Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The 100 – 3×10 Fallen

Por: em 9 de abril de 2016

The 100 – 3×10 Fallen

Por: em

Assistir a essa terceira temporada de The 100 tem sido uma experiência um tanto desagradável. Sim, podem começar a jogar as pedras, porque esse será mais um texto com críticas negativas. Não faço isso porque gosto, mas, como já mencionei, esse é um texto opinativo e a partir do momento em que uma série não consegue me agrada, não posso fazer nada além de apontar os motivos para tal fato e possíveis soluções para os mesmos. Nesse ponto, você deve estar se questionando se achei Fallen um episódio assim tão ruim, a resposta é não. Esse décimo episódio tem momentos muito bons, no entanto, foi o responsável por tornar algo muito claro na minha cabeça. Às vezes parece que estou assistindo a pelo menos duas séries diferentes e, nesse caso, não tem sido algo bom.

Novamente retornamos a Cidade da Luz e ao modo como essa trama destoa das demais. Sim, há um esforço do roteiro para conectar todas as histórias, contudo, não tem sido eficiente. É válido ressaltar que esse plot em si já não me incomoda, na verdade, considero o caminho que tem sido seguido muito interessante, especialmente pela forma de controle utilizada pela A.L.I.E. A crítica aqui está no fato de seguir achando que isso prejudica a unidade do que está sendo contado nessa temporada. Não teria sido melhor focar nesse conflito entre Sky People vs Grounders e deixar a Cidade da Luz para uma próxima temporada? Porque ao meu ver, o que temos é uma salada de tramas, que até se mistura, mas não parece que chegará a algum lugar efetivo e mais destoa que agrada.

The 100

Tudo isso ficou claro com os acontecimentos que envolvem Pike. Foram oito episódios utilizados para apresentar e transformar o homem em um verdadeiro vilão, daqueles que conquistou o ódio de todo o público e nunca teve qualquer chance de ser humanizado, para no final a grande ameaça vim de Jaha. Além disso, é preciso mencionar como o atual chanceler foi convenientemente tirado de cena no exato momento em que Arkadia sucumbe, dividindo ainda mais a série.

De qualquer forma, está na hora de comentar especificamente os acontecimentos de Fallen. Começando com Bellamy, uma das figuras mais controversas dessa temporada. É um fato que o rapaz tomou inúmeras escolhas erradas – mas, sejamos sinceros, quem não o fez em The 100? – ainda assim, acreditava verdadeiramente que estava fazendo o que era melhor para seu povo. As consequências, contudo, mostram que se enganou, algo que começou a perceber no episódio passado. Aqui o vemos tentar consertar as coisas, mas a pergunta de Kane é de extrema relevância: o que o motivou a entregar Pike aos Grounders? Octavia ou acreditar que aquilo era o certo a ser feito? Talvez um pouco dos dois, mas é inegável que a irmã teve um peso na escolha, afinal é de Bellamy que estamos falando e, para o bem ou para o mal, ele sempre colocou Octavia em primeiro lugar. A relação dos irmãos, entretanto, não poderia estar mais abalada.

The 100

Já em Arkadia o drama da vez era o de Raven tentando se libertar de A.L.I.E e aqui devo bater palmas para Lindsey Morgan, que estava simplesmente incrível nesse episódio, especialmente nos momentos em que A.L.I.E assumia o controle, a semelhança nos gestos foi impressionante. De qualquer forma, que Raven foi enviada à Terra para sofrer a gente já sabe, por isso é compreensível vê-la desistir de assumir o controle para colocar fim à verdadeira tortura a qual estava sendo submetida. As consequências disso foram Abby se rendendo a Jaha e a fuga de Jasper a qual Clarke se uniu. Algo que deve ter mais destaque na próxima semana e pode render momentos muito bons.

Por fim, temos o núcleo Grounder, no qual Ontari tentava desesperadamente provar seu lugar como Heda, contando com a inesperada ajuda de Murphy. Não teria problema algum com tudo isso, não fosse a cena final em que a série tenta romantizar e até mesmo tornar engraçadinha uma cena que, em qualquer outro contexto, seria claramente uma situação de abuso sexual. Murphy estava acorrentado e tinha deixado bem claro que não queria aquilo. É claro que a cena não é construída dessa forma, e além da romantização, a série perde a oportunidade de tocar de forma correta em um assunto sério.

De todo modo, Fallen não foi um episódio ruim, mas a forma como as histórias destoam me incomodou bastante, assim como o ritmo adotado que fez alguns momentos se arrastarem. O próximo episódio promete ser mais focado em Raven e se concentrar em um ponto específico pode ser um grande acerto.


Thais Medeiros

Uma fangirl desastrada, melodramática e indecisa, tentando (sem muito sucesso) sobreviver ao mundo dos adultos. Louca dos signos e das fanfics e convicta de que a Lufa-Lufa é a melhor casa de Hogwarts. Se pudesse viveria de açaí e pão de queijo.

Paracatu/ MG

Série Favorita: My Mad Fat Diary

Não assiste de jeito nenhum: Revenge

×