Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Catch – 1×09 The Happy Couple / 1×10 The Wedding (Season Finale)

Por: em 26 de maio de 2016

The Catch – 1×09 The Happy Couple / 1×10 The Wedding (Season Finale)

Por: em

Após assistir a season finale de The Catch, com direito a episódio duplo, peguei todas as minhas anotações e percebi que tinha muita coisa para falar e para criticar. Tentei trilhar um caminho para que isso aqui não virasse um poço de críticas, mas a série também não colabora. Por mais condescendente que eu tenha sido no início, isso não muda o fato que a trama foi se perdendo e quanto mais eles tentavam acertar, mais perdidos eles continuavam. “Ah, mas a série foi renovada”, verdade, e este talvez tenha sido o maior erro de todos. E apesar de não ter sido tão no sense quanto eu imaginava, não deixou de ser incoerente do mesmo jeito. Com milhares de ressalvas a fazer, convido-os a mergulhar no universo de uma série que prometeu, não cumpriu e pra não ficar tão feio, trocou de roupa nos últimos minutos, perto da hora do ônibus passar. Resultado disso tudo? Vocês que vão me dizer: o que acontece quando alguém tá se apresentando e o professor pede para sua equipe adiantar, porque eles já passaram do tempo? Das duas uma. Ou fica incompleto ou fica cheio de informação jogada de qualquer jeito. 

ben the catch 1x09-1x10

Tudo bem que a delação premiada faz parte das negociações e é uma forma de conseguir pegar os verdadeiros comandantes de toda organização criminosa, mas o que aconteceu em The Happy Couple foi desumano. Como assim o cara DO NADA passa a trabalhar com o FBI e nem sequer é preso ou recebe um mínimo de desconfiança. Aliás, como é possível que o Ben tenha um tratamento e a Margot outro, tratada como uma criminosa do nível mais cruel que a cabeça de vocês possam imaginar. Tudo bem que no final das contas, ela que saiu ganhando (tecerei comentários sobre isso posteriormente), mas a escolha foi dois pesos e duas medidas, né? O Ben foi tratado como heroizinho, como se tivesse sido forçado a praticar todos os atos contra a Allie, como se tivessem colocado uma arma na cabeça dele e obrigado a fazer tudo. Aham, senta lá Claudia. Se quer colocá-lo como a Madre Teresa de Calcutá, beleza, só me expliquem o porquê do tratamento diferenciado, muito menos o ódio mortal que todos alegaram sentir por ela, achei muito forçado. E a Val dizer que a Alice nunca vai saber se o Ben tá falando a verdade ou se continua enganando ela, foi uma das cenas mais deprimentes, isso tudo por conta de The Wedding. Como é que ela diz que a Alice nunca vai saber, dando uma injeção de confiança para ela ficar com ele e logo em seguida, diz que não consegue nem olhar para cara, que ele não mudou e não sei mais o que? Por favor, né.

São detalhes como esse que não devem passar despercebidos, por mais que eles tentem romantizar a situação, não há nada para se romantizar. Não há nada de romântico em manter relação com um cara que só a fez sofrer, que enganou o tempo todo e que no final, resolve do nada entregar seus parceiros e viver feliz para sempre. Ou você é confiável ou não é, não tem como ser os dois, não tem meio termo. Apesar dessa grande lambança, o Ben finalmente teve o que merece, e não foi preso no lugar da Allie, mas foi preso no lugar dele mesmo, porque foi ele quem cometeu os crimes pelos quais ela estava sendo acusada. Então quanto a isso, nada demais, tudo ok.

Sem título

A Alice que me perdoe, mas nenhuma atitude dela, nenhuma fala, nada foi tão bem sucedido e bem elaborado que o plano da Margot. Para mim, não existe mulher mais adorável do que ela. Para quem começou com ameaças vazias e com pouca expressão na atuação, Margot Bishop conseguiu salvar a série de um desastre total e todas as reviravoltas, todos os quotes e traições nos levaram a um ponto: enganar é uma arte e quem ri por ultimo, definitivamente ri melhor. A Margot não precisou de ninguém para arquitetar seu plano e conseguir fugir com todo o dinheiro e com um novo affair do lado, além disso, mostrou para Alice que a sua prepotência não vai levá-la a lugar algum, apesar de quase levá-la para a cadeia, detalhe.

Se a trama fosse melhor trabalhada, e conseguissem nos mostrar tudo isso em um tempo melhor dividido, com certeza nos depararíamos com um finale muito melhor. Se os roteiristas tivessem sido honestos desde o início e colocasse a história voltada para Ben cheio de segredos, trabalhando para a Empresa Kensington, e sendo forçado a cooperar e, em seguida, a Alice descobrindo que ele estava em apuros e elaborasse um plano para salvá-lo, certeza que faria muito mais sentido. Ou então não precisa ir muito longe, mas ao menos que não romantizassem a história como se o ponto central fosse o amor entre eles (?). Verdade seja dita, a série não conseguiu transmitir nenhuma passagem, nenhuma mensagem que significasse, tampouco conseguiu corrigir seus erros durante a temporada. Fica a missão para a próxima, que é quase uma questão de sobrevivência nesse mundo televisivo que por mais bonzinho que pareça, as vezes tende a surpreender.

alice 1x10

E se não bastasse tudo que vimos até aqui, a mudança brusca de comportamento que o Rhys sofreu nesse episódio, de uma hora pra outra, foi super artificial. De um vilão frio, calculista, que atirava nas pessoas sem nem ao menos olhar pra elas, em plena luz do dia (RIP Felicity) ele virou fã e começou a torcer pela felicidade do casal. Lembrando que o que não faltou foi motivo para ele querer se vingar, ainda mais que ele foi passado pra trás e foi traído pelo Ben.

De resto, os personagens secundários tiveram pouco tempo de tela, e tiveram seus arcos fechados bem superficialmente. Espero que eles tenham mais presença na próxima temporada e que ela, por inteiro, seja trabalhada de forma gradual e não aleatória. Ademais, segue a lista dos pontos positivos dessa season finale:

  • Que voz maravilhosa a da Sophie!!! Achei um amorzinho ela cantando e fiquei chocada com a revelação do Shawn. Não deram nem a oportunidade da gente suspeitar!!
  • Se a série fosse sobre a Margot, o mundo seria muito melhor. Isso sim que foi evolução de personagem.
  • “Como vota deputada?” O que dizer dessas legendas maravilhosas <3
  • “You’re the worst FBI Agent ever” Não poderia concordar mais, Val!!!!!!!!!
  • Indra rainha até na série dos outros <3 Pegue visão, viu Alice. “Blood must have blood”
  • Togo é o nome do meu cachorro, então achei bem ótimo a homenagem. Obrigada, The Catch!!

Então é isso, pessoal! Até a próxima, nos vemos por aí. Bjão!

 


Helaine Marina

Assiste séries com a mesma frequência que sente fome. Estudante de Direito, futura professora de Inglês e louca pelos animais, em especial, seus amigos. Uma aquariana que não é brinquedo não .

Salvador BA

Série Favorita: Impossível decidir

Não assiste de jeito nenhum: Glee

×