Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Teen Wolf – 5×09 Lies of Omission

Por: em 19 de agosto de 2015

Teen Wolf – 5×09 Lies of Omission

Por: em

Teen Wolf - Stiles

Not all of us can be True Alphas. Some of us have to make mistakes. Some of us are human.

Alguém, por favor, me responda: qual o nível de burrice do Scott? Quando você acha que o garoto já ultrapassou sua cota de imbecilidade, nosso alfa prova que para sua falta de noção não há limites. Honestamente, não sei por onde começar. Essa temporada foi introduzida de forma maravilhosa, os primeiros episódios foram  interessantes, intrigantes e sempre nos deixavam com um gosto de quero mais. Ainda assim, ao longo das semanas a trama principal praticamente estagnou, de modo que chegamos ao penúltimo episódio da 5A praticamente no escuro.

Lies of Omission teve um ritmo lento e cheio de tensão, mas esse não é o problema. A cena inicial serviu para dar o tom do episódio e criar a sensação de desesperança e medo que se apodera dos personagens. A alcateia de Scott nunca esteve tão frágil e separada e, sem querer ser chata, a culpa é do próprio alfa. É inegável que o garoto é uma boa pessoa. Ele tem um bom coração, senso de justiça e sempre tenta fazer o que é certo. Tudo isso é louvável, mas, sejamos sinceros, a capacidade de liderança do McCall é péssima. Além disso, sua intransigência e incapacidade de entender que há momentos em que o certo e errado não estão bem definidos foram responsáveis por criar vários problemas.

Teen Wolf - Scott

O bando de Scott foi formado baseado em amizade e no respeito que os membros tinham pelo rapaz, mas isso veio se esvaindo semana após semana. É interessante observar  que essa é a primeira vez que os adolescentes se encontram basicamente sozinhos e sem auxílio de algum adulto. O xerife, Melissa e Parrish vêm agindo pelas laterais, mas a ajuda não é a mesma. Nas temporadas passadas sempre havia alguém maduro, responsável e que sabia o que estava fazendo por trás dos garotos. Derek, Chris Argent, ou mesmo Deaton sempre estiveram ali para contornar as situações e apontar o caminho a ser seguido. Ainda que Scott fosse o alfa havia alguém em que podiam se apoiar, mas dessa vez estão sozinhos. Considerando o contexto do último ano escolar, essa é uma metáfora muito interessante.

Chega um momento na vida em que necessário crescer, em que é preciso tomar suas próprias decisões e lidar com os problemas sem ajuda de pais, professores, ou qualquer outro adulto. Essa transição nunca é fácil e vemos isso pelo protagonista. Scott está completamente perdido e oscila entre a desesperança e o medo. Chegou ao ponto em que precisa assumir a responsabilidade, mas  não consegue lidar com isso. Ser um alfa significa fazer o que é necessário e não o que moralmente correto ou fácil, mas esse é um peso que o rapaz não parece pronto para carregar. Scott precisa se tornar homem, mas ao invés de crescer, voltou a ser o garoto asmático e assustado que um dia foi. Toda confiança que já teve, deu lugar a uma insegurança gigante que o paralisa. Tudo isso é normal quando se está crescendo, mas não é o suficiente para anular as besteiras que ele fez durante o episódio.

 

Teen Wolf - Scott

Como perceberam consigo entender o personagem. Talvez seja isso que me deixe mais irritada em sua discussão com Stiles, já que ele não foi capaz de parar por um segundo para entender o amigo. Para alguém tão altruísta, a atitude foi incrivelmente egoísta. Aliás, toda a mania do McCall de achar que seu jeito de ver o mundo é o único correto é egocêntrica por si só. De qualquer forma, confesso que esse embate foi o ponto alto de Lies of Omission e mais uma vez Dylan O’brien exibiu todo o seu potencial.

Stiles é humano, a humanidade dentro daquele grupo de seres sobrenaturais, e humanos cometem erros. Matar Donovan não foi sua intenção, mas a outra opção seria morrer. Ainda assim,  o senhor alfa genuíno nem se deu ao trabalho de tentar entender o outro lado. Acreditou em tudo o que Theo, alguém que mal conhece, lhe contou e agiu como se o melhor amigo da vida inteira fosse um monstro. Nada me deu mais raiva do que isso.

Teen Wolf - Stiles 5x09

Para completar a série de decisões inteligentes (só que não), o alfa se recusou a morder Hayden e, consequentemente, salvar sua vida. Aparentemente aquela era a única forma de impedir sua morte, já que a menina era mais uma das quimeras que falharam. Realmente acredito que não há mais esperanças para a garota. Sua morte deve desencadear a fúria de Liam e um conflito gigantesco entre alfa e beta. Honestamente, quero ver a coisa pegar fogo entre os dois e já aviso que sou Team Litte Puppy desde criancinha.

Por fim, tivemos Parrish que finalmente descobriu que é o responsável por roubar os cadáveres. Em uma atitude incrivelmente clichê e honrada acabou se entregando a polícia por se considerar um perigo. De qualquer forma, o comentário de Lydia sobre o fato de ele ser algum tipo de guardião do segredo sobrenatural pode ter sido uma dica. A teoria é boa e pode ser interessante ver algo assim. Na verdade, qualquer coisa é melhor que ver o policial apenas carregando corpos de um lado para o outro.

Basicamente foi isso. Os Dread Doctors devem finalmente chegar durante a Superlua, já que esse foi o prazo que deram para Theo terminar de cumprir sua missão. Semana que vem esse arco deve ser finalizado e, com isso, espero ver alguma ação e obter algumas respostas.

Observações:

— Theo mostrou que sua temporada em The Pretty Little Liars o ensinou a mentir direitinho. Será que aprendeu a ser bonitinho, mas mentiroso com a Aria?

— Malia é outra que não parece estar aguentando bem a pressão de lidar com as falhas, mas é o seu fracasso e incapacidade de ajudar que a irritam e não as quimeras;

— Nesse ritmo os Dread Doctors vão chegar junto com o inverno em Game of Thrones;

— A mãe da Lydia parece saber muito bem o que acontece e só anda se fingindo de boba;

— Conclusão do episódio: MaScott fica mais ingênuo e cada temporada.


Thais Medeiros

Uma fangirl desastrada, melodramática e indecisa, tentando (sem muito sucesso) sobreviver ao mundo dos adultos. Louca dos signos e das fanfics e convicta de que a Lufa-Lufa é a melhor casa de Hogwarts. Se pudesse viveria de açaí e pão de queijo.

Paracatu/ MG

Série Favorita: My Mad Fat Diary

Não assiste de jeito nenhum: Revenge

×