Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

SuperStar – 3×10 Eliminações: Top 10

Por: em 16 de junho de 2016

SuperStar – 3×10 Eliminações: Top 10

Por: em

Um dos conceitos mais conhecidos do mundo dos realities no Brasil é a boninhada. Se você não sabe do que eu tô falando (sorte sua, se for o caso), eu explico: boninhada é um nome genérico pras mudanças de regra no meio da temporada de um reality, e que acabam – obviamente – tendo uma influência muito grande em determinada eliminação ou até no resultado final. O termo leva esse singelo nome porque a prática é bastante comum em programas dirigidos pelo nosso grande Boninho (oi BBB oi The Voice), mas agora a prática faz parte quase que intrinsecamente do know-how do reality nacional. O que aconteceu nesse Top 10 do Superstar foi um princípio de boninhada. Não é totalmente nova a ideia de chamar artistas convidados e formar um subpainel nos formatos do SuperStar, mas nesse episódio a coisa ficou com um tom bem estranho. Os convidados quase não eram convocados a opinar, e quando eram, pouco acrescentavam (Mumuzinho, lindo, você não é o Brown não tá?). Ficou uma sensação ruim de que eles estavam ali só pra fazer exatamente o que fizeram: mexer no ranking e causar uma comoção instantânea que acaba afetando toda a continuação da temporada.

Mas vamos falar das bandas, depois a gente comenta mais sobre isso.

POWERTRIP – Metamorfose Ambulante

Não foi uma boa tarde para POWERTRIP (e não, não estou falando daquele fuá no final do episódio). Nas duas últimas apresentações, a banda escolheu músicas que são muito mais voz do que melodia, o que não é coerente com a própria proposta da banda, que se pautava na fusão do rock com a batida eletrônica (e dava certo). Os vocais dele, extremamente agressivos, funcionam bem eventualmente mas aqui (e na performance anterior) soaram forçados e deslocados. Isso sem contar com o fato de serem a primeira banda do episódio, o que, ao contrário do que eu esperava, não tem sido um fator positivo. Eles até tentaram um arranjozinho diferente no final, mas não dava mais tempo – as bandas precisam entender que o voto se ganha na primeira estrofe e no primeiro refrão.

Melim – Peça Felicidade

SuperStar - Melim (Top 10)

Melim está começando a me soar como uma banda pedante. Explico: se encontraram em uma determinada fórmula e seguem ela até a exaustão. Não tinha notado antes porque acho a abordagem de Melim diferente dentro do programa, mas eles também sofrem do Efeito do Primeiro EP (a cúpula dos realities musicais estuda reclassificá-lo como uma síndrome). Eles são muito carismáticos, muito competentes, mas começam a soar genéricos demais. Peça Felicidade é uma ótima canção e também faria um single mais do que decente, mas a votação inexpressiva indica que, ao vivo, não funcionou tão bem.

Bellamore – Radioactive

SuperStar - Bellamore (Top 10)

Bellamore tem que parar com essa oscilação e decidir se é favorito ou não. Depois de uma performance meia boca, a banda retomou aquilo que a vinha fazendo ser lembrada desde os idos do top 16: a energia. Aqui não é nem uma questão de zona de conforto, porque eles já se mostraram versáteis o suficiente, mas de ambiência: uma versão melódica de uma música enérgica horrores funciona perfeitamente num programa cujo principal objetivo é fazer uma tela subir através de votos instantâneos. É nisso que eles são bons e é isso que funciona no SuperStar, ou seja, há o total de 0 (zero) motivos para músicas autorais coraçõezinhas e tristinhas. Não mesmo.

Pagan John – Meu Cais

SuperStar - Pagan John (Top 10)

Se fosse adequado, eu resumiria o episódio do dia para Pagan John em: eita. Foi de fato uma apresentação ruim, mas eu já estava pronto para dizer que via uma esperança para eles e BAM –  eliminados. Não foi de todo injusto, porque eles já fizeram apresentações mais engajantes e com autorais mais interessantes, mas que foi um twist foi. Pagan John faz um ótimo som folk mas pecou – e foi eliminado – por não sair muito disso. Num show que preza por versatilidade e, principalmente, convencimento, a banda realmente não tinha muita vez.

Negra Cor – Não Vá Embora / Beija Flor

SuperStar - Negra Cor (Top 10)

Ah, Negra Cor. Eliminados com o melhor arranjo da temporada. Ok, o falsete ficou meio feio, os vocais em geral não foram lá essas coisas, mas poxa. Esse medley foi um dos mais legais que eles tiveram, mas não foi o wow moment que deveria ter sido para eles ficarem na competição. Uma pena mesmo, mas a coisa tá realmente ficando apertada.

Fulô de Mandacaru – Fulô de Mandacaru Chegou

SuperStar - Fulô de Mandacaru (Top 10)

Que deus abençoe essa banda. Que hino é esse minha gente??? Que energia é essa??!!!! Mas é por muito pouco que eu não largo tudo e vivo só em função de torcer para a Fulô. Essa mistura entre frevo de altíssima qualidade, o baião que eles dominam e um carisma que consegue ser o maior do mundo e ainda ser totalmente natural fez essa ser uma das minhas apresentações favoritas da temporada. Watch out for Fulô de Mandacaru, everyone!!!

Valente – Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim

SuperStar - Valente (Top 10)

Vocês só podem estar de brincadeira comigo. A gente sai de uma apresentação super convincente, super completa, e cai… bom, nisso. Eu me mato de me esforçar mas não consigo entender essa paixão toda por Valente, e ainda acho a banda bastante superficial e bastante chata. Eles são de fato muito competentes, com bons arranjos, boas melodias e vocais ok, mas, com uma hino DESSE tamanho, eles não conseguiram me convencer nem um pouquinho. Mais um vez, o chato deve ser eu.

Plutão Já Foi Planeta – Me Leve

Plutão me fez engolir minhas próprias palavras e retomou, aos poucos mas de repente, a alcunha de favorito. Essa faixa foi a mais diferente de todas até agora (talvez com exceção do único cover Educação Sentimental), com um aspecto de desleixo no arranjo que a separa um pouco dessa nova MPB/indie pop/não sei muito bem não, que vinha dando o tom das apresentações da banda. E, além de terem sido os melhores vocais da Natália – os mais marcantes, pelo menos – ganhamos de brinde um boy EXCELENTE que não vinha sendo muito usado até aqui! Vem Plutão!

OutroEu – O Que Dizer de Você?

SuperStar - OutroEu (Top 10)

OutroEu, pra mim, tá quase na mesma de Melim. Muita competência, muito carisma, até um tanto de gostabilidade, mas falta aquele senso quebrador de barreiras que Plutão, Fulô e Playmobille têm de sobra. Apresentaram mais uma música bonitnha, suavezinha, fofinha e derretedora de corações amanteigados, mas ainda não me convenceu totalmente. Temo um destino muito parecido com o de Pagan John (uma eliminação inesperada).

Playmobille – Boys Don’t Cry / Pense Em Mim

SuperStar - Playmobille (Top 10)

AAAAAA obrigado Playmobille por existir! Que performance! Vocais impecáveis, do começo ao fim, coroaram uma performance que se pautou num arranjo – sim – muito marcante e forte (bjs @OutroEu). O resultado foi uma performance empolgante e amarradinha, que é o que a gente gosta que eles fazem. É isso que deu certo em Linda Rosa,  em Dama de Áries (e que ficou um tanto faltando em A Próxima Vez). E é só isso que precisa para Playmobille ocupar nossas tardes de domingo até o fim de julho.

Com o fuzuê do fim do episódio, restam 8 bandas no SuperStar e elas estão mais ou menos divididas em categorias. Assim: 1 tá fazendo hora extra, 3 tão correndo certo risco, 1 tá numa curva ascendente, se aproximando das 3 que eu considero favoritas. Acompanha no ranking:

8º (=) – POWERTRIP: Se safou com esse twist torto e provavelmente não vai se safar de novo. Pelas minhas contas, a próxima eliminação não é dupla e POWERTRIP é, sem dúvida, o principal candidato ao adeus.

7º (6º) – OutroEu: A eliminação de Pagan John mostrou que o indie pop não está com essa bola toda não e OutroEu precisa fazer alguma coisa bem marcante para reconquistar as porcentagens desse nicho. Vamos ver.

6º (9º) – Valente: Por mim tava na lanterna, mas por respeito a todo mundo que curte e às porcentagens, que não têm sido tão baixas, fica no fim da bolha.

5º (1º) – Melim: Ainda não acho que a eliminação seja iminente, mas não estão em um mar de rosas – ainda que, pra mim, tenham feito performances muito competentes. As porcentagens me contradizem.

4º (7º) – Bellamore: Não vai pra zona azul por causa das oscilações e da instabilidade, mas mais uma performance como essa e já pode voltar a competir seriamente.

3º (=) – Playmobille: Aqui a coisa começa a embolar. Playmobille me empolga muito, mas eu não consigo vê-los fazendo uma performance marcante o suficiente numa final para ganharem mais votos. O fato é que hoje são presença quase que confirmada lá.

2º (=) – Fulô de Mandacaru: Continua fazendo um trabalho incrível, e empolgando horrores. E, ao contrário de Playmobille, são explosivos o bastante para convencer instantaneamente.

1º (4º) – Plutão Já Foi Planeta: Esse topo é provisório. Continuam fazendo um trabalho incrivelmente consistente e isso é muito bom, mas não ganha temporada de SuperStar. Será que teremos um vencedor que foi favorito a temporada toda? Aguardemos.

 


Gustavo Soares

Estudante de Cinema, fanboy de televisão, apaixonado por realities musicais, novelões cheios de diálogos e planos sequência. Filho ilegítimo da família Carter-Knowles

São Paulo - SP

Série Favorita: Glee

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×