Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Affair – 2×12 Episode 12 (Season Finale)

Por: em 26 de dezembro de 2015

The Affair – 2×12 Episode 12 (Season Finale)

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers pesados,

siga por sua conta e risco.

the_affair_2x12

Ao longo dessa temporada comecei muitas resenhas com frases espirituosas ou metáforas. Hoje nenhum dessas coisas interessa. Eu e você encaramos esse episódio de uma hora e sete minutos para descobrir algo que The Affair tem prometido desde a temporada passada e finalmente entregou: o assassino de Scott Lockhart.

Eu não esperava que tantas respostas fossem oferecidas em um único episódio. O que eu esperava era que os mistérios fossem empurrados um a um com a barriga, até a próxima temporada. Mas como é bom estar enganado e assistir ao melhor episódio do segundo ano da série desde Episode 8. Sem melodrama, sem as grandes reviravoltas e ações, tudo está focado no casamento, afinal, um olhar atento poderia ter percebido a maioria dos segredos ali revelados. Aquilo que a produção tem de mais precioso, a dilatação dos diálogos e as atuações certeiras, onde podemos assistir acontecimentos sendo destrinchados sobre diferentes pontos de vista.

the_affair_2x12_

É típico de pessoas com a natureza destrutiva como Scotty deixar um rastro de culpa ao seu redor. Basta olhar os quatro protagonistas dessa season finale que em menor ou maior grau eles podem se sentir responsabilizados pela morte desse personagem tão ordinário e crápula. Cole tem a culpa de não ter oferecido parte de seu negócio ao maninho, mas aqui é quem menos tem culpa no cartório; Noah, por mais babaca que seja, também tem uma parcela de mínima: seu maior feito foi pegar as mãos de Helen e, com isso, desviar o olhar dela da estrada; Helen dirigia meio embriagada e desatenta e Alison agiu para proteger sua própria vida. É bem óbvio que Scotty iria lhe estuprar. Empurrá-lo foi um ato de legítima defesa. Ao mesmo tempo todos tem estilhaçados dessa bomba ambulante com o sobrenome Lockhart.

O outro grande segredo revelado é o teste de DNA. Não foi preciso Marquito, Sombra ou Ratinho. Alison revela à Noah quem é o verdadeiro pai de seu filho. Se no futuro tal informação poderia ser usada para destruir o caso contra Noah e oferecer uma nova figura, Solloway é corajoso o bastante para assumir qualquer tipo de culpa, salvando sua duas esposas: a ex e a atual. A trama do tribunal acaba (ou pelo menos perde sua força) quando Noah se declara culpado para o juiz. Essa é uma daquelas coisas que fazemos por aqueles que amamos. O amor é realmente estranho.

the_affair_2x12_1

O casamento na praia também ofereceu cenas interessantes: Scotty cantando e mandando indiretas sobre a paternidade de Joanie, Cole reclamando com Alison sobre os segredos de Luisa e sobre como ele parece não conhecê-la, o encontro constrangedor entre Noah e sua ex-sogra, que pede inclusive pra ver as fotos da filhinha. Filha essa que não é, exatamente, sua filha. Aliás, Solloway foge junto com Helen ao descobrir sua não paternidade. Seria Helen o ponto seguro, o lugar para o qual ele volta?

The Affair fechou com maestria uma temporada perfeita. Mesmo quando alguns episódios derraparam, esse é um drama exemplar, algo difícil de ser achado na televisão atual. A coragem é tão grande que todos os segredos são revelados. O que prende o espectador não é a resposta para perguntas mas a curiosidade sobre o futuro; você volta ao restaurante não porque o garçom está devendo o troco mas sim para provar aquele prato com nome estranho que parece ser bom.

the_affair_2x12_3

Muitas apostas surgem sobre a terceira temporada. A minha é de que o foco é desmantelamento desse casamento. Poderá o relacionamento de Alison e Noah sobreviver? Vamos ter mais participações sensacionais de Helen? Todo caso tem um fim? Essas perguntas serão respondidas no próximo verão em Montaulk.

Um abraço, muito obrigado pela companhia e até lá.


Daniel Matos

Ex-gordo, fã de televisão e da Palmirinha.

Belo Horizonte

Série Favorita: The Good Wife

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×