Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Flash – 3×20 I Know Who You Are

Por: em 3 de maio de 2017

The Flash – 3×20 I Know Who You Are

Por: em

O que foi que tu fez com as linhas temporais, Barry?

Hoje vou usar o modelo da pirâmide invertida e começar do final, porque não tem como escrever um texto pra só no fim comentar a bomba que os últimos minutos de I Know Who You Are jogou no nosso colo. Nem Jay, nem Ronnie, muito menos Eddie. Com umas cicatrizes à lá Anakin Skywalker e um discurso que mostra a importância da vírgula (Não era I am the Future, Flash e sim I am the Future Flash. Esperto esse menino Savitar), a série revelou que o grande vilão de seu terceiro ano é nada menos que a versão futura do próprio Barry – algo que alguns cogitaram (acho que teve gente que falou disso nos comentários. Se sim, pronuncie-se), mas que eu achava impensável porque não consigo imaginar como o roteiro explicará isso de um modo que faça sentido.

Não dá, gente. Não consigo conceber que exista uma versão do futuro em que Barry Allen volte no tempo para matar Iris West. E, se a minha memória não me falha, Savitar disse que foi o primeiro a derrotar o Flash. Mas pera, ele não é o Flash? Na verdade, são tantas as perguntas que essa revelação cria que eu nem vou entrar nesse mérito, ou a gente fica a review toda falando disso… Prefiro esperar as explicações nas próximas 3 semanas (espero que na próxima, logo, porque to bem curioso, na verdade) e, depois das mesmas, amadurecer a ideia e ver se realmente se encaixa e se esse será o vigor que a temporada precisa para encerrar bem ou a última decepção pra fechar o ano com chave de ferrugem, porque com certeza será uma dessas opções. A única coisa que vou apostar é que terá alguma ligação com o Flashpoint, como tudo da temporada.

Deixando de lado se isso fará sentido ou não, há que se comentar que a cena da revelação foi ótima. Eu saquei que seria alguma versão do futuro do Barry na batalha com Nevasca, quando ela começou a repetir as falas dele e disse que Savitar havia lhe contado e que ele sempre estava um passo à frente, mas mesmo assim, a sequência não perdeu o impacto e só foi crescendo, do momento em que o velocista escarlate grita pelo vilão até a hora em que diz que agora sabe que ele tem conhecimento de tudo porque se lembra de quando era ele. Algumas pessoas estavam comentando sobre a possibilidade de Savitar ser um Barry da Terra-3, mas acho que a frase foi bem claro. Você se lembra de quando você era eu.” Savitar é o nosso Barry, alguns muitos anos na frente, não um Barry de uma terra aleatória. A maquiagem que usaram no Grant para a composição dessa versão dark futurista foi ótima e, mesmo com um tom gore, conseguiu convencer. Tomara que o roteiro também acerte.

Tirando a confusão que acho que isso vai causar, I Know Who You Are” foi um ótimo episódio e o desenvolvimento da trama de Nevasca foi um dos seus trunfos. Danielle Panabaker tem se saído ótima interpretando a vilã gelada em seu “início” de carreira. Essa Nevasca é diferente daquela que ela interpretou ano passado, na Terra-2. Enquanto aquela já estava completamente à vontade com seus poderes, a de agora ainda está aprendendo a lidar com a nova realidade e, às vezes, aparece ainda um vislumbre de hesitação em seus olhos – que deve ser o ponto de apoio que Cisco e os outros usarão para trazê-la de volta. A subtrama dos dois, a propósito, também funcionou bem. De todos, era óbvio que Cisco seria o mais afetado pela “perda” da cientista, pela amizade mais próxima de ambos e pelos vislumbres de futuro onde um sempre apareceu enfrentando o outro.

O medo de Cisco de lutar contra Caitlin e acabar não controlando seus poderes e matá-la é perfeitamente compreensível. Ele acabou de ver a amiga ser “tragada” pelos poderes metahumanos e, por mais que ele tenha total controle sobre Vibe, ele ainda não tem uma dimensão exata do quão forte é e, num impulso, poderia realmente acabar exagerando. Esse medo é ainda mais interessante quando a gente para pra analisar que ele foi um dos que criticou Julian pela escolha de tirar o colar de Cait e despertar Nevasca, mas a sua própria maneira, também procura uma forma de mantê-la viva. Espero que essa birra entre os dois tenha chegado ao fim depois da pressão de Julian e do desabafo de Ramon, porque certamente trabalhando juntos eles terão muito mais chance de trazer sua amiga/amada de volta, como o final já mostrou. Com o sangue que Cisco tirou dela durante o confronto que tiveram, Julian pretende reverter a transformação e criar algum tipo de soro, o que eu duvido muito que funcione, mas vamos lá, vale tentar.

Joe e Cecile e H.R e Tracy também tiveram seus momentos maiores no episódio. Que a cientista que no futuro vai criar o dispositivo que prenderá Savitar seja, agora, uma pessoa desacredita em sua própria pesquisa e desastrada foi algo bem interessante, não só por muitas vezes quebrar um pouco da seriedade do plot, mas também para dar a H.R a chance de fazer alguma coisa realmente relevante, convencendo-a de que sua pesquisa importa. Ter sido informada do seu futuro, claro, fez diferença, mas as conversas com Barry e H.R sobre velocistas, speed forces e tudo o mais certamente contribuíram para que ela atinasse mais rápido para a descoberta de como usar a velocidade de Savitar como arma para prendê-lo. Se ela vai conseguir construir isso tão rápido, já é outra história.

Já o pai de Barry, Iris e Wally esteve envolto em seus próprios dilemas amorosos. Joe é um personagem que gosto bastante, talvez um dos que eu mais goste da série, e odeio vê-lo sofrer. Foi ótimo ver Barry apoiando o pai de criação e o incentivando a contar a Cecile tudo sobre o Flash, para evitar segredos entre eles (parece que alguém aprendeu alguma coisa finalmente, né menino Allen) e ele seguindo o conselho, depois da velha crise de “minha vida é muito perigosa pra você etc etc”. Com a iminência da morte de Iris, que pode ou não acontecer, cada um ali precisa entender que não dá pra viver esperando o amanhã. A gente tem o hoje e ele precisa ser aproveitado e é bom ver um personagem tão querido finalmente feliz por seguir isso.


Outras observações:

— Que incrível a luta de Flash e Nevasca pelos prédios da cidade e ela fazendo aquele caminho de gelo à lá SubZero.

— Tentando decidir qual a melhor referência feita por Tracy: Se chamar Caitlin de “Jack Frost Sister” ou a si mesmo de “Sarah Connor.”

— O mundo tá desabando, Iris tá a 3 semanas de supostamente morrer e menino Wally vai namorar na Terra-3. Adolescentes…

— Com Savitar sendo o próprio Barry, não consigo imaginar que rumo a temporada vai tomar nesses 3 episódios finais.

— Agora até que faz sentido o Barry do futuro ter dito as lendas pra não confiar nele, lá em Legends of Tomorrow.

— Fique com a promo de Cause and Effect, episódio de próxima terça. Até lá, comenta comigo. Surpreso com Barry ser Savitar?


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×