Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Supergirl -1×20 Better Angels (Season Finale)

Por: em 20 de abril de 2016

Supergirl -1×20 Better Angels (Season Finale)

Por: em

Gastei um bom tempinho para por minhas ideias nos lugar, processar e escrever tudo que foi entregue para nós neste episódio. Quando acompanhamos uma série, naqueles 40 minutos de episódio aquele mundo torna-se o nosso, vivemos, emocionamos, torcemos e são por estas razões que uma série é capaz de nos conquistar, por nos levar ao limite com seus personagens. Berlatini e Kreisberg fizeram isso com nós, aos poucos Supergirl cresceu e mostrou a que veio, e, diante deste salto, a série mostrou o que é um verdadeiro super herói e toda sua composição que o leva tornar-se um. O que a season finale fez foi nos mostrar que o símbolo da casa de El pode trazer esperança até no momento mais obscuro.

“Hope. That when faced with an enemy determined to destroy your spirit, you will fight back and thrive. Hope. That those who once may have shunned you will, in a moment of crisis, come to your aid.”

A série sempre apresentou três ideias primordiais que guiam a premissa da atração: esperança, família e sacrifício. São esses três aspectos que desde que Supergirl surgiu em nossa grade de séries ela caminha trabalhando neles até na esperada season finale onde todos finalmente se encontraram num episódio emocionante do início ao fim. Partindo do final de Myriad, Alex e Kara estavam num embate, sendo que a Danvers mais velha estava sobre o controle mental kriptoniano, que funciona de tal forma que corta do seu cérebro a ideia de otimismo e esperança, e apesar de no fundo Alex estivesse consciente, esta era uma estranha para si mesma pelas suas ações. O inesperado partiu da mãe das garotas tirando Alex deste controle, dando à garota uma esperança para que quebrasse a ligação com Myriad.

supergirl-120-sg

Como disse, esperança é um dos aspectos mais fortes da série. O emblema que Kara – e Kal-El – carregam consigo é comumente associado ao peso e responsabilidade que este traz de simbolizar o bem. Assim, Berlantini, Kreisberg e cia mostraram, a quem tinha dúvidas como se faz (cof cof Snyder cof cof), o que faz de fato este “S” significar esperança. Depois de acompanharmos algumas tentativas não muito convincentes do que pode representar, foi em Supergirl que entendemos seu real significado. Na série, que ao longo de 20 episódios, a heroína foi apresentada para a população como um símbolo de esperança e foi assim que, em face de um ataque kriptoniano, o menor vislumbre da marca de El a população conseguiu superar o transe no qual estavam pela imagem de algo que trouxesse essa esperança novamente.

Outro aspecto que sempre veio trabalhado na série é a família e como esta completa Kara quando a heroína encontrava-se mais sozinha. O relacionamento das irmãs Danvers mostrou-se durante a season finale de longe um dos pontos mais fortes de toda a série, onde acompanhamos desde a inveja escondida da agente da DEO até a parceira mais intensa entre ambas. Uma sempre deu o sustento a outra de maneira que ao longo desta temporada fortaleceram toda a base de sua relação que a tornou tão forte como é. O melhor veio da inversão de situação na qual Alex salva sua irmã de seu fim.

supergirl-120-kara-alex

Quando Supergirl viu-se diante de uma luta na qual suas chances de sair viva desta eram baixíssimas a jovem se adiantou para despedir daqueles que a completavam, cada despedida ali dando o tom cada vez mais emocionante ao episódio que caminhava para sua conclusão. Assim a atração concluiu mais um aspecto importante que vinha sendo trabalhado, juntos somos mais fortes e é assim que uma família funciona.

O que nos leva a outra tecla que a série sempre bateu ao longo desta temporada: sacrifício. A expressão sempre esteve presente no dia-a-dia de quem se dedica a salvar a vida do próximo e desta maneira compõe-se a imagem de um herói ao longo do caminho. Kara cresceu enquanto pessoa e heroína durante a série e encontrou em National City e em seus cidadãos um lar e um propósito, de maneira que encontrou uma forma de retribuir a estes que a ajudaram a tornar-se quem sempre esteve destinada a ser, para salvar a Terra, Supergirl levou para o espaço – literalmente falando aqui – o problema que causaria a morte de todos.

Por fim não posso deixar de comentar dos vilões que também sustentaram essa season finale para que fosse tão excelente quanto foi. Embora Indigo não tenha sido apresentada desde o início como a nossa vilã, desde sua aparição já mostrou o quão perversa poderia ser, aquele tipo de vilão o qual sua única motivação é causar o mal. Por outro lado Non seguia tentando cumprir os desejos de Astra na maneira mais distorcida possível que acreditava estar de fato ajudando o planeta ao eliminar o problema. A luta entre Non e Supergirl e Indigo e J’onn foi um dos vários pontos altos do episódio também, e mais interessante de tudo isso foi a maneira que a série não conteve os heróis em uma briga onde as chances ali eram vencer ou morrer.

Enfim, a série mostra-se de longe uma das melhores no universo televiso baseado nas comic books, talvez eu esteja sendo um tanto quanto tendenciosa aqui, entretanto a season finale mostrou toda capacidade que Supergirl tem nos provado até este momento. Nem mesmo alguns relacionamentos que me incomodam chegaram me incomodar, vulgo James e Kara, diante de tudo que nos foi entregue. E como uma boa série, não poderia finalizar sua temporada sem deixar um tom de mistério enquanto esperamos pela renovação bem como a próxima temporada.

supergirl-120

 

Contem também o que acharam desta season finale emocionante e o que acham que pode haver dentro daquela nave kriptoniana. Vamos torcer pela renovação o quão mais rápido possível né pessoal! Até próxima temporada!


 

Easter-eggs e mais:

  • Better Angels o título do episódio faz uma referência à primeira aparição de Supergirl que foi referida como um anjo da guarda, o que tornou-se um tema muito importante no título da personagem nos anos 90.
  • Rao foi mencionado várias vezes durante o episódio, é o Deus Sol de Kripton e a grande divindade do planeta. Na Era de Bronze dos quadrinhos, Superman teve várias histórias que giravam em torno de Kripton e Rao foi uma peça importante.
  • Juntos somos mais fortes foi a frase que Eliza Danvers para descrever sua família ao tirar Alex do controle mental. É também um bordão do Alura Zor-El tinha com sua irmã, Astra.
  • Quando J’onn foi capturado e algemado a cena é uma referencia a Man of Steel, onde o Superman se permite ser algemado para deixar as autoridades humanas mais à vontade, mesmo que, em seguida, as arrebente
  • O colar que a Supergirl aparece usando é muito semelhante a uma chave de comando que o Superman usou em O Homem de Aço. A chave de comando serve como uma chave para as naves Kriptonianas.
  • Todo mundo viu a Alex segurando mãos com o Lord né? Quero ver mais disso aí produção, esquece James e Kara na próxima temporada e aposta nesses dois que rola muito mais química.
  • Não falei muito de Cat Grant aqui, mas a personagem foi incrível neste episódio também apostando tudo na imagem que ajudou a criar de Supergirl e no final ainda promovendo Kara. Alguma dúvida que ela é a melhor pessoa?
  • Podiam arrumar logo um ator para fazer Kal-El por que só esses vislumbres tão ficando chatinhos já. E por falar nisso não entendi a razão dele ter demorado mais para despertar do Myriad.

Gabriela Vital

A Kardashian perdida que sonha em ser médica um dia.

Vitória / ES

Série Favorita: Grey's Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×