Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Affair 2×05 – Episode 5

Por: em 4 de novembro de 2015

The Affair 2×05 – Episode 5

Por: em

the-affair-2x05_1

Uma das máximas do machismo é a culpabilização da vítima. Não basta ir longe: pra exemplificar, basta acessar a memória coletiva recente e lembrar da Valentina do Masterchef Jr . No auge de seus treze anos, foi alvo de diversos comentários marcados pela pedofilia e sexismo. A justificativa? Você já conhece. Ela pediu. Ela causa essa sensação nos homens. Olha como ela já parece mulher, com os seios delineados. O machismo poda as meninas desde cedo, pobre Lolita. Poda e coloca o saldo de culpa em cima delas. Exatamente como uma das primeiras cenas do Episode 5 de The Affair.

Focado nos pontos de vista de Alison e Cole, o episódio mostra mais uma vez a genialidade da série e a complexidade desses personagens. Na primeira parte, dedicada à Alison, a protagonista se percebe numa situação peculiar. Yvone claramente se sente ameaçada por sua presença (ou será a presença dela nos livros?) e pelos cuidados dados a seu marido. Durante as sessões de fisioterapia, Robert revela como conheceu Yvone e de como eles também já foram amantes. E profetiza: vai tudo dar certo com você e Noah. Após Alison relatar como conheceu o escritor e as proporções incontornáveis do caso, o paciente tem uma ereção. Para se explicar solta “Você causa esse efeitos nos homens.”

the-affair-2x05

Daí, o caldo só engrossa. Depois de uma série de humilhações na casa dos patrões e de ouvir sua demissão, afinal eles precisam de ajuda mais “profissional”, Alison lê o manuscrito do romance de seu amado. E que coisa horrível é se ver pelos olhos dos outros. No romance ela é a definição do sexo e nada mais. Uma força da natureza, toda feita de libido. Desesperada, ela sai para encontrar Noah e acaba parando na casa de Helen que oferece uma visão diferente de seu ex-marido, a visão amargurada de quem foi traída: no princípio ele é um homem gentil, sedutor, que se importa. Aos poucos, projeta suas frustrações na parceira. E, num belo dia, vai embora.

Investindo no humor negro e satírico de Episode 4, segunda parte dessa semana é toda focada em Cole, que continua sem dormir a quantidade de horas devidas e ocupa a função michê, protagonizando uma das cenas mais bizarras e engraçadas dessa temporada. Importunado mais uma vez por Scotty, que ambiciona o dinheiro do irmão para abrir seu próprio negócio, Cole acaba conhecendo a atual ficante do irmão, Luisa, que já aparecera no episódio anterior (e que evitou um atropelamento infantil).

the-affair-2x05

Sempre evitando as posturas dicotômicas, é bom perceber novos nuances nesse personagem. Cole não é mais o machista-turrão-caminhoneiro da outra temporada. A dureza de suas feições é uma proteção para suas feridas interiores e muito mais profundas, que ele simplesmente ignora. Apesar da dinâmica fluir entre ele e Luisa, que inclui um telefone escrito na palma de sua mãe, é com Alison que ele é completo. Completo e feliz. Alison talvez também se perceba assim pois, no ápice da crise em seu novo relacionamento, é para a antiga casa e para os braços de seu ex-marido que ela se volta.

the-affair-2x05

Finalizando, mais uma vez, com a eminência do julgamento e do crime, quase para nos lembrar o motivo original de estarmos assistindo a série, The Affair entrega outro episódio excelente. O mistério é uma mentira que os roteiristas nos contam para fidelizar os espectadores. Assim como os personagens da série o fazem em grande parte do tempo.

Considerações finais

  • A showrunner da série, Sarah Treem, já avisou no twitter que o episódio seria um pouco polêmico. Ela considera a série feminista, mas disse que o enredo poderia trazer grandes discussões. “Sempre me perguntam se essa é uma série feminista. Para mim, sim. Mas espero que o episódio de amanhã traga debates nessa arena.” Quem quiser seguir a moça, seu perfil é @SarahTreem.
  • Helen sendo uma das melhores personagens, saída diretamente do Mulheres Ricas.
  • Cole vai ganhando cada vez mais contornos e Noah vai ocupando o trono de rei da babaquice.
  • É de se esperar uma renovação. O mistério, suponho, vai ser empurrado para próxima temporada. Por mim a gente podia parar de fingir que se importa com quem matou o Scotty e focar só no affair e nas suas consequências.

Daniel Matos

Ex-gordo, fã de televisão e da Palmirinha.

Belo Horizonte

Série Favorita: The Good Wife

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×