Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Good Wife – 7×10 KSR (Fall Finale)

Por: em 18 de dezembro de 2015

The Good Wife – 7×10 KSR (Fall Finale)

Por: em

the_good_wife_7x10_2

A intenção de um crime é, por si só, um crime? Essa é a pergunta instaurada por KSR, décimo episódio da sétima temporada de The Good Wife. O cirurgião Dr. Joseph Portnow (vivido por Josh Stamberg, o Max de The Affair) acaba vivenciado esse dilema. Num site voltado para crimes sexuais, ele torna pública (ainda que sob o manto do anonimato) a vontade de sequestrar, dopar e estuprar (o nome do episódio é a sigla para esse procedimento) a mãe de uma de suas pacientes. O caso é interessante e, ao meu ver, poderia ter sido abordado com mais tranquilidade, quem sabe por mais de um episódio.  O réu é inocentado mas o mérito não está nos feitos das advogadas e sim no rabo preso que o juiz Schakowsky tem com Alicia.

Como de costume, a divisão entre tramas soa mais uma vez desconexa, como se tratassem de séries diferentes. Diane e Cary enfrentam a sagacidade dos associados mais recentes, que voltam-se contra eles na busca por salários melhores. A cena do toque entre Lockhart e Agos pode até ser legal, mas mostra como estamos esperando sempre o mais baixo de The Good Wife, sempre o aquilo que não surpreende mais. É uma pena para uma série que acostumou seus espectadores com o melhor oferecer apenas o razoável.

the_good_wife_7x10_

Na terceira trama do episódio, Eli Gold toma um toco. Courtney Paige (que é até uma personagem interessante) vai se mudar e precisar abrir mão desse relacionamento: sua paixão pelos negócios é equivalente aos sentimentos de Eli por campanhas políticas.  Aproveitando essa jogada, Ruth pede a ela que afasta Jason de Alicia, para não prejudicar a candidatura de Peter. O investigador aceita o emprego que paga mais. Fim de papo. Com peso na consciência e magoado, Gold percebe o mal que fez e decide remediar, não afetando mais a vida da boa esposa.

Eis o grande gancho para o retorno da segunda metade da sétima temporada: o desabafo de Eli. A Fall Season é a época do ano onde as séries entram em hiato para logo voltar com força total no  ano seguinte. Qual a força dessa revelação, que parece sintética, calculada e não uma reviravolta orgânica e fruto natural de um bom roteiro?

Eli é um personagem notadamente frio. Um cara que se propõe a vingar do ex chefe na base do custe o que custar não é alguém caloroso. Eli é um animal político, esperto, sagaz, com pouco senso de moralidade. É estranha essa humanização que ele vem sofrendo nos últimos episódios. Depois de seis temporadas ele finalmente decide contar para Alicia que atrapalhou o romance dela com Will? Tudo isso porque tomou um pé na bunda e não quer a infelicidade da Florrick? É um pouco descabido. Fico ansioso para descobrir os possíveis desdobramentos na campanha e na vida pessoal desses personagens, mas, honestamente, não parece promissor.

the_good_wife_7x10

A sensação geral ao chegar aqui é de alívio. Ao longo das últimas nove resenhas pude observar uma montanha russa de emoções: episódios bons, episódios medianos e episódios ruins. Mais do que ruins: episódios perdidos. O trabalho dos King nunca foi antes tão questionado como durante a atual temporada e verdade seja dita: já deu. Depois de reciclar os plots que já conhecemos de cor, como a saída de uma empresa, o recomeço, a disputa entre as firmas, parece que a série finalmente se encaminha para o seu fim. E que fim sofrido!

Quer por bem, quer por mal, a expectativa é de que a saga da boa esposa acabe mesmo. Com índices baixíssimos de audiência e sem apoio da crítica especializada é difícil imaginar que ela vá ser renovada por mais uma temporada. E mesmo que fosse, pergunto-me que tipo de tramas surgiriam, afinal, faltam 12 episódios para a season finale e parece que não há fôlego nenhum para nada.

Em dado momento, Lucca confessa à Alicia que, talvez, ela não esteja torcendo pela vitória no caso. Depois desse episódio, é assim que sinto em relação à The Good Wife. O próximo episódio, Iowa, será exibido 10 de janeiro. Até lá e que a Força (ou o Partido) esteja com você.

the_good_wife_7x10

Considerações finais:

  • Monica Timmons é uma boa aquisição para a série. Gosto da personagem e quero ver seus embates futuros.
  • Jason Crouse sendo Jason Crouse ou o personagem mais chapado dessa temporada. Cadê os nuances?
  • Será que os próximos episódios serão melhores?

Daniel Matos

Ex-gordo, fã de televisão e da Palmirinha.

Belo Horizonte

Série Favorita: The Good Wife

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×