e que transborda em Pearson). Pelo menos não até esse episódio. Li ou ouvi dizer certa vez que a pessoa que você mais deve temer é a desesperada. O motivo? Simples: ela não tem nada a perder. Daí pra ultrapassar limites é inevitável.

Sabemos que Louis sempre teve sede de poder e talvez isso venha do fato de que ele raramente desfruta desse poder. Mas de Jéssica e Harvey, acima de tudo, o que Louis realmente queria era simples: respeito. Isso Louis tinha de Harvey, mas não dela. Sempre senti que ela tratava ele como um advogado inferior. E foi aí que a dama de ferro se queimou. Harvey e Louis sempre lutaram como irmãos e as referências aos dois nesse episódio são muito parecidas com a família. Jéssica dedicava à Louis sua frieza e elogios apenas quando precisava de algo. E é justamente por isso que agora ela vai ter lidar com fúria do gladiador.

Se você assistir a filmes de super-heróis ou quadrinhos ler, você vai saber que a maioria dos vilões são criados não por força, mas de perda (olá, Slade Wilson!). Pense em todas as pessoas cujos corações foram escurecidos e endurecido por causa da perda de seu orgulho ou um ente querido ou a perda de respeito. Essa escuridão é gerado por uma pequena semente trancada pra deixar apodrecer e crescer. E Louis, depois de ganhar uma possibilidade de emprego com o pai de Xuxu-achel e ver tudo perdido pelas ações de Mike, sê vê totalmente perdido. Por fim, deixou a escuridão e o desespero tomarem conta e agarrou a última corda: juntar-se à fraude e realizar o sonho de ter seu nome na parede do escritório que ama.

Louis_can

Katrina tinha toda minha antipatia desde sua aparição na série. Mas, nos últimos episódios, essa amizade com Louis me cativou. Ela demonstrou não apenas lealdade, mas também seu comprometimento com Louis, sempre preocupada em se orgulhar dele e não apenas com promoção pessoal. Quase chorei com a reação dela diante de Jéssica, no momento em que descobriu que estava totalmente desempregada. Quero só ver como será daqui pra frente, estando do lado de um dos sócios da casa.

Reclamei mais de uma vez da falta de luz própria de Donna, mas sempre me emocionei com o quanto a amizade dela com Louis cresceu essa temporada. Coisa mais linda de se ver! Ambos trocaram confidências que ninguém mais sabia. Uma amizade construída nos pilares da confiança mútua e entendimento. No episódio passado, minha colega Aline me disse que “a cena de Louis e Donna na cozinha foi a maior encheção de linguiça dos últimos tempos. Donna é a pessoa que fala a verdade, mesmo que essa verdade doa e essa encenação forçada de ela dizer que “ao seu conhecimento Harvey não vai demiti-lo” (porque Jessica vai) é deprimente”. E agora a cena final entre eles foi angustiante.

Quando Louis descobre que Mike é uma fraude e que todos sabiam, inclusive Donna, é que ele atinge de vez o fundo do poço. O advogado perdeu o amor de sua vida (pela segunda vez), perdeu o emprego e a credibilidade, perdeu o respeito que ele tinha e por fim perdeu a confiança das pessoas que ele considerava ser a sua família. Louis não tem nada e nada é o que faz com que as pessoas normais façam coisas desesperadas. O confronto com Donna, a intensidade das atuações, o olhar de pânico daquela que nunca é abalada ou pega desprevenida, tudo foi brilhante – assustador. As coisas entre os dois podem nunca mais serem as mesmas.
Jessica_Suits_finale

Mas a cereja do bolo veio do confronto final. Quem esperaria que Louis ia jogar tão alto? Mais uma vez os roteiristas de Suits mostraram que não deixam pontas soltas. Louis quer humilhar Jéssica, mas a mulher não desce fácil do salto. Repararam que a conversa começa com Jéssica em pé, Louis esbravejando pra que ela admitisse que era mentirosa e hipócrita e ainda que sentia muito? Em seguida, ela se senta antes de dizer que é mentirosa e hipócrita, mas não recua pra dizer que sente muito, justificando seus atos pela proteção da família. E mais, quando mostra que percebeu o joguinho dele de querer alguma coisa, a mulher se ergue novamente, imponente e elegante e cruza os braços diante do gladiator. Em Suits, meus queridos, nada é por acaso! Mas Jéssica ainda está em desvantagem porque Louis agora tem a alavanca perfeita pra impulsionar seu sonho.

Como ficará a série daqui pra frente? Claro que eu queria o Louis de volta e sabia que uma hora isso ia acontecer, mas convenhamos, alguém esperava uma virada de mesa à essa altura, dessa maneira? Agradeço a todos pela companhia nas reviews (sempre menos frequentes do que eu gostaria) e aguardo ansiosa seus comentários!


Andrezza

Mineira apaixonada por séries policiais, dramas jurídicos e séries teen de qualidade (Saudades, Greek!).

Belo Horizonte - MG

Série Favorita: Grey´s Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: House

×