Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Big Bang Theory – 7×23 The Gorilla Dissolution

Por: em 13 de maio de 2014

The Big Bang Theory – 7×23 The Gorilla Dissolution

Por: em

O set do filme dos macacos

Antes de começar a review, um comentário: pelo final do episódio, eu achava que esta seria a season finale. Em uma comédia, nem sempre temos tramas a terminar para fechar bem a temporada e encerrar com aquela cena específica entre Penny e Leonard seria uma boa forma de encerrar. Afinal, para uma série renovada até a décima temporada, não é necessário um grand finale e um final bonitinho cabe muito bem.

Separando por tramas, Howard, Bernadette e Raj começam o episódio na casa da mãe do engenheiro para ajudar na recuperação dela e a primeira cena do trio é ótima, apesar de ser bem óbvio que a caixa com a esteira eventualmente desceria as escadas.

Aqui tivemos uma piadinha bem sem graça. Contratar uma enfermeira de um país de terceiro mundo, ‘acostumada a cheiros ruins e a situações desconfortáveis’, sério mesmo? Ninguém precisa desse tipo de comentário e preconceito. Só lembrando que muitos países europeus, do considerado primeiro mundo, não são exatamente conhecidos por sua excelente higiene pessoal.

O Raj teve um ótimo desenvolvimento do namoro, esclarecendo com a Emily o que aconteceu no cinema de uma forma que não esperava dele. Achava mesmo que o indiano daria algum chilique pequeno enquanto conversava com a Emily sobre a situação, mas ele se mostrou bem maduro. Penso ainda que poderiam ter dado um outro motivo para ela ter saído com o cara, ao invés de ela ter cedido às muitas investidas de um homem que não sabe ouvir ‘não’. É dessa forma que a gente, como sociedade, neutraliza a negativa das mulheres e cria a ideia falsa que, se o homem insistir bastante, o ‘não’ vira ‘sim’ e ela só estava ‘se fazendo de difícil’. Cultura do estupro mandou um beijo!

Uma situação estranha no cinema

A história melhor desenvolvida foi a da Penny, merecidamente, depois da Bernadette e da Amy terem escapado da amiga reclamando sempre da mesma coisa. A gente já sabia que o filme do gorila (a referência do título) ia ser uma bomba, mas não a nível executivo! Uma coisa é a gente imaginar como poderia ser ruim, mas a realidade consegue superar a imaginação.

A atuação da Penny e do Wil foi bem decente para as falas que deram a eles e aquele diretor… ninguém merece. O que achei bacana foi que deram dois motivos bem plausíveis para ele estar completamente desinteressado do filme. O primeiro e mais óbvio é que não é segredo de estado que esse é um filme que nunca deveria ser feito e o segundo é a atração que os smartphones têm sobre as pessoas, que preferem passar a vida olhando para uma telinha ao invés de ver a vida passar. Por pior que ela seja em um set de filme trash.

A Penny estava mais do que certa em dar o melhor dela mesmo que o trabalho não seja o melhor. Em muitos filmes ruins, a gente consegue reconhecer um talento e, mesmo que ela não seja conhecida por aquele filme, é mais uma chance de abrir portas.

O que nos leva ao final do episódio. Por mais que eu antecipasse que o pedido de casamento e o tão aguardado “sim” fosse acontecer muito em breve, achei que foi feito de uma forma bem apressada e nada pensada. Como a Penny chega à conclusão que “tomar decisões inteligentes” é casar, depois de passar tantos episódios dizendo que ainda não é a hora? Não passou nem um mísero episódio desde que os dois tiveram uma pequena discussão sobre o quanto ainda é cedo para tomarem essa decisão.

Das duas uma: ou teremos uma temporada com os dois (ou um dos lados somente) surtando com os preparativos até o grande dia, ou o roteiristas só acham que uma mulher não tem mais nada a fazer na vida para ser feliz a não ser casar e, por isso, esta seria a decisão inteligente da Penny. O diálogo dela me leva a pensar isso, já que ela diz que não precisa ser famosa ou ter uma grande carreira para ser feliz – ela ainda não tem nem uma carreira, imagina uma “grande”. Só precisa casar (poderia ser ter o Leonard por perto, mas ele está ali e ser só o namorado não é o suficiente, aparentemente).

E não seria a primeira vez que a produção da série é machista.

Se as coisas se mantiverem assim na season finale, podemos ter uma dinâmica interessante entre os casais na próxima temporada. Teremos um casal casado há um tempo, um noivo, outro de namorados estabelecidos, um possível em começo de namoro e o Stuart em busca de uma garota para chamar de sua.


Bianca

Feminista interseccional, rata de biblioteca, ativista, ama filmes, séries, cultura pop e BTS. Twitter sempre vai ser a melhor rede social.

São Paulo - SP

Série Favorita: Grey's Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: Lost

×