Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Teen Wolf – 5×13 Codominance

Por: em 21 de janeiro de 2016

Teen Wolf – 5×13 Codominance

Por: em

Precisamos falar sobre Teen WolfNa verdade, precisamos ter uma conversa séria e não necessariamente fácil sobre os rumos que a quinta temporada vem tomando. Quinta temporada, esta, que tinha tudo para ser a melhor da série, no entanto, faltando dois episódios para a metade da 5B, essa não é a realidade. A escolha de fazer uma temporada com um único arco de 20 episódios começa a se mostrar um erro. Principalmente quando se considera a grande quantidade de plots desenvolvidos ao mesmo tempo e como nenhum deles parece verdadeiramente avançar.

O episódio dessa semana foi quase um desperdício de tempo, já que efetivamente pouco mudou. Analisar o desenvolvimento das personagens femininas se mostra ainda mais deprimente, especialmente quando se trata de Kira e Malia, que ainda lutam para conquistar seu espaço dentro do universo dos lobinhos. Lydia é rainha absoluta e rouba a cena independente de quão limitados sejam seus minutos na tela. Mas antes que eu me adiante demais ou me perca, vamos focar no que foi exibido na última terça-feira, afinal há muito a ser dito sobre Codominance.

Teen Wolf

E como começar a falar do episódio sem mencionar que tivemos o maravilhoso retorno de alguém muito amado e importante para a história? Sim, é óbvio que estou falando de Roscoe! Para nossa alegria, o jipe de Stiles está de volta e seus constantes problemas mecânicos renderam os melhores momentos de Codominance. Scott e Stiles finalmente conversam sobre o que aconteceu na noite em que Donovan morreu. O diálogo foi emocionante, especialmente pela atuação sempre impecável de Dylan O’brien, já que o Tyler Posey, bom, continua sendo o Tyler Posey. De qualquer forma, os dois amigos se entenderam e podemos comemorar, porque The Boys Are Back (e vamos comemorar ao som de High School Musical – porque essa música grita “bromance” –   enquanto nos sentimos velhos pelo primeiro filme estar completando 10 anos).

Voltando ao que interessa, também tivemos o retorno definitivo de Kira, mas acho que poucas pessoas se importam. Brincadeiras à parte, o grande foco na menina talvez tenha sido um dos motivos do episódio ter soado tão sem propósito. Antes de qualquer coisa, deixo claro que não odeio a Kira, não sou uma das viúvas da Allison, ou de Scallison – casal com que, honestamente, nunca me importei. Meu problema com a garota é antigo e se reflete aqui.

Teen Wolf

É preciso dizer que até simpatizei com a menina quando ela apareceu em meados da 3B. Ela era fofa e parecia envolta em uma trama legal, o problema é que a Kitsune é umas das personagens mais mal desenvolvidas que Teen Wolf já teve e isso quer dizer muito quando se trata da série. É difícil até mesmo saber qual a personalidade da moça, que em um momento está tropeçando nos próprios pés e no seguinte lutando incrivelmente bem com uma espada, sem nunca ter recebido qualquer treinamento. Quando se tornou a namorada de Scott as coisas desandaram de vez, já que a menina ficou restrita a esse ingrato papel. O que piora se considerarmos que Arden Cho e Tyler Posey tem tanta química quanto um pote de maionese e uma sacola de plástico.

Sendo assim, Kira passou a quarta temporada inteira sem personalidade ou história própria, estando ali apenas como um objeto decorativo, utilizada pelo roteiro somente quando sua espada se fazia necessária, ou Scott queria uns beijos. Dessa forma, fica realmente difícil se importar minimamente com ela. Eu juro que tento, mas falta muito para a personagem cativar. Logo, todo o destaque que ela recebeu no episódio cansa.

Deixo claro que entendo o objetivo disso. Scott está reunindo sua alcateia e se na semana passada o escolhido era Stiles, dessa vez a história girava em torno de Kira. O mais triste é que plot da menina é bom, está longe de ser original, é verdade, mas essa luta contra o demônio interior, além de metafórica, poderia render momentos maravilhosos. O conflito é intenso e interessante, o medo de se perder e ser dominada por uma entidade maligna deveria estar fazendo a menina surtar, principalmente quando se considera que desde seus primeiros episódios ela sentia medo da Kitsune que a habitava. No entanto, Arden Cho continua com a mesma cara de paisagem e não consegue mostrar o caos que deveria dominar sua personagem.

Teen Wolf

Para piorar a situação, passamos 40 minutos acreditando que esse plot, iniciado logo nos primeiros episódios, iria se resolver e não foi o vimos. Kira continua sem controlar a Kitsune, o que quer dizer que todas aquelas cenas de luta no deserto, algumas bem mal feitas, diga-se de passagem, não serviram para absolutamente nada. Falando em coisas mal feitas, o que dizer da aparição das Skinwalkers? Para quem não sabe – e eu tive que pesquisar para entender o que diabos era aquilo – Skinwalkers, também conhecidos como metamorfos, são pessoas que podem assumir a forma de qualquer animal que desejarem. Normalmente são nativo americanos e vestem as peles dos animais em que se transformam, mas onde toda aquela areia entra nessa história, não sei dizer.

Voltando para a seção de personagens femininas subaproveitadas, temos Malia. Devo dizer que gosto bastante da garota, principalmente pelo contraponto que ela trás aos demais membros da alcateia de Scott. Todo o restante parece bonzinho demais, não estou dizendo que isso é algo negativo, mas a menina é mais objetiva e não enxerga problemas em fazer o que é necessário para sobreviver. Faz todo sentido considerando que ela passou anos na forma de coiote, sem se preocupar com convenções sociais e sentimentalismos.

Teen Wolf

Durante sua conversa com Stiles, Scott mencionou que acreditava que se alguém acabasse matando seria Malia. A garota não é uma assassina a sangue frio, mas ataca quando se sente ameaçada e vai matar, ou tentar matar, se for necessário. Talvez para todos os outros isso pareça absurdo, mas Malia tem um espírito animal mais forte que os demais e tudo isso se reflete em sua busca pela Loba do Deserto. Matar a mãe biológica não era o objetivo de vida da menina, mas a partir do momento em que ela se torna uma ameaça para a coiote e as pessoas que ela ama, matá-la se torna a opção óbvia.

De qualquer forma, embora o plot da Loba do Deserto continue se arrastando, Malia ganhou todo meu amor pela surra que deu em Theo. Como eu queria ser a coiote para estragar um pouco o rostinho lindo da maior falsiane que já pisou em Beacon Hills! Acho que ela deveria ter batido mais, mas já meu dou por satisfeita por ver esse ordinário apanhando. Falando no pseudo alfa, Theo é certamente um dos maiores acertos dessa temporada, afinal fazia muito tempo em que Teen Wolf não tinha um vilão que despertasse tanta raiva. Quem são os Dread Doctors perto do garoto que veio trazer o caos para a vida de Scott e seus amigos? Talvez os Doctors sejam a maior ameaça da temporada, mas o título de vilão do ano vai para a quimera. O sucesso é tanto que não é difícil prever que Cody Christian logo fará parte do elenco regular da série. Espero que isso aconteça e que possamos odiar Theo por mais tempo.

Teen Wolf

Já que o assunto são personagens detestáveis fica difícil não pensar em Hayden. No caso, a menina é simplesmente intragável e sua intérprete não tem um décimo do carisma de Cody Christian. Na verdade, talvez seja a constante cara de quem comeu e não gostou dessa Selena Gomez paraguaia o que mais incomode. Isso e o fato dela ter conseguido estragar um personagem tão legal quanto Liam. Nesse ponto, Teen Wolf merece o crédito por, ainda que não intencionalmente, mostrar como o amor, especialmente o primeiro amor, torna as pessoas insuportáveis. Acho que só não estou odiando o Liam, porque não resisto a carinha de little puppy que caiu da mudança do Dylan Sprayberry. De qualquer forma, ele fica bem melhor sem a menina, que deveria ter continuado morta. Afinal, tudo o que essas quimeras ressuscitadas sabem fazer é dizer que não querem morrer de novo e dar uns pegas na galera.

Por fim, chega o momento de falar da Besta de Gévaudan. O Nickolas Girotto  deu a dica na última review e começa a fazer cada vez mais sentido que a besta seria uma forma de trazer a Allison de volta. Durante boa parte do episódio fiquei me perguntando se não seria o corpo da menina que eles utilizaram para ressuscitar a fera e, considerando que é de Teen Wolf que estamos falando, faria todo sentido. É claro que isso é só uma teoria, então só nos resta continuar a acompanhar a série e esperar que o roteiro pare de enrolar e comece a desenrolar suas mil tramas.

Observações:

— Lydia continua com suas aulas extracorpóreas de como ser uma Banshee;

— Nada de Parrish essa semana;

— Deucalion também dará as caras novamente. Aliás, já que parece que todo mundo está voltando para essa série vamos começar a fazer plaquinha, bater panela, subir hashtag no Twitter, qualquer coisa pro Isaac voltar. #VoltaIsaac #VoltaSharman

— Faltou só uma música do Wesley Safadão para cena em Scott e Liam se encontram. Certeza que MaScott estava doido para cantar algo como “Você merece o título de pior beta do mundo” para o little puppy.




Thais Medeiros

Uma fangirl desastrada, melodramática e indecisa, tentando (sem muito sucesso) sobreviver ao mundo dos adultos. Louca dos signos e das fanfics e convicta de que a Lufa-Lufa é a melhor casa de Hogwarts. Se pudesse viveria de açaí e pão de queijo.

Paracatu/ MG

Série Favorita: My Mad Fat Diary

Não assiste de jeito nenhum: Revenge

×