Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Blacklist – 3×03 Eli Matchett

Por: em 17 de outubro de 2015

The Blacklist – 3×03 Eli Matchett

Por: em

Eu não sei vocês, mas eu estou muito empolgada com esta temporada de The Blacklist. Parece que os roteiristas escutaram todas as nossas preces e resolveram consertar tudo aquilo que não funcionou muito bem na última temporada. Não que a temporada passada tenha sido ruim – contrariando a grande maioria, eu gostei. Apesar de ter gostado, eu confesso que foi um pouco morna, focando mais nos casos semanais e deixando a trama principal de lado por vários episódios, algo que não vem acontecendo agora. Muito pelo contrário: o foco principal se mantém na relação Liz-Red e em como irão derrubar o grupo Cabal, ao passo que os casos semanais servem como trama de fundo para essa busca; os blacklisters agora são todos aqueles ligados intimamente com a derrubada do grupo criminoso.

E que maravilha essa mudança está fazendo! São em episódios como o desta semana, em que nada de muito bombástico acontece, que conseguimos ver a extensão da mudança. “Eli Matchett” é um daqueles episódios em que você senta, assiste, não vê a hora passar, se diverte, e termina com aquela sensação gostosa de ter desfrutado de um bom episódio. Não é daqueles em que você se descabela e sofre junto com os personagens, mas também não é aquele em que você fica conferindo quantos minutos faltam para acabar. E isso é uma grande vitória em temporadas com tantos episódios como The Blacklist.

Descobrimos, logo no começo, para onde os protagonistas estavam indo – algo que não significou muito, já que Red resolve mudar o percurso e voltar para os Estados Unidos, decidido a atacar o Cabal a partir de seus membros. É dessa forma que somos apresentados ao caso da semana: um homem que aparentemente quer acabar com as Indústrias Verdiant, responsáveis por levar à falência pequenos fazendeiros – a indústria trabalha com sementes para plantações geneticamente modificadas, possuindo uma proteína que mata as pragas que, normalmente, atacam esse tipo de produção. Assim, elas se tornaram responsáveis pela maior parte da distribuição de sementes no mundo. O grupo de Matchett, formado pelos fazendeiros falidos, invade as plantações e escritórios das Indústrias e consegue roubar informações restritas sobre a fabricação das sementes modificadas.

The Blacklist - 03x03 Matchett

Mas é claro que nada é tão simples como parece… Matchett tinha um objetivo divergente do de seus colegas, chegando inclusive a matá-los para atingi-lo. Qual era seu objetivo? Criar uma praga “invencível” que, em poucas semanas, possui o poder de devastar as plantações mundiais. E, assim, somos apresentados ao porquê de Red estar perseguindo esse caso: tudo não passou de um plano de uma das integrantes do Cabal – a diretora da Indústria Verdiant – para obter lucro através da venda da cura.

The Blacklist - 03x03 Cabal

Percebem como a história está lindamente interligada? Não é decepcionante assistir a um episódio procedural assim.

Quanto à trama principal, tivemos Liz atirando em um policial disfarçado e, finalmente, encontrando, dentro de si, a certeza de que ela não é uma assassina fria e calculista. Semana passada, falei que estávamos vendo Liz chegar ao seu limite; nesta semana, vimos que, ao atingi-lo, acabou encontrando seu ponto de equilíbrio. Outra coisa a pontuar em relação à personagem é sua aparente capacidade de fazer cagadas: como foi que ela pensou que ligar para aquele que a persegue seria uma boa ideia? Amiga, assim fica difícil de te defender… Sorte sua que o Red parece fazer milagres para consertar cada uma delas. Falando nos dois, a fuga está fazendo maravilhas para a relação deles – estão cada vez mais naturais e relaxados, próximos um do outro… Está bonito acompanhar! Por favor, não arruínem isso, resolvendo que formariam um bom casal…

The Blacklist - 03x03 Liz

Também tivemos Reddington percebendo a falta do seu guarda-costas – um pouco atrasado, mas, antes tarde do que nunca, não é mesmo? – e iniciando a busca por ele. E rezarei para que não demore para achar sua localização exata, porque, convenhamos, não sei mais quanto tempo o coitado aguenta. Agora, palmas para Dembe!! A lealdade dele é simplesmente motivadora… Ele está destruído, machucado e sendo chantageado psicologicamente pelos seus algozes, mas, mesmo assim, continua em silêncio para proteger seu empregador. Aguente firme que a ajuda está a caminho!

Por último, mas não menos importante, vamos falar do Tom… Nunca pensei que fosse falar essa frase, mas a parceria entre ele e Cooper me empolgou. Alguém precisa investigar Karakurt, e quem melhor que Tom para fazer isso? Cooper se mostrou sinceramente envolvido na busca para provar a inocência de Liz e percebeu que não tem ninguém melhor do que Tom para aliado (a não ser Red, é claro).

The Blacklist - 03x03 Karakurt

Peço desculpas pela review enorme e quero saber de vocês o que acharam do episódio… Não se esqueçam de deixar seus comentários e até semana que vem!


Camila Ascencio

Estudante de psicologia neurótica que acredita possuir todos os transtornos estudados e vive em busca do seu "lugar ao sol". Enquanto isso, alterna trabalho, faculdade e hobbies em uma rotina incessante. Completamente viciada em séries, livros, super-heróis, Star Wars... E que a força esteja com você, jovem Padawan!

São José do Rio Preto/SP

Série Favorita: Hannibal

Não assiste de jeito nenhum: Glee e Sense8

×