Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Teen Wolf – 6×10 Riders on the Storm (Mid Season Finale)

Por: em 3 de fevereiro de 2017

Teen Wolf – 6×10 Riders on the Storm (Mid Season Finale)

Por: em

“Scott: Não acredito que não estamos mais na escola. Parece que nada mudou.
Stiles: Tudo mudou.”

Um ciclo se encerra aqui. Quando fomos introduzidos a Teen Wolf, conhecemos um grupo bastante peculiar e, de certa forma, inocente de adolescentes. Nenhum deles tinha preocupações maiores que os jogos de lacrosse, a lição de casa ou tentar conseguir a garota ou o garoto dos sonhos. Quando Scott foi mordido esse cenário começou a se alterar, mas essas mudanças foram acontecendo de forma gradual. Em uma metáfora muito interessante para a própria adolescência, vimos o novo lobisomem e seus amigos descobrindo suas habilidades, os primeiros amores e a si próprios. Vários desafios apareceram em seus caminhos, os obrigando a crescer e não há dúvidas de que os jovens que vimos terminando o Ensino Médio são pessoas bem diferentes das que conhecemos lá em Wolf Moon.

Embora a evidência do crescimento dos personagens, em conjunto com a nostalgia – que tem sido o grande trunfo da temporada – acrescentem algo interessante à narrativa, Riders on the Storm (there’s a killer on the road ♫) foi, para mim, um episódio controverso de diversas maneiras. Não nego que algumas cenas foram memoráveis e me deixaram aos prantos (sério, não aguento mais chorar com essa série!), a sensação que predominou, no entanto, foi a de descontentamento. Há um gosto amargo de decepção na minha boca que simplesmente não posso ignorar.

Se deixarmos de lado as relações entre os personagens – que foram muito bem trabalhadas durante toda a 6A – , o fator dramático e nosso vínculo emocional com a série, as falhas no roteiro se tornam evidentes, especialmente no que diz respeito aos vilões que nos foram apresentados. É incontestável que Teen Wolf tem um problema sério quando se trata de vilões. Na maioria das vezes, temos conceitos interessantes sendo mal executados. Os Cavaleiros Fantasma são mais um desses casos. Dez episódios se passaram e continuamos sabendo muito pouco sobre essas criaturas. Eles apareceram, levaram tudo em seu caminho e foram embora (em um momento extremamente conveniente, diga-se de passagem). De todo forma, os cowboys da tempestade ainda são infinitamente melhores que o Lobisomem Nazista, um vilão apático, pouco ameaçador, mal desenvolvido e sem qualquer motivação coerente.

Além disso, a forma como tudo se desenrolou foi um tanto corrida e atropelada, fazendo com que saídas simplórias e pouco críveis fossem encontradas, para que tudo pudesse se resolver dentro do tempo necessário. Assim, vimos cenas carregadas de conveniência como a que Liam encontra o cavalo de um dos membros da Caçada Selvagem e é salvo por Theo. Porque, ao invés de levar a quimera para onde todas as outras pessoas eram levadas, o cavaleiro resolveu fazer uma parada é algo que nunca saberemos.

De qualquer forma, estamos falando de Teen Wolf  e, após seis temporadas, sabemos que não dá pra levar a trama a sério, sendo assim, e citando meu amigo Pedro Fernando, “tudo o que nos resta é rir e depois enaltecer“. Uma vez que os momentos trágicos, pela falta de qualidade, já foram listados, chega a hora de falar sobre o que foi bom. Stiles retornou em grande estilo, com direito a usar seu poderoso taco de basebol contra os “bad guys“, destilar sarcasmo e mostrar toda sua inteligência, e as cenas em que se reencontra com o pai, com Scott e com Lydia foram maravilhosas. Após seis temporadas de muito sofrimento, nós, Stydias shipers, pudemos finalmente comemorar: Stiles e Lydia se amam, estão juntos novamente e celebraram isso com um beijaço, ao som de You Were Never Gone, e nenhuma outra música poderia ser mais significativa para esse momento. Ainda assim, acredito que Malia também merecia sua sequência de reencontro ou ao menos um abraço.

Com Beacon Hills salva, tudo o que restava aos nossos protagonistas era assistir às últimas aulas, pegar o diploma e abraçar o futuro. É irônico como Stiles, que estava com tanto medo de ver essa fase chegar ao fim, perdeu os últimos meses do Ensino Médio, fazendo referência ao modo como o tempo corre quando tudo o que queremos é pausá-lo. No fim, o último dia de aula chegou e, em si, não foi nada especial, mas teve um peso simbólico inegável. Stiles, Scott, Lydia e Malia cresceram e estão de mudança, cabe agora a Liam e companhia cuidar de Beacon Hills e o momento em que Stiles dá o bastão de basebol para Mason deixa isso bem claro.

Por fim, preciso comentar como a cena final entre Stiles e Scott foi maravilhosa, digna de series finale, e deixou bem claro que uma nova fase irá se iniciar, mas que mesmo que tudo mude, o Stilinski e o McCall sempre precisarão um do outro. Teen Wolf retorna apenas no meio do ano, para a exibição dos seus 10 últimos episódios, a espera será longa, mas oremos para que valha à pena.

Observações:

— Pra que tanta câmera lenta, minha gente? Há outras formas – e bem melhores, diga-se de passagem – de conferir dramaticidade a uma cena;

— No começo da temporada, Cory se sentia culpado por não ter ajudado na luta contra a Besta de Gévaudan, aqui, e através de um grande sacrifício pessoal, ele conseguiu se “redimir”;

— Disse semana passada e volto a repetir: Liam e Theo funcionam muito bem juntos! Estou adorando as interações entre os dois e espero ver mais disso na 6B;

— Essa temporada está aparecendo final de High School Musical, em que todos os vilõezinhos se redimem e galera toda canta junta no final. Sim, estou falando com vocês, Theo e Peter;

— A população de Beacon Hills se faz de cega, né? Porque não é possível não terem notado a quantidade de coisas absurdas que acontecem ali;

— Chris e Melissa novo casalzinho de Teen Wolf;

STYDIA É REAL! Quem gostou bate palma, quem não gostou paciência;

— Chris shot first!

— Scott e Stiles: melhor bromance que você respeita!

— Até breve!


Thais Medeiros

Uma fangirl desastrada, melodramática e indecisa, tentando (sem muito sucesso) sobreviver ao mundo dos adultos. Louca dos signos e das fanfics e convicta de que a Lufa-Lufa é a melhor casa de Hogwarts. Se pudesse viveria de açaí e pão de queijo.

Paracatu/ MG

Série Favorita: My Mad Fat Diary

Não assiste de jeito nenhum: Revenge

×