Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Fosters acerta em crítica a Donald Trump e imigração

Por: em 6 de setembro de 2017

The Fosters acerta em crítica a Donald Trump e imigração

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers pesados,

siga por sua conta e risco.

Mais uma semana, mais um close errado de Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos decidiu encerrar o programa Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA), gerando mais uma onda de protestos em todo país.

Divulgação/Freeform

O DACA é uma política de imigração iniciada por Barack Obama em 2012 e garante que imigrantes ilegais que entraram nos EUA como menores de idade possam conseguir permissões de trabalho temporárias como proteção contra a deportação. O programa não oferece status legal ou cidadania a estes imigrantes, mas garante o direito de trabalho legal e, em alguns Estados, é possível conseguir uma carteira de motorista. Atualmente, cerca de 800 mil pessoas estão no programa.

A midseason finale de The Fosters, mesmo sendo filmada muito antes da decisão de Trump, acabou sendo exibida no timing perfeito para mostrar aos americanos o real impacto do encerramento do DACA.

No episódio, temos agentes do departamento de imigração chegando à formatura de Callie (Maia Mitchell) para deter Ximena (Lisseth Chavez), depois que esta é vista protestando no campus de sua universidade.

Apesar de Ximena estar protegida pelo DACA, as nuances da lei podem fazer com que ela seja deportada e separada de sua família. “Ximena é considerada de baixa prioridade para uma prisão ou deportação, por causa de seu status no DACA. O DACA não é um caminho para a cidadania. Não é um green card. É uma permissão de trabalho e estudo; em outras palavras, para permitir à crianças que foram trazidas aqui quando crianças por seus pais e que se identificam como norte-americanos possam continuar aqui e estudar e trabalhar no único país que eles conhecem”, disse Johanna Johnson, produtora-executiva da série ao TV Guide.

“Os agentes podem entrar em igrejas, mas eles não o fazem porque não gostam da repercussão. Eles não querem essa publicidade. Eles operam nas sombras e não querem ser vistos tirando as pessoas das ruas e puxando crianças para detê-los… Callie vê que essa menina está sendo injustamente perseguida e ela deveria estar protegida pelo DACA e não é o que acontece. Ela sente que não está quebrando nenhuma lei ao ajudá-la a ir a uma igreja que oferecerá segurança”, completa Johnson.

Ximena é uma artista, estudante da University of California San Diego, além de ser mentora de Callie, é também ativista e treinadora de roller derby que ensina lições sobre empoderamento feminino. E é a responsável pelas finanças de sua família.

The Fosters está mostrando que os imigrantes são pessoas como qualquer outra e merecem o mesmo respeito. Que têm famílias, amigos, uma comunidade que ajudam e são ajudados. Que não são os monstros que a administração Trump está tentando pintar (convenientemente esquecendo que ele mesmo é filho e neto de imigrantes – europeus, mas imigrantes ainda assim – e duas de suas três (ex) esposas não são norte-americanas).

The Fosters retorna ainda este ano na Freeform.


Bianca

Feminista interseccional, rata de biblioteca, ativista, ama filmes, séries, cultura pop e BTS. Twitter sempre vai ser a melhor rede social.

São Paulo - SP

Série Favorita: Grey's Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: Lost

×