Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Flash – 2×13 Welcome to Earth-2

Por: em 10 de fevereiro de 2016

The Flash – 2×13 Welcome to Earth-2

Por: em

Olha, alguém chama o Leandro da outra Terra, porque esse aqui não dá conta de falar tudo que aconteceu nesse episódio não.

flash-213-selfie

Depois de lançar um vídeo promocional atiçando todos os espectadores para uma viagem até a Terra-2, The Flash fez um episódio incrível (e que bateu a maior audiência da série até aqui). Com um mundo (literalmente) de possibilidades a ser explorado, “Welcome to Earth-2” nos apresentou a uma realidade com rostos bastante conhecidos, mas de personalidades bem diferentes. A missão inicial era encontrar o esconderijo de Zoom e libertar Jesse, filha de Wells, porém tudo foi pelo ralo quando Barry se envolveu emocionalmente (como sempre) com pessoas que pareciam seus velhos conhecidos.

O destaque do episódio fica para a atuação de Grant, sempre muito marcante, ainda mais nessas suas três versões – Barry Terra-1, Barry Terra-2 e Barry Terra-1 se passando por Barry Terra-2. Se surpreendendo com tudo que acontecia, foi muito bacana ver o personagem descobrindo como é a vida do seu sósia: um relacionamento estável com Iris (não deve ser fácil ver seu crush te chamando de amor e dando uns pegas escondido, para depois voltar para a realidade onde ela é só sua melhor amiga), uma relação conturbada com seu sogro Joseph (que momentos incríveis de Joe cantando/odiando Barry) e toda a sua equipe trabalhando para Zoom. Então vamos por partes: Iris da Terra-2 é policial (com direito a parceria de Deadshot!), carreira que seu pai não seguiu – preferindo o show-business/mundo da música. Durona, decidida e determinada, essa Iris lembra muito daquela que a tanto conhecemos, sendo que só muda a maneira que encara seu amor por Barry.

flash-213-joe

E se tem algo que todos os especadores de Flash gostam é o relacionamento dele com Joe, aqui desconstruído completamente. Inconformado com o caminho que Barry fez sua filha trilhar, o cantor (que estranho falar de Joe assim) mantem um ódio contido, dando patadas periódicas e fazendo questão de se manter firme na rixa. Talvez esse tenha sido o fator mais alarmante ao nosso Barry: ter que concertar essas relações distorcidas que ele via como “erradas”. A precipitada morte do seu “sogro” coloca o velocista contra Nevasca, uma versão Frozen de Caitlin e com uma peruca horrível, e Morte Nuclear, Ronnie de volta e agora do lado negro da força (e ainda atuando muito mal). Quando vemos o primeiro embate entre eles e Barry, já temos ali a promessa de um episódio cheio de ação, só que as coisas tomam proporções ainda maiores quando adicionamos Reverb e Zoom a equação. O sósia de Cisco é uma amostra clara de como o nosso nerd ainda pode evoluir e ganhar poderes incríveis, muito mais do que um dia ele imaginou. Sua evolução agora tem metas claras e pode ser ainda mais rápida do que esperávamos.

Zoom, estava no comando de tudo. Depois da morte de Morte Nuclear e Reverb, ele tem exatamente o que queria: Barry indefeso nas suas mãos. Sabemos que ele quer roubar a força de aceleração do velocista, agora será só esse o objetivo? Aquela prisão do final do episódio me pareceu ter propósitos muito maiores – por sinal, alguém sabe dizer o que era aquela pessoa com um capacete? Juro que achei que era o Diggle, mas descartei a ideia depois de alguns segundos. Enquanto isso, a Terra-1 ficou completamente indefesa sem a presença de Flash, fazendo com que Caitlin e Jay tomassem medidas desesperadas.

Finalmente aprendemos que o Velocity-6 foi o motivo da tal doença de Jay e que foi ele quem procurou por isso, querendo aumentar a sua velocidade. Em uma versão melhorada, o Flash-Original tentou atuar, mas acabou fracassando lindamente em uma ação que só serviu para nos deixar felizes em ver o velocista no uniforme original, com direito a capacete e tudo. Esse arco deve continuar a ser desenvolvido no próximo episódio, até porque o brother que treme as terra tudo só fugiu, não foi preso. Adicionemos a isso os problemas técnicos enfrentados no capacitor que propiciou a viagem entre as Terras, que quebrou tamanha a energia canalizada e precisa ser arrumado em 24 horas, senão Barry e Cisco ficarão presos lá para sempre.

flash-213-jay

Sério, foi muita coisa acontecendo. Mas não bastasse isso, o episódio garantiu uma chuva de easter-eggs, que eu faço questão de compartilhar com vocês. Vamos lá?

Outros pensamentos aleatórios/chuva de easter-eggs:

– O episódio já começou colocando Henri Hewitt como um bom moço no Star Labs da Terra-2. Para quem não lembra, ele foi uma das opções para se tornar Firestorm depois da morte de Ronnie e se perdeu completamente no poder, atacando a equipe do Flash.

– No canal 52 (número emblemático para DC), Barry aparece dando uma declaração sobre os ataques de Zoom. Além de ser a primeira vez que vemos essa versão dele, ouvimos ele dizendo que o prefeito(a) Snart tomará algumas medidas. Claro que não sabemos qual dos Snart’s é, mas alguém imagina eles governando uma cidade?

– Antes disso, rolou a passagem pela ponte entre os mundos, que teve uma série de imagens importantes: sim, você não viu errado, teve Supergirl sim. Isso é um indicativo de que talvez ela viva em um universo paralelo ao que conhecemos na série do velocista – triste, porque isso impede um encontro com Arqueiro ou os membros de Legends of Tomorrow. Porém, isso é especulação minha, só confirmaremos lá no crossover.

supergirl-flash

– Também vimos a versão de John Wesley Shipp do Flash dos anos 90:

jws-flash-

– E essa versão do Arqueiro Verde definitivamente não é Stephen Amell. Logo, podemos especular que seja Connor Hawke, personagem que nos quadrinhos é um dos substitutos de Oliver Queen e está com participação garantida em Legends of Tomorrow.

connor-hawke-flash

– O anel da Legião dos Super Heróis. A aparição dessa liga já tinha sido comentada por Geoff Johns, mas todos esperavam que fossem em Legends, mesmo com as viagens no tempo parando em 2166. O que isso significa? Sabe Deus.

legion-ring-flash

– Sir Johan Hex também deu as caras, já que tem aparição garantida em Legends.

jonah-hex-flash

– O que falar do speed dial do Barry da Terra-2? Bruce, Hal e Diana. Sério? PRA QUE FAZER ISSO COM A GENTE?

flash-213-fone

– E teve citação a Atlantis também nas passagens que Barry dá para os pais curtirem um tempo a dois – Atlantis conhecida como terra do querido Aquaman.

– Toda vez que matarem o Cisco, vai ser do mesmo jeito? E acho que o óculos do Cisco-Reverb vai ser de muita serventia para o nosso Cisco-Vibe, não?

 


Tá, agora respira. Tem mais tiro com o vídeo promocional do próximo episódio:

Agora manda ver, chegou sua vez de falar um pouco! Semana que vem menino Alexandre está de volta! Obrigado pela companhia e até mais!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×