Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Last Kingdom – 01×02 Fugitives on the Run

Por: em 18 de outubro de 2015

The Last Kingdom – 01×02 Fugitives on the Run

Por: em

O destino é tudo. E se o destino fez de Uhtred um homem de porte e moral dinamarquesa, o colocou também diante de traições, perdas e boatos. O segundo episódio de The Last Kingdom cumpre a expectativa positiva deixada pela season premiere de sábado passado e mantém a qualidade dos personagens e do desenvolvimento do enredo. Dessa vez, com diálogos memoráveis e cenas pra deixar qualquer fã das obras literárias de Cornwell bastante satisfeitos!

Não é à toa que o segundo episódio da temporada chama-se Fugitives on the Run. Fugitivos. É exatamente isso o que Uhtred e Brida (Emily Cox) acabam se tornando após a morte de Earl Ragnar e após o retorno imprudente e ameaçador de Uhtred a Bebbanburg. Os rumores que responsabilizam Uhtred pela morte de Ragnar se espalham pelo território saxão e alcançam rapidamente os ouvidos do guerreiro viking Ubba (Rune Temte). Apesar da tentativa de Uhtred em levar a verdadeira versão dos fatos ao líder dinamarquês, os boatos se beneficiam da desconfiança de Ubba que conhece sua origem saxônica e seu passado como escravo. O guerreiro parece não ser mais bem-vindo entre os dinamarqueses.

Rune Temte como Ubba - The Last Kingdom

O avanço viking pelo território é avassalador. A conquista de Ânglia e Mércia significa que sobram poucos territórios a serem conquistados e é nesse momento que Wessex surge como o último reino capaz de enfrentar o ímpeto conquistador e bélico dos vikings. Diante da rejeição de Ubba e de seu tio saxão Alferic, esse também é o último reino onde Uhtred pode tentar uma aliança. Ao lado de Brida, Uhtred segue para o sul da ilha britânica.

Uhtred e Brida chegam a Wessex - The Last Kingdom

A indumentária e a postura dinamarquesa que carregam não permite uma aceitação imediata dos saxões de Wessex – por onde passam Brida e Uhtred geram desconfiança. Mesmo com o feliz reencontro entre Uhtred e Beocca (Ian Hart) e o apoio e confiança incondicional que o padre oferece ao guerreiro, os líderes do último reino saxão não deixam as suspeitas de lado. Nesse momento, a grande figura de destaque é Alfred (David Dawson), irmão do rei Aethelred (Alec Newman), que acaba por determinar o destino de Uhtred em Wessex. Alfred, como boa parte dos saxões que assistimos em The Last Kingdom, é um cristão convicto que almeja uma Inglaterra unificada sob a proteção do Deus único. Além do mais, sua postura em relação a Uhtred indica uma personalidade atenta e perspicaz – Alfred parece possuir as qualidades fundamentais de um rei competente.

Alfred e Uhtred em Wessex - The Last Kingdom

A tentativa de Uhtred em apresentar-se como aliado não convence Alfred. A importante figura política de Wessex diz para Uhtred: “Eu olho pra você e vejo um dinamarquês”. Para ele, Uhtred não é de lugar nenhum, apenas joga de acordo com os próprios interesses – o que, de certo modo, não é uma inverdade completa. Nas atuais circunstâncias, ele está mesmo em busca de seus próprios interesses. Ele sabe que por direito a liderança de Bebbanburg o pertece. A grande questão é que Uhtred vive como um típico dinamarquês. A rejeição dos vikings e a busca pelo que lhe pertence o insere em um dilema identitário que, até o momento, permeia toda a trama do personagem. Como se tornar o ealdorman da cristã e saxônica Bebbanburg portando todo o comportamento bélico e pagão dos dinamarqueses? Em tempos de guerra, Uhtred precisará escolher. E tudo nos indica que para ele o destino costuma ser implacável.

Uhtred e Brida em Wessex - The Last Kingdom

Algumas observações:

– Como já podemos constatar, o elenco de The Last Kingdom é majoritariamente masculino – as (poucas) mulheres da série aparecem apenas como esposas ou filhas. O único contraponto a esse aspecto é a carismática Brida que, além de ótima guerreira, é dona das melhores frases do episódio! Mesmo assim seu papel ainda é secundário diante do protagonismo de Uhtred.

Fugitives on the Run contou com umas das melhores cenas desse início de temporada. A morte do Rei Edmund diante do desafio de Ubba ao Deus cristão é sensacional!

– Uhtred não age como um bom estrategista, o que pode fazer bastante falta no futuro. Impulsivo, o guerreiro parece não compreender as desconfianças que sua prenseça causa entre os saxônicos e os dinamarqueses.


Natasha Mastrangelo

Historiadora e feminista por natureza. Meio Frances Ha, meio Kat Stratford. Não vive sem queijo, batata e Toddynho.

Rio de Janeiro

Série Favorita: Skins

Não assiste de jeito nenhum: Arrow

×