Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Fosters – 3×16 EQ

Por: em 2 de março de 2016

The Fosters – 3×16 EQ

Por: em

Inteligência Emocional.

Que The Fosters aborda temas polêmicos para um show aparentemente adolescente e para a família, nós já sabíamos; mas as tramas que vimos desenvolvidas em EQ, como depressão, alcoolismo e o suicídio já foram apresentadas em outras formas durante esses três anos da série, só que aqui elas ganham mais profundidade, levando os nossos personagens a extremos jamais vistos antes.

O episódio inteiro girou em torno de discussões sobre esses temas e foi interessante a dinâmica dos personagens lidando com esses conflitos. Começamos por Brandon enfrentando a direção da escola, que não aprova a romantização do suicídio adolescente na adaptação do musical de Romeu e Julieta que ele deveria apresentar como seu projeto de veterano, onde abre-se uma discussão com os alunos de Anchor Beach sobre como o assunto pode influenciar os jovens e se deve ser aprovado. O assunto acaba refletindo no conflito de Callie com Chloe (a filha de Rita), que anda passando por uma depressão e não conta com a confiança e ajuda da mãe. Aqui vimos o quanto não podemos negligenciar ou julgar alguém considerando o seu histórico ou caráter e Rita abre os olhos para isso quando sua filha atenta contra a própria vida. A relação de aprendiz e mentora entre Callie e Rita é ótima para a construção do que nossa protagonista deve ser algum dia.

jesus and gabe - thefosters 3x16

Do outro lado, tivemos Jesus encontrando alguma forma de lidar com a indiferença de Gabe sobre ele e sua irmã. Essa história afetou o garoto mais do que eu pensava e o personagem acaba encontrando escape no álcool, situação que logo é descoberta pelas mães. Stef resolve incluí-lo em suas aulas de inteligência emocional (ou EQ) no programa de desenvolvimento juvenil do seu departamento policial. O ótimo discurso dela sobre como as pessoas fazem escolhas ruins quando estão feridas e desapontadas ilustra tudo aquilo que os jovens acabam fazendo quando tomam atitudes por impulso.

Outro elemento abordado, que deve prosseguir na próxima semana, é sobre o que realmente a diretora de Achor Beach pretende. Monte nunca foi um personagem confiável e seu caráter foi posto à prova quando ela tentou ter algo com Lena sabendo que era comprometida, agora beijar sua aluna adolescente… Essa assunto do assédio deverá ser levantado durante os últimos episódios e veremos como ela lidará com toda essa situação. Acredito que agora teremos a oportunidade de ver Lena virar diretora principal da escola e nos livrar de Monte.

lena - thefosters 3x16

No mais, tivemos Mariana dando uma nova chance para Nick e superando sua relação anterior. Ainda que o garoto pareça ser má influência e de caráter duvidoso, nesse episódio comecei a aceitar que seus sentimentos por ela sejam verdadeiros. E a arrastada história de Callie e Brandon, que demonstram incômodo em relação ao fato que os dois estão seguindo em frente com outras pessoas temos uma ideia de que em breve o segredo que os dois mantém deverá explodir.

O décimo sexto episódio dessa terceira temporada demonstra a força que a série tem em ainda inovar com assuntos já tratados anteriormente de forma bem mais interessante e emocionante, nos fazendo refletir sobre as atitudes dos personagens.


Observações:

  • Jude esteve ausente em mais esse episódio, com a desculpa de que ele está em uma viagem com a escola.
  • Grandma Sharon mesmo ausente é vítima das suspeitas de quem estava diluindo a vodka escondido.
  • Por quanto tempo deve durar esse momento in love de A.J. e Callie? Contando com a sorte dela, até o final dessa temporada.

Assistiu EQ? Comenta!


Pedro Fernando

Paulistano e nerd. Viciado em livros e séries que possuem bons dramas, seja de fantasia ou ficção científica. Apaixonado por séries desde a época das tardes de ouro do SBT, com Um Maluco No Pedaço e Eu, a Patroa e as Crianças. A partir disso o amor só cresceu!

São Paulo - SP

Série Favorita: The Fosters

Não assiste de jeito nenhum: CSI: Criminal Scene Investigation

×